Total de visualizações

!!

!!

Águias do Ipuçaba. Escotismo em Ipu tem crescido a cada dia

Edivanira e Fábia Freire
Conversamos hoje 23 de abril, no dia mundial do escoteiro, com a presidente do 12º grupo de escoteiros; o Águias do Ipuçaba, a senhora Fábia Freire.

A presidente do Águias do Ipuçaba falou sobre a criação do escotismo no mundo, a sua personagem principal e de como surgiu esse movimento na cidade de Ipu. Há 06 anos por iniciativa do policial militar Jocélio Miranda ipuense de grande destaque, em funções sociais através da instituição Polícia Militar do estado do Ceará. Miranda sentiu que diversas crianças, jovens, viviam na improdutividade, a mercê dos perigos mundanos. Começou a reunir essa garotada, e com o incentivo do radialista Jota Lopes que indicou o cidadão Reinaldo, presidente de um grupo de escoteiros de Sobral , nasceu assim o escotismo em Ipu.

Hoje essa juventude orientada por 12 adultos, incluindo a presidente, desenvolve muitas ações de voluntarismo e de cidadania. Escoteiro hoje em Ipu, é uma referência de disciplina, lealdade, respeito, educação e amor ao próximo.

Parabéns ao 12º grupo de escoteiros Águias do Ipuçaba de Ipu Ceará. Sempre Alerta!

Ouça entrevista completa com a presidente dos escoteiros de Ipu, a senhora Fábia Freire:


História do Escotismo Mundial
Resumo:
Escotismo ou escutismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.