Escritor ipuense tem poesia classificada no Concurso Nacional de Novos Poetas

O maior representante vivo da cultura de ipu, Professor Francisco Melo, coloca o Ipu mais uma vez no cenário nacional da literatura, ao ter novamente uma poesia de sua autoria classificada e publicada no Concurso Nacional de Novos Poetas. A poesia classificada tem como título; Alfarrábios.

Conheça um pouco do ícone da cultura ipuense, autor de 15 livros, que contam a história da sua terra, do seu berço natal, o Ipu. Melo difunde as coisas boas de Ipu, seus livros são obras que guardam para a posteridade, registros da história da terra de Iracema.

Francisco de Assis Martins, (Prof. Mello), nascido em 15 de maio. Filho de João Anastácio Martins e Heraclides Melo Martins. Fez seus primeiros estudos na cidade de Ipu sendo Alfabetizado pela sua tia Profª. Valdemira Coelho na escola São Tarcísio. 
Ensino Fundamental do extinto Ginásio Ipuense e cursou o ensino Médio em Fortaleza no Colégio São João. Licenciado em Ciências Físicas Biológicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC; e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, com especialidade em Administração Escolar.
Pertence as seguintes academias de Letras; Academia Municipal de Letras do Estado do ceará – ALMECE (Cadeira nº 4), Academia de Letras e Artes do Ceará – ALACE (Cadeira nº 22), Academia Maçônica de Letras do Estado do Ceará – AMLEC (Cadeira nº 32)e Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes – AILCA (Cadeira nº 15). "Sou uma ipuense que fui batizado nas águas límpidas do Riacho Ipuçaba por Mons. Gonçalo de Oliveira, sou filho da grande Nação Tabajara o que muito me orgulha." Biografia extraída do blog do Professor Melo



Livros



"O Ipu em noite de Serenata"; "Histórico sobre Ipu"; "Memórias da Praça e Prédios Históricos de Ipu"; "Obra e Vida de Valdemira Coelho e Histórias de meu Pai-Memórias"; "Meu Pé de Serra o Ipu"; "Documentário da Ruas e Praças do Ipu"; "No Orvalho das Manhãs"; "Causos do Ipu"; "O Ipu e a Igreja Católica" e "Ipuenses".

Confira entrevista abaixo concedida à nossa reportagem pelo Professor Francisco Diassis Martins, ou simplesmente, como gosta de ser chamado; "Professor Melo". O escritor fala sobre mais um momento de laureas em sua carreira de escritor, com a classificação de uma poesia de sua autoria enviada para o Concurso Nacional de Novos Poetas, e o lançamento de mais três livros, em janeiro de 2014: