Total de visualizações

!!

!!

Reta final das convenções partidárias

A maioria dos partidos e coligações deixou o anúncio das chapas majoritárias para o fim desta semana

Mesmo sem nenhum partido ter protocolado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o pedido do registro das candidaturas, as seis legendas que já realizaram convenções lançarão pelo menos 115 candidatos a deputado estadual e 21 para a disputa pelos cargos de deputado federal. Outras 25 agremiações realizam convenções nos próximos dias, entre sábado e segunda-feira, 30, encerramento do prazo definido no Calendário Eleitoral elaborado pelo TSE.

Somente o PSOL, o primeiro partido a ter chapa majoritária própria para disputar o Governo do Estado e a vaga de senador, oficializou as candidaturas de 43 representantes que buscarão vagas na Assembleia Legislativa, e de outros 15 filiados que tentarão a eleição para deputado federal. O número supera a quantidade de filiados lançados na disputa de 2010, quando a legenda não conseguiu eleger nenhum dos candidatos, apesar do vereador João Alfredo e advogado Renato Roseno terem alcançado votações expressivas.

Já o PDT homologou as candidaturas de 36 candidatos a deputado estadual, mas o deputado federal e presidente da legenda, André Figueiredo, é o único representante da agremiação que vai tentar a eleição para a Câmara dos Deputados.
Outros

O PPS, durante a convenção, divulgou uma lista com 22 postulantes à Assembleia Legislativa e outros três nomes à Câmara dos Deputados. Já o PPL oficializou 13 candidatos a deputado estadual, enquanto que, para a eleição de deputado federal, o presidente da sigla, André Ramos, será o único representante da agremiação na disputa.

O PCB e PSTU também já realizaram convenções. As duas agremiações farão coligação com o PSOL tanto para a disputa majoritária quanto para a proporcional. No entanto, o presidente estadual do PSTU, Francisco Gonzaga, revelou que a legenda ainda não fechou quantos candidatos serão lançados, muito embora isso devesse ter ficado definido na convenção, espaço único para a homologação de candidaturas, segundo a legislação eleitoral. O PCB confirmou que será apenas um para tentar vaga na Assembleia Legislativa e outro para a Câmara dos Deputados.

Essa indefinição do PSTU é que impediu o PSOL de já ter feito o pedido de registro das candidaturas. De acordo com o ex-presidente do PSOL e atual responsável pela tarefa, Moésio Mota, a intenção é apresentar o requerimento ao TRE junto com as demais legendas que formam a coligação.

Fim de semana
Domingo, 29, será o dia de maior concentração das convenções para apresentação dos candidatos ao Governo, Senado e Legislativo. O PSD dá prosseguimento ao calendário das convenções nesta sexta-feira, a partir das 9h, na sede da própria legenda. Inicialmente, o partido havia decidido que iria realizar a convenção no mesmo evento organizado pelo PROS, mas a sigla decidiu antecipar. "Decidimos mudar de ideia e fazermos isoladamente. São oito candidatos a deputado estadual e três a deputado federal", destacou o presidente da sigla, Almircy Pinto.

Já na manhã de sábado, apesar do jogo da Seleção Brasileira, o PSDC vai realizar a convenção também na Assembleia Legislativa para homologar as candidaturas proporcionais. O apoio à candidatura do PROS ao Governo do Estado está assegurada, mas o presidente da legenda, Ely Aguiar, explicou que a definição de quantos nomes a sigla deve oficializar para as eleições de deputado estadual e federal ainda depende de como ficarão as alianças proporcionais que ainda estão sendo organizadas entre os aliados do Governo.

O PEN também fará sua convenção no sábado, a partir das 9h da manhã, na Câmara Municipal de Fortaleza. Já no domingo, a decisão do PROS em homologar as candidaturas nesta data motivou outras 11 agremiações a fazerem o mesmo: PT, PTB, PMN, PCdoB, PTdoB, PRB, PHS, PP, PTC, PRTB e PSL.

Também no domingo, o PMDB vai oficializar o nome do senador Eunício Oliveira ao Governo do Estado e de outras candidaturas aos cargos proporcionais em evento no Ginásio Aécio de Borba. O PSC e PTN farão as convenções também no dia 29, em locais separados. O PSC fará no Clube Espaço da Vida, no Montese, enquanto o PTN realiza no Hotel Amuarana.

Já na segunda-feira, as convenções são o PSDB, PR, PSB, DEM, PRP, PV e SD. O PSDB, PRP e PV farão na própria sede de cada partido. O PR realizará em Maracanaú. A do PSB será na Câmara Municipal de Fortaleza. O Solidariedade fará a sua na Assembleia Legislativa. O DEM fecha o calendário de convenções no antigo comitê do ex-deputado federal Moroni Torgan.

Fonte: Diário do Nordeste