Total de visualizações

!!

!!

Cidades do Ceará têm aumento da violência!

Jardim e Santana do Cariri estão apreensivas com a crescente onda de insegurança e limitação da polícia estadual3

 


















Construção da cadeia pública de Santana do Cariri está paralisada há 3 anos
FOTO: ROBERTO CRISPIM
Em Jardim, os comerciantes temem ser assaltados.O crescimento da violência,segundo apontam os moradores,é resultado do baixo contingente policial e da precariedade de armamentos por eles utilizados
FOTO: RÉGIA AMARO

Jardim. Aumento no número de roubos e assaltos a estabelecimentos comerciais, postos de combustíveis, agências bancarias, casas lotéricas e postos dos correios, além do crescimento em relação aos homicídios registrados nos últimos meses. Essas ações têm feito com que grande parte da sociedade local se sinta desprotegida e ameaçada. Semanalmente, conforme comerciantes do centro da cidade, são registrados, pelo menos, três novos casos de assaltos em plena luz do dia. Residências também são alvos frequentes dos criminosos.

O crescimento da violência, segundo apontam os moradores, é resultado do baixo contingente policial e da precariedade de armamentos por eles utilizados e do estado de sucateamento em que se encontra a única viatura utilizada para realização de rondas e perseguições aos praticantes de delitos.

Apenas cinco policiais militares trabalham para manter a segurança à população em todo o município. Embora a cidade possua uma delegacia de Polícia Civil, a unidade conta apenas com três policiais e o trabalho só é realizado por eles até às 16 horas quando, então, encerram o expediente da unidade e retornam para Juazeiro do Norte, onde residem. No caso de alguma ocorrência no período noturno, é preciso aguardar até o dia seguinte para que seja registrado um Boletim de Ocorrência (BO), ou então, até que a autoridade policial, no caso o delegado, esteja presente na delegacia.

Sentimento

Na avaliação do comerciante Valter Junior Souza, proprietário de uma farmácia que funciona no centro da cidade, o crescimento das ocorrências delituosas demonstra, claramente, o descaso dos setores públicos para com a população do município. "Há um sentimento de abandono muito intenso junto à população. Os policiais sequer possuem condições mínimas para efetuar suas funções. Mesmo com o número de ocorrências sendo ampliado, nenhuma providência foi tomada pelos governos do município e do estado, no sentido de reverter a situação. Poderiam, ao menos, terem instalado um circuito de câmeras de segurança que, no meu entendimento, auxiliaria a inibir a ação dos criminosos, mas, nem isso", diz.

O comerciante, que há cerca de dez dias viu seu estabelecimento ser alvo de um assalto, garante que a maioria dos empresários da cidade também já foi vitima de práticas criminosas.

"Hoje o número de pessoas utilizando droga na cidade é muito grande. Estão espalhados por toda parte", comenta o radialista Waldin Nogueira que, nos últimos meses, acompanha de perto o avanço da criminalidade em Jardim. "Nossa cidade, a exemplo de tantas outras, não pode mais ser vista como pacata. A viatura da polícia militar passou quase uma semana sem condições de ser utilizada, devido a um problema mecânico. É o único meio de deslocamento dos policiais. Sem contar com as poucas armas e o efetivo pequeno para cobrira a cidade de Jardim", observa o comunicador.

Segundo ele, não bastasse o aumento no número de delitos, algumas pessoas aproveitam da falta do policiamento para praticar algazarras e atos de vandalismo. "Esta semana arrancaram as placas de sinalização da cidade e espalharam em outros locais. A solução para Jardim está na instalação de câmeras em pontos estratégicos, abordagens por parte dos policiais para apreensão de armas e drogas, aumento do efetivo e viaturas e motocicletas para realização de patrulhamentos", ressalta Waldin.

Em Santana do Cariri, o problema também existe. Há cerca de nove meses, o Diário do Nordeste mostrou a realidade do aparelho de segurança existente na cidade.

Naquela ocasião, havia poucos policiais militares atuando na preservação da lei e da ordem. Uma casa alugada pela prefeitura local servia como delegacia e as obras na cadeia pública estavam paralisadas, bem como a construção da Delegacia de Polícia Civil, fazia quase dois anos.

Nove meses após a publicação da reportagem, nada mudou em relação ao setor de segurança pública em Santana do Cariri. As obras referentes à construção da Delegacia Civil e da cadeia pública continuam paralisadas. O número de policiais ainda é pequeno e quando há ocorrências estas são realizadas na casa alugada pela prefeitura.

No caso do transporte para que os policiais realizem rondas e perseguições houve mudança. Agora, a patrulha é feita a pé pelos PMs. Não há mais carros. Nem mesmo o que vinha sendo cedido pela gestão local. O veículo, após ter sofrido avarias, foi encaminhado para o conserto e não saiu mais da oficina.

Por causa da paralisação das obras de recuperação da cadeia pública, que no mês que vem completam três anos, não há presos na cidade. Quando um flagrante é realizado os detentos são recambiados para os municípios de Nova Olinda, Altaneira ou Crato.

Retorno

"Diversos ofícios foram encaminhados ao gabinete do governador Cid Gomes e para o secretário de Segurança Pública do Ceará. Até agora, no entanto, nenhuma resposta foi dada por estas autoridades ao município de Santana do Cariri", reclama o secretário municipal de Cultura e Turismo, Maurício Matos.

A reportagem tentou ouvir as prefeitas Ana Leda Luz e Danieli de Abreu Machado, de Jardim e Santana do Cariri, respectivamente. Nenhuma delas, porém, foi localizada nos números celulares repassados por suas assessorias.

Diante da situação relatada por moradores de ambos os municípios, a reportagem encaminhou questionamentos à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. A Polícia Militar do Ceará informa que com a nomeação de novos policiais militares, o efetivo dos municípios do interior será redimensionado. Segundo nota, Em relação às viaturas e armamento, o Estado vem equipando toda a Polícia. A Polícia Civil do Ceará informa que o horário de funcionamento das delegacias é de 8 às 18horas. Caso o horário não esteja sendo cumprido, o fato será investigado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD). Já em relação ao efetivo, com a nomeação de 362 novos inspetores, o efetivo no interior será ampliado.

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Jardim

Telefone (88) 3555.1295
Prefeitura de Santana do Cariri
Telefone (88) 3545.1180

Providências

"Diversos ofícios foram encaminhados ao governador Cid Gomes . Até agora, nenhuma resposta foi dada"

Maurício Matos
Secretário municipal de Santana do Cariri

"Quase todos aqui já foram roubados ou assaltados. O número de casos cresceu cerca de 40 % nos últimos seis meses"

Valter Júnior Souza
Comerciante em Jardim

Roberto Crispim
Colaborador/Diário do Nordeste