Total de visualizações

!!

!!

TCM reúne Hidrolândia e outros municípios da Zona Norte do Estado para orientar sobre contas públicas


A cidade de Sobral recebe na terça-feira (26) e na quarta-feira (27) a edição do programa “Capacidades”, numa iniciativa do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O projeto, a exemplo dos quatro eventos anteriores, promoverá palestras e cursos para gestores e sociedade civil do município-sede e outros 16 da mesma região.

Além de Sobral também participarão dessa ação delegações de Alcântaras, Cariré, Catunda, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Massapê, Meruoca, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria e Varjota.

“Esse nosso esforço faz parte de uma política permanente de suporte aos municípios nos mais diferentes aspectos”, ressaltou o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, “cujo propósito é bem definido: permitir que eles tenham acesso às melhores ferramentas administrativas, aos métodos atualizados de gerenciamento, além de compreensão clara sobre aplicação da legislação vigente. Se alguém errar, que não seja por falta de oportunidade para esclarecer suas questões e dúvidas”.

Durante esses encontros a sociedade civil recebe formação quanto a transparência e exercício do controle social. Já os gestores, têm acesso a conteúdos para aprofundar conhecimentos em temas como obras públicas, pessoal, Fundeb e conselhos de saúde, com ênfase na teoria e prática sob a ótica da jurisprudência do TCM. 

Tendo em vista a ocorrência de eleições municipais do próximo ano, serão fornecidas, igualmente, orientações que indicam procedimentos necessários a transição de governo.

O “Capacidades” já passou pelas cidades de Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Morada Nova e Aracati, onde registrou 4.536 participantes de 54 municípios, dos quais 1.425 são agentes públicos (prefeitos, vereadores, secretários e servidores).

 

Fonte: Tribunal de Contas dos Municípios do Estado Ceará