Total de visualizações

!!

!!

54 casos de sarampo são confirmados em 2015

Surto
Outros 67 estão sob investigação; desde dezembro de 2013, já são 723 ocorrências no Estado 
A população entre 15 e 29 anos que não tem certeza se foi imunizada também deve procurar um posto de saúde para tomar a vacina
Foto: Bruno Gomes
O Ceará tem 54 casos confirmados de sarampo em 2015, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado ontem (27). Há ainda 67 ocorrências sob investigação em 16 municípios. Os dois últimos casos a entrar no sistema foram registrados no dia 23 de fevereiro em Fortaleza e São Luís do Curu.

Os dados foram apresentados durante o lançamento da campanha publicitária "Todos contra a Sarampo", promovida pela Sesa e que começa neste sábado na rádio, televisão e redes sociais na internet. A meta é reforçar a vacinação, principalmente em crianças de 6 meses a 1 ano, mais suscetíveis a doença. Do total de 753 casos computados no Ceará entre 25 de dezembro de 2013 e o último dia 25 de fevereiro, 210 são crianças nesta faixa etária.

Apesar de ser considerada cara, R$ 1 milhão, a campanha, com duração de dez dias, é vista como um instrumento vital para sensibilizar a população. "O sarampo é grave e mais contagioso do que o ebola ou qualquer tipo de influenza, como a H1N1", aponta a técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Aidée Rameras, que acompanha as ações do Estado no combate à doença.

Segundo ela, o Ceará tem condições de eliminar o Morbilivirus, transmissor da moléstia, e para isso, tem feito um bom trabalho. "Tanto que dos 33 municípios com registros, 22 já conseguiram superar os 90 dias sem registros e dos 11 com casos em investigação, apenas Fortaleza e Caucaia ainda tem o vírus do genótipo D8 (importado da Europa) em circulação e confirmação de contágios", analisa.

Por isso, ressalta, é importante que todas as pessoas, independentemente da idade, que forem viajar para o velho continente ou Estados Unidos nos próximos meses, tomar a vacina. "Principalmente porque a Alemanha teve ocorrências, inclusive com óbito, coisa que ainda não temos por aqui", informa.

Ela também aconselha a população entre 15 e 29 anos de idade que não tem a certeza se já se imunizou a procurar a unidade de saúde e tomar as doses. As mulheres que amamentam são outro alvo das ações da Sesa.

Bairros
Em Fortaleza, com 348 confirmações da doença e ainda 32 sob investigação, os bairros que merecem atenção redobrada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são Vicente Pinzón, Praia do Futuro, Siqueira, Bom Jardim, Granja Portugal, Genibaú, Canindezinho, Conjunto Esperança e Jangurussu.
"Com o surto do sarampo, a gente está reavaliando todas as campanhas contra outros agravos. Hoje, sem dúvida, enfrentamos um desafio que necessita do esforço de todos", salienta a titular da SMS, Socorro Martins.

Segundo a coordenadora de Vacinação da SMS, Vanessa Soldatelli, a Capital já alcançou um índice de imunização de 121%. "Isso porque no início da campanha, apenas o Posto Paulo Marcelo abria no fim de semana e muita gente de municípios da Região Metropolitana o procurou para receber a primeira dose. Nossa população de crianças entre 6 meses e 5 anos é de 157 mil, no entanto, todo dia tem gente entrando nesta faixa etária e, por isso, a varredura e o bloqueio são fundamentais".

Segundo ela, todas unidades de saúde ofertam a vacina e, nos fins de semana, fica um posto em cada regional para atender a população. Durante a semana, visando à população de Caucaia, agentes de saúde vão viajar de trem para conversar com os usuários e orientar que ainda tem dúvidas. Outra estratégia é visitação às creches, escolas, Creas e contar com o apoio dos Conselhos Tutelares.

Lêda Gonçalves
Repórter
d
 
 
 
Fonte: Diário do Nordeste