Total de visualizações

!!

!!

Ministério Público pede afastamento de prefeito e secretário de Juazeiro do Norte


Improbidade administrativa
Além do afastamento do prefeito e do secretário de Educação de Juazeiro do Norte, a ação civil pública requer, dentre outras coisas, a perda da função pública de ambos e a suspensão dos direitos políticos por cinco anos 
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) pediu a Justiça o afastamento do prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Antônio de Macedo, o Raimundão, por improbidade administrativa devido ao não pagamento do piso salarial dos professores da rede pública. Além dele, o secretário de Educação do município, Geraldo Alves da Silva teve um pedido de afastamento feito contra ele pelo MPCE. O requerimento data do dia último dia 22.

De acordo com o órgão, a ação civil pública requere o afastamento dos gestores municipais devido a lesão à Constituição Federal, que pede o pagamento do piso salarial aos profissionais da educação. 

Além disso, postula o ressarcimento integral de eventual dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por cinco anos; pagamento de multa civil; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

A ação foi interposta pelo promotor de Justiça da Infância e da Juventude de Juazeiro do Norte, José Carlos Félix da Silva, com o intuito de garantir as reivindicações feitas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) para pôr fim a greve deflagrada no dia 19 de fevereiro de 2015 e apurar ato de improbidade administrativa referente ao descumprimento de Lei que estabeleceu o piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública.

Segundo o promotor, ficou comprovado que o Município de Juazeiro do Norte não concedeu aos professores o reajuste estabelecido pelo Ministério da Educação para o ano de 2015 no patamar de 13,01%, e sim apenas o percentual de 6,5%, motivo que ensejou a greve dos professores municipais que já dura mais de dois meses.

Apesar de várias tentativas do promotor de Justiça em negociar com o Município e o Sindicato, o prefeito Raimundo Macedo e o secretário Geraldo Alves mantiveram-se irredutíveis em aplicar o reajuste de 13,01% nos salários dos professores, ensejando a instauração da ação civil pública pelo Ministério Público pleiteando liminar de afastamento das funções dos referidos gestores.

Segundo José Carlos Félix da Silva “o argumento utilizado pelo secretário de Educação em conjunto com o procurador-geral do Município nas frustadas audiências conciliatórias de que a integralização do piso salarial municipal implicaria impacto sem precedentes no orçamento, não pode prosperar, tendo em vista que o simples cumprimento da mesma Lei pelos Poderes Executivos das cidades circunvizinhas afasta o alegado “impacto sem precedentes” no orçamento municipal.

Para o promotor, se o Município apresenta incapacidade para cumprir com as obrigações do reajuste, deveria apresentar ao Ministério da Educação solicitação fundamentada acompanhada de planilha de custo para comprovar a necessidade de complementação pela União e não negar um direito fundamental dos professores que já percebem tão pouco e é uma classe tão desprestigiada pelo Poder Público em todas suas esferas.

O pagamento do piso salarial e as condições adequadas de trabalho vincula-se ao que estabelece a Constituição Federal como um dos princípios do ensino: “garantia de padrão de qualidade; e não é segredo afirmar que grande parte das escolas públicas não oferecem condições adequadas de trabalho”, afirmou o promotor de Justiça.

Versão da Prefeitura
A reportagem tentou conversar com o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Mâcedo (PMDB). O mesmo, no entanto, não foi localizado no município e o número celular do prefeito estava desligado ou fora da área de cobertura. Também não foi possível localizar o secretário de Educação de Juazeiro do Norte, Geraldo Alves. O Procurador do município também não atendeu às ligações feitas para seu número celular.

Conforme a assessoria de Imprensa do município, o gestor ainda não havia se manifestado sobre o pedido feito à Justiça pelo Ministério Público do Ceará. A assessoria esclareceu, no entanto, que a Prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (23), projeto que reajusta o salário do professorado em mais 6,5%. Desta forma, somado com o reajuste concedido no mês passado nos mesmos índices, o município atende a reivindicação dos professores e garante os 13,01% de aumento no Piso Nacional do Magistério, conforme determinado no início do ano pelo Ministério da Educação.

Com a aprovação do novo reajuste, que deve acontecer na sessão desta terça-feira (28), a expectativa é que haja o anúncio do fim da greve e os professores retornem para sala de aula.



Fonte: Diário do Nordeste