Total de visualizações

!!

!!

Escolas do MA que homenageavam ditadores têm nomes substituídos

Governador Flávio Dino diz que homenagens não são 'razoáveis'.
Escolas passaram por processo democrático de escolha dos novos nomes. 
Escolas do MA que homenageavam ditadores têm nomes substituídos (Foto: Lauro Vasconcelos)
No dia em que o golpe militar brasileiro completa 51 anos, dez escolas maranhenses que homenageavam personalidades que constam no Relatório Final da Comissão da Verdade como responsáveis por crimes de tortura durante o regime ditatorial terão modificadas suas nomenclaturas. As escolas que tiveram nome modificado passaram por processo democrático de escolha dos novos nomes.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) identificou 10 escolas em nove municípios maranhenses que possuíam nome dos ex-presidentes do Brasil que governaram sob o regime militar. Através de um processo democrático de escolha, a comunidade escolar votou nos nomes que substituiriam as nomenclaturas originais. A modificação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (31).

Participaram da escolha dos nomes profissionais da educação, estudantes, funcionários das escolas e a comunidade do entorno das unidades escolares.

O governador Flávio Dino explicou que, a partir da identificação de torturadores pelo Relatório da Comissão Nacional da Verdade, não é razoável que prédios públicos continuem a homenageá-los.
Decreto assinado pelo governador Flávio Dino (Foto: Reprodução G1) 
Decreto assinado pelo governador Flávio Dino
(Foto: Reprodução G1)
 
“O relatório aponta graves infrações aos direitos humanos cometidos durante esse período e nomeia os responsáveis por esses crimes. O Estado do Maranhão não mais homenageará os responsáveis por crimes contra a humanidade”, disse o governador, que defendeu os princípios do Estado Democrático de Direito alcançados pelo Brasil após o período ditatorial.

Todo o processo de mudança ocorreu com base no Decreto Nº 30.618 de 02 de janeiro de 2015, que veda a secretários de Estado, a dirigentes de entidades da Administração indireta e a quaisquer agentes que exerçam cargos de direção, chefia, e assessoramento no âmbito do Poder Executivo, atribuir ou propor a atribuição de nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente ou sob gestão do Estado do Maranhão ou das pessoas jurídicas da Administração Estadual indireta.

No decreto, a vedação é estendida também a nomes de pessoas, ainda que falecidas, que tenham constado no Relatório Final da Comissão da Verdade de que trata a Lei Nº 12.528 de 18 de novembro de 2011, como responsáveis por crimes cometidos durante a ditadura militar.
Comunidade participa da escolha de nome de escola (Foto: Lauro Vasconcelos) 
Comunidade participa da escolha de nome de
escola (Foto: Lauro Vasconcelos)
 
Escolha
O processo para essa substituição foi conduzido por uma ‘Comissão de Mudança dos Nomes’ composta por representantes do Conselho Estadual de Educação(CEE), da Supervisão de Inspeção Escolar (SIE), da Supervisão de Gestão Escolar (SUAGE), Superintendência de Educação Básica (SUEB) e da Superintendência de Assunto Jurídicos (SUPEJUR).

O decreto dispõe que os nomes substitutivos devem representar personalidades que tenham contribuído com a construção da identidade educacional municipal, estadual ou federal e ter reputação ilibada conforme a Lei da Ficha Limpa. A Comissão de Mudança apresentou, para cada escola, três nomes substitutivos entre os quais a comunidade escolar escolheu aquele publicado no Diário Oficial do Poder Executivo do Maranhão.

Em Loreto,  estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio organizaram inclusive um júri simulado para acompanhar a modificação. “Além dos 60 alunos dessas séries e demais estudantes da escola, a comunidade também deu sua contribuição através do júri. Os alunos realizaram com muita empolgação estudos, pesquisas e entrevistas a ex-diretores e pessoas da comunidade para embasar o debate”, explicou Crizálida Coelho Martins.

Veja as escolas que tiveram seus nomes modificados
Município Nome antigo Nome novo
São Luís U. I. Marechal Castelo Branco Unidade Integrada Jackson Lago
Imperatriz Centro de Ensino Castelo Branco C.E. Vinícius de Moraes
Caxias U. E. Marechal Castelo Branco U. E. Professora Suely Reis
Caxias U. I. Presidente Costa e Silva U. I. Professora Rita de Cássia Azevedo
Governador Newton Bello C. E. Marechal Castelo Branco C. E. Antônio Macêdo de Almeida
Timbiras C. E. Emílio Garrastazu Médici C. E. Paulo Freire
Loreto C. E. Presidente Médice C. E. Paulo Freire
Fortaleza dos Nogueiras Centro de Ensino Castelo Branco C. E. Vera Lúcia dos Santos Carvalho
Timon C. E. Marechal Arthur da Costa e Silva C. E. Maria da Conceição Teófilo Silva
Gonçalves Dias C. E. Presidente Castelo Branco C. E. Sulamita Lúcio do Nascimento
 


Fonte: G1

Procurador feito refém em tribunal da Turquia morre no hospital

Procurador foi feito refém por homens armados, mortos em ação policial.
Vítima investigava morte de adolescente na revolta antigoverno de 2013. 
Criminoso armado posa com o promotor Mehmet Selim Kiraz, feito refém em Istambul nesta terça-feira (31) (Foto: Halkin Sesi TV/Reuters)
O  ministro turco das Relações Exteriores disse nesta terça-feira (31) no Twitter que o procurador ferido em troca de tiros em tribunal de Istambul morreu no hospital, informa a agência Reuters. O procurador foi feito refém nesta terça por homens armados, que também morreram em ação policial.
 
"Fomos pacientes durante seis horas e fizemos tudo o possível, mas escutamos disparos dentro da sala em que estavam os terroristas e a polícia lançou a operação", disse o chefe da polícia, Selami Altinok.

"O promotor morreu quando chegou no hospital. Tentamos fazer o nosso melhor, mas falhamos em salvar a sua vida", disse um funcionário do hospital Florence Nightingale para a afiliada da CNN.

Investigação
Segundo o jornal "Hürriyet", o refém era o promotor Mehmet Selim Kiraz, que investigava a morte de um adolescente pelo impacto de uma bomba de gás lacrimogêneo durante as manifestações antigoverno do parque Gezi em 2013.

Ele foi tomado como refém por indivíduos de um grupo armado de extrema esquerda que invadiu o Palácio de Justiça Caglayan, em Istambul.

A rede de TV norte-americana CNN mostrou imagens de carros de polícia cercando o edifício. Fontes da promotoria afirmaram mais cedo ao "Hürriyet" que eram feitas negociações entre o grupo de sequestradores e a polícia "através de um mediador que eles escolheram".
Janela com buracos de bala é vista de longe após a entrada de policiais no Palácio da Justiça em Istambul (Foto: Osman Orsal/Reuters) 
Janela com buracos de bala é vista de longe após a entrada de policiais no Palácio da Justiça em Istambul (Foto: Osman Orsal/Reuters)
 
Segundo a Reuters, um site ligado ao grupo que fez o promotor refém disse no Twitter, logo depois das explosões, que o promotor e três de seus integrantes ficaram feridos.

Uma imagem com um homem armado apontando para a cabeça do promotor foi divulgada nas redes sociais. Atrás dos dois há uma bandeira do Partido-Frente de Libertação Popular Grupo Marxista Revolucionário (DHKP-C).

Istambul se encontra paralisada devido a um grande blecaute de energia de causas desconhecidas em todo o país, o que aumenta a confusão em torno do que está ocorrendo.

Reivindicações
Um comunicado divulgado em um site ligado ao grupo armado diz que os sequestradores exigiam que as autoridades cumprissem com várias reivindicações, de acordo com a EFE.
Policiais fazem barreira em frente ao Palácio da Justiça, em Istambul (Foto: Osman Orsal/Reuters) 
Policiais fazem barreira em frente ao Palácio da Justiça, em Istambul (Foto: Osman Orsal/Reuters)
 
Entre elas, pediam uma confissão ao vivo dos policiais suspeitos de matar um menor durante as manifestações de 2013. Além disso, exigiam que as autoridades assegurassem uma saída segura dos sequestradores do Palácio da Justiça.

Berkan Elvan, de 14 anos, foi atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo e ficou nove meses em coma no hospital antes de morrer.

O menino foi atingido na cabeça em junho de 2013 quando ia comprar pão e morreu em março de 2014, o que gerou uma onda de indignação na Turquia.
O promotor Kiraz assumiu a investigação do polêmico caso há seis meses.
Área ao redor do Palácio da Justiça foi isolada após a entrada do grupo de extrema esquerda em Istambul (Foto: AFP) 
Área ao redor do Palácio da Justiça foi isolada após a entrada do grupo de extrema esquerda (Foto: AFP)
 
 
Fonte: G1

Mãe, dois filhos e amiga da família são presos por homicídio

Praia do Futuro
A vítima e os suspeitos tinham uma desavença antiga, motivada pelo tráfico na área da Praia do Futuro 
 
Delegado Dr Leonardo Barreto
Uma mulher, seus dois filhos e uma amiga da família foram presos, na manha desta terça-feira, suspeitos de um homicídio ocorrido, no último dia 13 de abril de 2014, em um bar na esquina das Avenidas Dioguinho e Santos Dumont. De acordo com a Polícia, a vítima e os suspeitos tinham uma desavença antiga, motivada pelo tráfico na área da Praia do Futuro.

O delegado Leonardo Barreto, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que  Iracema Silva dos Santos e seus dois filhos agiram juntos, inclusive em outros homicídios. José Erivelton Silva dos Santos e a mãe foram presos na residência deles na ‘Favela do Caroço’, na Praia do Futuro, e José Anderson Silva dos Santos, 'Dansim', já estava recluso em Caucaia, por porte ilegal de arma.  

“Eles são muito perigosos. Foram presos no ano passado por um homicídio, que aconteceu exatamente no mesmo lugar. Os três já respondem por diversos crimes, como homicídios, tráfico e associação criminosa”, disse Barreto.

Além da família,  Francisca Májela Cruz, também foi capturada no Conjunto Ceará. “Ela estava no bar na hora do crime, na companhia deles. Quem atrou foi o ‘Dansim’, mas ela também sabia”, disse o delegado. 

A vítima, Davi Sales Cavalcante, morreu portando  uma pistola, calibre 380. Ele também já respondia por tráfico.



Fonte: Diário do Nordeste

Jovem executado em Juazeiro do Norte tinha se despedido dos amigos no Facebook

Redes sociais
A mãe do rapaz comentou a publicação: "Meu filho, eu te amo, não fale isso!" 
O jovem costumava publicar mensagens e fotos relacionadas ao crime em sua conta pessoal da rede social
Foto: Reprodução
“Antes de eu morrer eu desejo a meus amigos um grande abraço! Muitas felicidades pra vocês”, escreveu o jovem Fabrício Batista, de 18 anos, em seu perfil no Facebook no dia 4 de março, 26 dias antes de falecer. Fabrício morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, na última segunda-feira (30), quatro dias após ser baleado em um bar da cidade. 

O adolescente estava com colegas em um bar quando dois homens em uma moto se aproximaram e dispararam contra as costas e a perna dele. De acordo com o HRC, Fabrício já deu entrada na unidade de sáude, na quinta-feira (26), em estado gravíssimo, e acabou por falecer na última segunda (30), devido a complicações das perfurações à bala, que atingiram o baço e pâncreas do rapaz. 

Fabrício respondia por crimes de lesão corporal, tentativa de furto, ameaça e tráfico de drogas. De acordo com a Polícia, Fabrício havia sido apreendido pela primeira vez aos 15 anos, quando ameaçou a avó e a mãe.

Em fevereiro o rapaz escreveu: "Fui preso, mas já estou solto. A firma é grande". O jovem havia publicado, ainda, várias fotos e mensagens de apologia às drogas e ao crime em seu Facebook.
PostFonte: Diário do Nordeste

Guaraciaba do Norte: Acidente com vítima fatal em Várzea dos Espinhos

Segundo as primeiras informações do Blog Cyro Leopoldo, o correu um acidente na manhã desta terça-feira (31), com vítima fatal no distrito de Várzea dos espinhos em Guaraciaba do Norte.
Ainda segundo as primeiras informações, duas motos se chocaram na via asfáltica, próximo a casa do Vereador Valdemiro, e o Sr. Afonso, morador de Martinslândia, veio a óbito no local. 
Não foram divulgadas informações sobre o estado do condutor da outra motocicleta. 




Fonte: Netcina, com informações de Diassis Lira e fotos, Célia Sampaio

Em São Paulo: Homem assassina namorada e leva cabeça da moça à polícia

Além de postar a imagem da cabeça decapitada da moça, José fez montagens de Shirley ao lado de seu suposto amante
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Na última quinta-feira (26), um homem assassinou e decapitou a namorada em um bairro na Zona Sul de São Paulo. José Ramos dos Santos, de 23 anos, só se entregou à polícia neste sábado (28), quando levou a cabeça de Shirley de Souza, de 16 anos, ao 1º Distrito Policial, no centro da capital paulista.

José alega que o crime aconteceu por conta de uma suposta traição da adolescente com um de seus amigos. Shirley estava grávida de sete meses e o bebê também faleceu.

Pouco antes da confissão, o homem ainda postou uma foto da cabeça de Shirley no Facebook com a legenda: “Traição da nisso...mentiras...odeio”. Ele também fez montagens com o rosto da moça ao lado do suposto amante com a descrição "mim traiu na vespera de natal". 

A imagem da conversa entre José e uma amiga de Shirley foi divulgada pelo portal de notícias G1; o homem confessou o crime  REPRODUÇÃO/G1
O portal de notícias G1 publicou a conversa que José teria tido com uma das amigas da moça. A amiga perguntou por Shirley, ao que José respondeu: "matei ela agora ela vai mim trai no inferno". José Ramos dos Santos foi encaminhado ao 77º Distrito Policial, no bairro de Santa Cecília, onde cumpre prisão temporária.

Questionado se teria se arrependido do crime, José afirma: "por um lado sim, por outro não". Segundo amigas e vizinhos do casal, Shirley já havia sido ameaçada de morte outras vezes pelo namorado.

O crime

Em depoimento, José confessou que assassinou a jovem na casa do irmão, na noite de quinta-feira (26). Após terem relações sexuais, o casal iniciou uma discussão sobre a possível traição por parte da moça.

Segundo o homem, Shirley estava grávida de outro e a desconfiança começou após ele ter visto a carteirinha de saúde da mesma. De acordo com ele, o documento mostrava que a última menstruação de Shirley havia sido em agosto do ano passado, quando os dois estavam separados.

Após a briga, a moça teria confessado a traição com um amigo do casal, na época entre o Natal e o Ano Novo do ano passado.

José contou que aplicou uma gravata na moça até que ela desmaiasse. Depois que percebeu que ela estava morta, ele foi até a cozinha, pegou uma faca e decapitou a vítima.

A cabeça foi enrolada em um saco plástico e guardada em uma mochila, enquanto o corpo nu foi enrolado em um edredom e escondido atrás de um botijão de gás. José também chegou a limpar a casa e arma do crime.

Dois dias após o crime, o cheiro do cadáver ficou muito forte e ele decidiu jogá-lo em uma viela, onde os moradores encontraram o corpo.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Micro-ônibus, van e um carro particular colidem e deixam 8 pessoas feridas

Vítimas foram socorridas por unidades do Samu e Corpo de Bombeiros
FOTO: DIVULGAÇÃO/PRF
Um micro-ônibus, uma van e um veículo Corolla se envolveram em um acidente no km 210, em um trevo de Santa Quitéria, a 191,74 km de Fortaleza.

Na colisão, oito pessoas ficaram feridas e presa às ferragens. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para socorrer as vítimas.

Segundo o órgão, a colisão foi transversal, se deu num trevo de acesso à rodovia estadual que leva a Santa Quitéria.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nenhum óbito foi registrado. Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) segue no local realizando trabalho de orientação do tráfego. A pista foi liberada, com destino à Forquilha, às 15h30.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Grupo armado assalta agência bancária em São Luís do Curu

Cerca de seis homens fortemente armados assaltaram, na tarde desta terça-feira, 31, uma agência do Banco do Brasil (BB), em São Luís do Curu, 95,6 km de Fortaleza. O grupo, com fuzis e pistolas, invadiu o banco e levou uma quantia ainda não informada. Houve troca de tiros com a Polícia, mas ninguém ficou ferido. 

Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a ação foi registrada às 11h30min, quando os criminosos renderam o segurança do banco, localizado no centro da cidade. Depois, eles entraram no local procurando o dinheiro em malotes. A Polícia Militar foi acionada e trocou tiros com os assaltantes, que seguem foragidos. 

Durante a ação, poucos clientes estavam no local, conforme o CPI. Os destacamentos policiais dos municípios vizinhos foram acionados para fechar as estradas, mas até o momento, ninguém foi preso. Esse foi o segundo assalto de agência bancária em menos de 24 horas e o 17° ataque contra banco no Ceará, em 2015.

Na tarde de segunda-feira, 30, uma quadrilha de aproximadamente dez homens invadiu o Banco do Brasil de Novo Oriente. Os suspeitos quebraram a porta giratória e uma vidraça do local, renderam os funcionários e pegaram o dinheiro do caixa. Na fuga, um gerente da agência ainda foi feito refém.

Somente em fevereiro, foram registrados nove ataques a bancos no Ceará: Ocara, Irauçuba, Acarape, Quixadá, Miraíma, Fortaleza (duas ações), Missão Velha e Mombaça. Em janeiro, foram registrados outros dois casos, nas cidades de Jardim e Iracema. Em março, houve ações nos dias 2 (Tamboril), 5 (Ocara), 10 (Coreaú) e 16 (Acopiara). 

 

Fonte: O Povo

Saúde: Uma planta muito simples consegue matar até 98% de células cancerígenas e também frear o diabetes

Este texto foi traduzido e adaptado do artigo original, escrito pelo Dr. Frank Shallenberger, e o link dessa versão encontra-se no final da matéria. Trata-se de uma tradução livre do artigo escrito em primeira pessoa publicado por Shallenberger. Acompanhe

Eu estou sempre buscando por substâncias que dão uma “chave de braço” no metabolismo peculiar das células cancerosas. É vital que essas substâncias matem as células doentes e deixem as saudáveis intactas. Já falei sobre algumas de minhas descobertas científicas no passado, como o resveratrol, chá verde, seanol e outros. Mas hoje eu vou lhes falar sobre outra planta que seguramente mata o câncer de fome com tanta eficácia quanto uma quimioterapia. Na verdade, funciona inclusive no câncer de pâncreas, um dos mais difíceis de se combater.

A planta é um vegetal comum da Ásia e que tem o nome de melão amargo (Momordica charantia - no Brasil, pode ser conhecido como melão-de-são-caetano), sendo popular na região de Okinawa, no Japão.
O suco do vegetal, na concentração de 5% em água mostrou ter um potencial assombroso de lutar contra o crescimento dos quatro tipos de cânceres pancreáticos pesquisados, dois dos quais foram reduzidos em 90%, e os outros em incríveis 98% apenas 72 horas após o tratamento!

Já comentei em outros artigos a respeito da apoptose, que é a resposta natural de um organismo em lidar com células fora do comum - que simplesmente suicidam. O suco induziu essa morte programada por vários caminhos diferentes. Um desses caminhos foi o de colapsar o metabolismo de alimentação por glicose das células doentes, ou seja, privou-as do açúcar que elas necessitam para sobreviver.

Será que esses estudos de laboratório também servem para animais vivos? A resposta é um sonoro “sim”! Pesquisadores da Universidade de Colorado aplicaram doses em ratos que seriam proporcionais a humanos, e eles apresentaram uma redução em 64% do tamanho de seus tumores, sem efeitos colaterais. Esse nível de melhora ultrapassa os alcançados atualmente com o uso de quimioterapia para um tipo de câncer tão letal.

O responsável pela pesquisa na universidade, Dr Rajesh Agarwal, observou o costume chinês e indiano de usar o fruto em remédios para diabetes. Vendo que esta doença tende a vir antes do câncer pancreático, o doutor associou as ideias, criando novos rumos nas investigações existentes.

A dose utilizada foi de seis gramas de pó do melão amargo para um adulto de porte médio (75 quilos). Os grandes laboratórios e companhias farmacêuticas buscam encontrar petroquímicos patenteáveis que obtenham o mesmo resultado que Deus colocou nesse vegetal. Eles ficam boquiabertos como uma planta tão despretensiosa consegue desnutrir o câncer sem precisar de nenhuma química complexa.

No centro médico da Universidade de Saint Louis, a Dra. Ratna Ray, Ph. D. e professora de patologia, liderou pesquisas similares, testando primeiramente em células de câncer de mama e próstata e depois experimentando em cânceres da cabeça e pescoço, que embora representem 6% apenas dos casos, são agressivos e se espalham facilmente, começando por vezes pela boca, garganta, nariz.

Com efeito, após quatro semanas de tratamento controlado em animais, o volume e crescimento dos tumores reduziu. A doutora ressalta: "É difícil medir o resultado exato do tratamento com o extrato de melão amargo no crescimento das células, porém combinado com as terapias e remédios existentes, pode auxiliar na eficácia do combate ao câncer."

Pesquisadores descobriram recentemente que a síndrome metabólica é amenizada pelos benefícios no metabolismo glicólico. Ótimas notícias, pois não se destrói o câncer por uma via só, e eu acredito que deve ser multifocal: em outras palavras, fortalecer o sistema imunológico, desintoxicar, eliminar infecções dentais e materiais tóxicos dos dentes, alcalinizar o organismo, oxidar o corpo com terapia com oxigênio, e prover nutrientes específicos para dar uma “chave de braço” nos caminhos particulares do metabolismo do câncer.

Todas as células cancerosas mostram uma produção anormal de energia que utiliza fermentação ineficiente de glicose. O melão amargo pode ser um excelente aliado ao combate dessa produção de energia anormal. Você pode encontrá-lo na maioria das lojas naturais ou comprar online.

O artigo original pode ser conferido aqui.
 
 
 
Fonte: eCycle. / Via http://www.revistadomeioambiente.org.br/

Jovem é executado com seis tiros em Sobral

O homicídio aconteceu no bairro Sumaré, por volta das 20h30 desta segunda-feira (30). A vítima foi o jovem de nome Francisco Wilton Duo França, 21 anos, de alcunha "Gugu".
 
O jovem foi alvejado com seis disparos, foi socorrido para o hospital Santa Casa, mas não resistiu os ferimenots e veio a óbito. 
 
A PM realizou diligências, mas os suspeitos não foram localizados. A polícia civil irá investigar o crime.

 
 
 
Fonte: Sobral 24 horas 
Foto Blog Sinhá Sabóia

Essa é de lascar! Igreja oferece a fiéis escrituras autenticadas de "terrenos no céu"

Em mais uma jogada de marketing, a Igreja Universal do Reino de Deus anuncia que vai vender escrituras de terrenos no céu para fiéis. 
A igreja Universal do Reino de Deus, em mais uma de suas campanhas marqueteiras, absurdas e anti-bíblicas, colocou à venda escrituras de sociedade com Deus. Mediante a oferta depositada, o fiel recebe um contrato que lhe da direitos sobre o Criador, o qual passa a ser seu sócio, e pode exigir as bênçãos que supostamente lhe correspondem. 
Para “autenticar” o contrato, 70 pastores da IURD estariam selando o documento com o sangue do cordeiro, e à partir de então o contrato passaria a ter valor legal ante Deus.
O vídeo da divulgação da venda das escrituras foi vazada por um grupo na internet. O programa foi transmitido na internet pelo site da Igreja Universal.
No vídeo o pastor que ali comandava disse que fiéis já estariam comprando a novidade, os chamados “contratos da fé” são escrituras de “terrenos no céu”. Com a compra do papel, o fiel teria direito a um terreno celestial.
As escrituras não tiveram valor estimado ou divulgado no vídeo, mas a compra delas é sucesso entre os fiéis de mais de 70 igrejas da universal.




Por Marcos Paulo – São Paulo
Fonte: Portal Metrópole

Operação pente fino realizada na cadeia pública de Ipu encontra drogas e celulares

A Policia Militar realizou durante a manhã deste sábado (28/03) uma Operação Pente Fino na Cadeia Pública de Ipu. 

A ação policial comandada por uma equipe da Força Tática do CPI Norte encontrou vários celulares, carregadores, objetos para fins de fabricação de armas caseiras e drogas em pequena quantidade.
De acordo com o Subtenente Delmiro, a operação ocorreu com muita tranquilidade e a todos os objetos e a droga encontrada pela policia estavam dentro das quatro celas, escondidos em buracos nas paredes e dentro de livros (como mostra a foto abaixo) e em pertences dos presos.

A cadeia pública de Ipu tem cerca de 46 detentos de regimes diferenciados, presos de justiça, provisórios e semiaberto. A operação foi realizada pela Polícia Militar com o auxílio de um ofício do Juiz de Direito de Ipu, Dr. Lúcio Cavalcante.
Material encontrado nas três celas e na local onde os do regime semi aberto ficam:
12 Celulares 
11 Carregadores 
06 Cossocos 
02 Facas 
02 Teresas (Cordas) 
01 Carregador de Notebook 
06 Tesouras 
02 Litros de Bebidas Alcoólicas 
05 Colheres de Metais 
04 Livros com Suporte para celulares 
03 Baterias de Celulares 
Além de drogas (01 dólar de maconha)  e uma cápsula contendo uma porção de sementes possivelmente de maconha 
Uma corda era utilizada para levar objetos de fora para dentro das celas
Policias Militares
Equipes da Força Tática do CPI Norte que participaram da ação: Subtenente Delmiro, Sargento Elias, Cabo Cleriton, Soldado Santos juntamente com o policiais militares da CP-7072 Sargento Vandick, Sargento Ferreira, Soldados Cristiano, Soldados Rufino e Henrique.

Canivete, facas e celulares também foi encontrado na cela dos presos do regime semi aberto
Livros eram utilizados como esconderijo dos celulares
Fonte: Ipu Notícias

Ipuense é condenado a 9 anos de prisão por assalto à agencia da Caixa Econômica


A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (27), mandado de prisão expedido pela Justiça Federal do Ceará, contra um assaltante de 28 anos.
O assaltante, natural de Ipu, Região da Ibiapaba, foi condenado a nove anos de reclusão por participação do assalto a agência da Caixa Econômica Federal-CEF, em 2007, no município de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza.
O preso Francisco Bentis Ferreira de Oliveira foi conduzido à Delegacia de Capturas onde será encaminhado ao presídio para cumprimento da pena.

Fonte: Diário do Nordeste/G1-CE
Via Ipu Notícias

Pai que atropelou a própria filha de 11 meses desabafa: 'Me dê forças'

Comerciante de 32 anos publicou frases em seu perfil no Facebook.
Amigos e familiares consolaram a família com mensagens de apoio. 
 
Menina de 11 meses morreu ao ser atropelada pelo
pai em Praia Grande (Foto: Arquivo Pessoal)
O comerciante Jhoney da Silva Lima, de 32 anos, utilizou as redes sociais para desabafar após a morte trágica da filha de apenas 11 meses. Lima estava estacionando o carro na garagem de seu estabelecimento em Praia Grande, no litoral de São Paulo, no último sábado (28), quando a menina engatinhou para próximo do carro e acabou sendo atropelada.

Após ter alta do hospital, para onde foi levado em estado de choque, o pai postou mensagens em seu perfil no Facebook, retratando o sentimento após a perda da filha que iria completar 1 ano no próximo dia 15 de abril. "Deus, me dê forças", escreveu Jhoney para os amigos.

Também pelas redes sociais, familiares e demais amigos mandaram mensagens de apoio para ele e a mulher, consolando a família. Além da menina, o casal tem ainda outras duas filhas. "Sei que é um momento díficil, mas muita luz e força para a família", escreveu uma das amigas do comerciante.
Moradores do bairro Jardim Trevo, onde a família morava, lamentaram a morte da criança. 

Os vizinhos não presenciaram o incidente, mas ouviram gritos de socorro pela menina. "A mãe estava com a menina no colo, implorando por socorro. Foi uma tragédia. O bairro todo está chocado", disse ao G1 a moradora Rose Silva Brandão.

A dona de casa de 60 anos comenta que, nos últimos meses, a família falava muito sobre a festa de 1 ano que estavam preparando para a filha. "Há quase dois meses eles já estavam planejando a comemoração. Era uma família muito unida e querida por todos do bairro", completa.

A bebê faleceu por volta das 18h de sábado, após passar pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Samambaia e pelo Hospital Irmã Dulce. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Santos e liberado no domingo. O enterro aconteceu à tarde, no Cemitério Municipal de Praia Grande.
Pai usou as redes sociais para lamentar a morte da filha de apenas 11 meses (Foto: Reprodução / Facebook) 
Pai usou as redes sociais para lamentar a morte da filha de apenas 11 meses (Foto: Reprodução/Facebook)
Menina foi atropelada quando pai entrava na garagem de estabelecimento em Praia Grande, SP (Foto: Cassio Lyra/G1) 
Menina foi atropelada quando pai entrava na garagem de estabelecimento em SP (Foto: Cassio Lyra/G1)
 
 
 
Fonte: G1

Dor e comoção em velório de jovem morto em assalto na Messejana

Crime
Jovem tinha o sonho de seguir carreira militar ou na área de nutrição 
 
Jovem tinha vontade de seguir carreira militar ou na área de nutrição
Foto: Reprodução/Instagram
Ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), o velório e enterro do jovem que tentou proteger a mãe durante um assalto na Rua Paulo Setúbal, na Messejana.

Centenas de amigos do jovem Diego Tertuliano, de 16 anos, estiveram presente no velório. Com muita dor, o amigo de escola Luiz Vicente, 18, fala que o jovem de tinha o sonho de seguir carreira militar ou na área de nutrição. "Ele era querido na nossa escola. Gostava de jogar bola, ir à academia e dava conselhos de vida saudável", comentou o amigo. 

Segundo a sua prima, Karen Lyli, Diego havia iniciado seu primeiro emprego na última sexta-feira (30) e estava empolgado com o novo trabalho. "Ele estava animado com o novo trabalho no mesmo local que a mãe", comentou a familiar. 

A tia do adolescente, Marlene Moraes Lima, relatou que após o crime, a mãe da vítima entrou em contato com os familiares pedindo socorro. No telefone, ele gritava em desespero pedindo que o filho acordasse.

Dezenas de estudantes de quatro escolas do bairro onde o jovem estudou, estiveram presentes na casa dele. Dulcinéia Tertuliano, a mãe, por um carro de som, ainda muito abalada, agradeceu a presença dos amigos de escola. Após às 16h, diversos carros e ônibus da funerária sairam em cortejo até o cemitério da Messajana, onde Diego foi enterrado. 

Insegurança
Vizinhos da família relataram que o bairro está desprotegido, sem ação de ronda do quarteirão ou qualquer tipo de policiamento. "Aqui temos de pagar por um segurança em uma moto circular a noite para que possamos dormir com mais tranquilidade", falou uma moradora que preferiu não se identificar.

Ela ainda afirmou que, na última semana, uma casa foi assaltada por homens em um veículo semelhante ao do assalto contra a mãe do jovem. Uma academia foi fechada na rua devido aos constantes assaltos. 


Fonte: Diário do Nordeste

Imagens mostram casal apedrejado pelo Estado Islâmico por relações sexuais antes do casamento


execução
Homem e mulher morreram após serem atingidos por várias pedras. A identidade do casal não foi revelada 
As imagens mostram uma grande multidão reunida em uma praça, observando a execução do casal
Reprodução / Daily Mail
Imagens divulgadas pelo jornal britânico Daily Mail mostram um casal vendado e amarrado sendo apedrejado por militantes do grupo Estado Islâmico, acusados de terem tido relações sexuais antes do casamento.

O fato ocorreu no reduto de Mosul, na província de Nineveh, no Iraque. As imagens mostram uma grande multidão reunida em uma praça, observando a execução do casal pelos jihadis. Antes da execução, um militante do Estado Islâmico teria lido a sentença por "fornicação" contra o casal.

De acordo com o jornal, homem e mulher morreram após serem atingidos por várias pedras.
Grandes poças de sangue se formarem no local da execução. A identidade do casal não foi revelada.
O grupo extremista Estado Islâmico já havia degolado em público, no dia 9 de março, quatro jovens acusados de serem homossexuais. A homossexualidade é proibida no mundo islâmico.



Fonte: Diário do Nordeste

Comissão deve apoiar redução da maioridade penal; PT ameaça ir ao STF

Constituição e Justiça
Texto em discussão tenta alterar a Constituição para rebaixar a imputação penal de 18 para 16 anos e está em debate no Congresso há 23 anos 
Com mais uma indicação de que a maioria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deve apoiar a redução da maioridade penal, o PT ameaça recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o avanço da proposta na Casa.

O texto em discussão tenta alterar a Constituição para rebaixar a imputação penal de 18 para 16 anos e está em debate no Congresso há 23 anos. A expectativa é de que a votação na comissão ocorra na terça-feira (31).

A estratégia petista foi anunciada durante reunião da comissão sobre o tema nesta segunda-feira (30). Após perder mais manobras regimentais para retirar a proposta de votação - o requerimento foi rejeitado por 32 votos a 15 -, e ver encerrado o prazo para discussão do tema (41 votos favoráveis à proposta e sete contrários), o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), disse que, caso o texto seja aprovado na comissão, o PT irá à Justiça.

O governo Dilma Rousseff e seu partido são contrários à redução da maioridade. A proposta é patrocinada especialmente pela chamada bancada da bala, deputados ligados à área de segurança.
"Se esta comissão cometer o erro grave de aprovar essa PEC [Proposta de Emenda Constitucional], não tenho dúvida de que o STF deverá sustar o andamento, afirmou o petista.

A CCJ avalia se a proposta é constitucional ou não, para decidir se ela pode ser discutida pelos deputados. Se aprovada na comissão, segue para uma outra, onde seu conteúdo será discutido para que um texto final seja formado.

Depois, será analisado no plenário da Câmara, onde terá que passar por duas votações.
O principal argumento contra a modificação na imputação penal é uma cláusula pétrea da Constituição- aquelas que não podem ser modificadas por congressistas.

Molon argumentou ainda que dados de 2011 do Ministério da Justiça mostram que os homicídios cometidos por menores representam menos de 1% dos registrados no País.

Deputados que são contrários ao texto reconheceram que a maioria da população é a favor da redução. Segundo pesquisa do Datafolha publicada em 2013, 93% dos paulistanos defendem a diminuição.

"Nós não somos vingadores. Quem é vítima pode pedir [a redução] porque foram atingidos, mas os legisladores não podem. Tem que ter sabedoria para atuar", disse o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

Os deputados favoráveis ao texto evitaram falar para não prolongar o debate e não prejudicar a estratégia de analisar a proposta nesta terça (31). "Esse é um tema que a sociedade brasileira está pedindo. Agora, estamos discutindo apenas admissibilidade da proposta. O mérito será outra fase", disse o deputado Marcos Rogério (PDT-RO).

A Câmara voltou a reforçar a segurança na Casa por causa do debate da proposta.
Grupos com opiniões divergentes sobre o tema voltaram a tomar os corredores da Casa, que reforçou o esquema de segurança. A maioria dos manifestantes, porém, ficou do lado de fora, mas era possível ouvir gritos de "não à redução".

De um lado, mães de vítimas de violência cometidas por menores, favoráveis à redução. De outro, estudantes do ensino médio de algumas escolas públicas de Brasília, com faixas contra a diminuição.



Fonte: Diário do Nordeste

Cordeiro nasce com má-formação e choca moradores na Rússia. (Veja o vídeo)

Um cordeiro nasceu com rosto humano e chamou muita atenção após ser avaliado com valor superior a 10 vezes o preço natural dos animais da espécie.
O diferente filhote de ovelha nasceu na aldeia de Chirka, sudoeste da Rússia, na propriedade do criador de ovelhas Blasius Lavrentiev, de 45 anos.
O homem já aguardava ansiosamente o momento em que uma de suas ovelhas daria a luz, porque, depois de um inverno difícil, ele poderia voltar a ganhar dinheiro, já que venderia os cordeiros que viessem ao mundo.
Cordeiro nasce com rosto de homem idoso na Rússia
Cordeiro nasceu com aparência de idoso e chocou proprietário russo, Blasius Lavrentiev. O animal vale até 10 mais que um cordeiro normal dada a sua rara condição.
Contudo, o que Blasius não esperava era que o filhote nascesse com um rosto semelhante ao de uma pessoa idosa.
22
A história tornou-se conhecida por toda a vizinhança e o susto de Blasius logo se tornou ainda maior, já que o filhote ficou ainda mais valorizado dada sua rara aparência, e chegou a ser cotado para venda por 10 vezes mais que o preço comum. A cotação foi feita por um circo local.
Outros interessados em pagar um alto preço pelo animal também surgiram depois que a história repercutiu.
222
O veterinário local, Dorofei Gavrilov, de 49 anos, disse que a rara condição é resultado do cruzamento de animais em que a mãe apresenta excesso de vitamina A.
Blasius afirmou que não venderá o animal para ser consumido, apesar de não ter uma boa aparência.
“Ele se parece com um homem velho irritado com um nariz grande”, disse uma morada da região.
Fonte: Mirror / Via Gadoo

Radialista é assassinado a tiros em Brejo Santo, no interior do Ceará

Polícia investiga se homicídio tem relação com as críticas que ele fazia em programa (Foto: Arquivo pessoal)

Um radialista foi assassinado à bala na tarde desta segunda-feira (30) em Brejo Santo, no interior do Ceará. De acordo com a Polícia Militar, Patrício Oliveira saía de motocicleta da rádio onde trabalhava, no centro da cidade, quando foi surpreendido por dois homens em uma moto, que dispararam e fugiram.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, os fugitivos disparam vários tiros e pelo menos dois dele atingiram a vítima. Os policiais fazem buscas pelos suspeitos e receberam reforço da Polícia Militar de cidades vizinhas a Brejo Santo.

Até a tarde desta segunda-feira, ninguém havia sido preso. A Polícia Militar diz ter identidade dos suspeitos e faz buscas na zona rural do município.

A polícia desconhece a causa do crime, mas descarta a possibilidade de latrocínio, já que os pertences da vítima não foram roubados. A Polícia Civil vai investigar se o homicídio tem relação com as críticas que o radialista fazia em seu programa.


Fonte: G1/CE

Bebê de 8 meses morre eletrocutado após colocar fio desencapado na boca na Bahia

Segundo informações da delegacia de Itapetinga, onde a ocorrência foi registrada, a mãe da criança estava dentro de casa quando acidente aconteceu.Um bebê de oito meses morreu eletrocutado após colocar um fio desencapado de uma extensão elétrica na boca na tarde de domingo (15), em Itororó, a cerca de 540 quilômetros de Salvador.

Ainda segundo a polícia, a menina engatinhava quando pegou o fio da extensão e, ao colocar na boca, recebeu a descarga elétrica. Ela foi encaminhada para o Hospital Maternidade de Itororó, mas não resistiu. De acordo com o órgão, o registro foi feito por volta das 15h30. A polícia ainda informou que os pais da criança estão inconsoláveis. 

O corpo da menina foi levado para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista (IML). As informações sobre a liberação do IML e do enterro ainda são desconhecidas. 
 
 
 
Fonte: G1 BA

Foragido da Cadeia Pública de Ibiapina é preso em Carnaubal após assaltar motocicleta


Foi preso na CE-232 na cidade de Carnaubal (CE) na noite desta sábado (28/03), por volta das 22h, após praticar um assalto a uma motocicleta Bros NXR 150, cor vermelha, de placa LQF-6625, inscrição do RJ, o acusado José Tarcísio da Silva Junior, 29 anos, residente no Sítio Paraty, zona rural de Ibiapina (CE). 


O acusado estava foragido da Cadeia Pública de Ibiapina há 4 meses, segundo disse o próprio. Ele responde vários crimes, entre eles dois homicídios, um trafico de entorpecente e furto. 

Desde a sua fuga ele tinha praticando vários delitos na região da serra da Ibiapaba. Composição do destacamento de Carnaubal que efetuou a prisão do elemento (Cabo Márcio,Sd Gurgel, Sd Thiago e Sd Guilherme).
Fonte: Ipu Notícias, Com informações: PM de Carnaubal

Caos em Sobral após chuva! Veja o vídeo

Após uma chuva na tarde desta segunda-feira (30), várias ruas e residências na cidade de Sobral ficaram inundadas.

Confira o vídeo do internauta:














Fonte: Sobral 24 horas c/ Vc Repórter

Carro-forte capota várias vezes na descida da serra de Alcântaras-Ce

O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (30), na descida da Serra de Alcântaras, estrada que dá acessoa à cidade de Coreaú (CE 240 - Iraudo Cristino). Informação iniciais apontam que o carro-forte faltou freio e capotou por várias vezes. 
 
O motorista sofreu várias fraturas e foi socorrido para o hospital Santa Casa de Sobral. O carro-forte estava abastecido. Policiais Civis da cidade de Coreaú estiveram no local do acidente, dando apoio aos guardas do carro-forte. O fato aconteceu por volta das 15 horas.
 



Fonte: Sobral 24 horas c/ Vc Repórter

Bandidos roubam banco do Brasil da cidade de Novo Oriente-Ce!

Duas pessoas foram feitas reféns durante a fuga e abandonadas em seguida.
Funcionários e clientes do Banco do Brasil do município de Novo Oriente, nos Sertões de Crateús, viveram momentos de pânico na tarde desta segunda-feira (30). Por volta das 14h30, homens armados invadiram a agência, renderam vigilantes e levaram uma quantia em dinheiro ainda não informada.

Durante a fuga, os assaltantes que estavam em cinco veículos ainda fizeram duas pessoas como reféns: um vigilante e o pai de um vereador da cidade (identidades não reveladas), que foram liberados na localidade e Açude Oriente. 
No local foram encontrados três veículos incendiados. Segundo testemunhas, os assaltantes fugiram com destino a localidade de Barriguda, próximo a divisa com o Estado do Piauí. (Com informações de Nathan Loyola e imagens de grupos do WhatsApp).
 
 
 
Fonte: Cearanews7