Total de visualizações

!!

!!

Em Ipu, mãe do jovem vítima fatal de disparo de arma de fogo relata os momentos de aflição


Dona Lurdes mãe do jovem Francisco Nubson do Nascimento Sousa, concedeu entrevista ao radialista Adriano Pereira, nesta terça-feira (27/10) e narrou com riqueza de detalhes todos os momentos de aflição sentidos, após o filho de apenas 21 anos de idade ter sido alvejado à bala, quando estava sentado numa calçada, mexendo no telefone celular.

O fato trágico ocorreu nesta segunda-feira, por volta dás 19h25'. Nubson foi abordado violentamente por um indivíduo ainda não identificado, conduzindo uma motocicleta de cor escura, usando capacete. 

A vítima foi atingida pelo um único disparo efetuado pelo bandido, andou vários metros antes de tombar e depois ser socorrido. A bala atingiu a região da virilha, o jovem ainda foi transferido para Sobral onde veio a óbito em consequência do tiro letal. A Polícia trabalha com possíveis vertentes; roubo, vingança ou crime por encomenda.

Dona Lurdes apresenta ao radialista Adriano Pereira o triste relato da agonia de um filho, um jovem de apenas 21 anos de idade que perdeu a vida por conta da violência desenfreada que toma conta de todos os níveis sociais:




















Torre da Várzea do Giló: Vivo trás 3G para o Ipu



Depois de explorar ao máximo os grandes centros com os serviços de telefonia móvel e suas novas tecnologias, a Vivo está expandindo os serviços 3G, para as cidades interioranas. O Ipu em breve vai dispor de uma internet mais qualificada.

Locais com previsão de sinal da Vivo para esse ano proximidades da Serra da Ibiapaba: Distrito Delmiro Golveia(Pires Ferreira >já ativo), Distrito Flores(Ipu > em construção) Várzea do Gilo(Ipu > estrutura pronta), Araticum em Frexeirinha (ativando), Ubauna BR222 (em construçao), Aroeiras próximo Aprazível (em construção), Ararius Cariré (estrutura pronta), Malhada Grande em Santa Quitéria (ativo), Inhuçu (estrutura pronta) , Alto Lindo em Ibiapina (estrutura pronta), entre outros.  Previsto para 2016 mais de 100 sites da Vivo no CE. Para quem tem um terreno livre com escritura pública, tiver interesse em alugar (contrato 15 anos),entre no site www.vivo.com.br e faz cadastro informando as coordenadas.



Créditos: Flavio Nobre > Técnico da Vivo
Via Rádio Regional de Ipu

Cursinho Kranius: Intensivão UVA – de 03 a 27 de novembro


Intensivão UVA, de 03 a 27 de novembro.
Aprovação com os melhores professores!
Custo total de apenas R$ 100,00.

Simulado com diagnóstico
Oficina de Redação
Super Professores

Português e Literatura: Terezinha Soares
Redação: Amanda Leite
Matemática: Cícero Araújo e Paulo Giovanni
Biológica: Janderson Lucas e André Fonseca
Física: Marcelo Aguiar
Química: Wendel César e Maradona
História: Dr. Vitorino
Geografia: Paulo Mourão
Inglês: José Lopes
Espanhol: Hernando


Via Netcina

Achado de cadáver em Guaraciaba do Norte


Na manhã desta sexta, dia 30, por volta das 06h00, na localidade de Sitio Morrinhos, zona Rural de Guaraciaba do Norte, foi encontrado por populares o corpo de FRANCISCO JARBAS ROCHA, 38 anos. 
 
O corpo não apresentava sinais de violência e segundo a perícia a causa morte possivelmente possa ter sido por coma alcoólico. O corpo foi periciado pela equipe da Pericia Forense e depois encaminhado ao IML de Sobral através do rabecão.  
 
 
 
Fonte: Ibiapaba 24 Horas

NASA: Asteroide gigante está vindo em nossa direção e passará pela Terra neste sábado, no dia das bruxas

Um asteroide enorme que poderia causar um mega tsunami está se aproximando da Terra e passará por aqui no dia das bruxas.
Especialistas temem o pior após o grande objeto, que mede cerca de 500 metros de comprimento, ser visto se aproximando de nosso planeta. Ele está viajando com velocidade de 125 mil km/h.
A NASA acredita que o asteroide TB145 2015 possa ser um cometa e lançou um vídeo que mostra o quão perto ele vai passar de nosso planeta.
Dr. Lance Benner, escrevendo para um laboratório da NASA, disse que este é um dos maiores asteroides vistos se aproximando do planeta nos últimos anos.
Asteroide gigante está vindo em nossa direção e passará pela Terra amanhã
 
Asteroide enorme que poderia causar um mega tsunami está se aproximando da Terra e passará por aqui no dia das bruxas.
Caso ele se choque com nosso planeta, há 71% de chances de atingir as águas, o que levanta a preocupação com um tsunami.
2
Claro que há a possibilidade, caso ele venha em nossa direção, de ser desfragmentando na atmosfera e reduzir bastante seu tamanho.
O asteroide foi descoberto na semana passada.
3
5
4
 
 
Fonte: DailyStar

Bomba! "Bebê" posta foto de dentro da cadeia pública ameaçando seus inimigos

Indivíduo de alcunha "Bebê" postou foto e mensagens nas redes socias de dentro da Cadeia Pública da cidade de Tianguá, ameaçando seus inimigos do bairro Sinhá Sabóia, em Sobral! 
 
Ele é o autor  do terrível homicídio ocorrido no dia 04/12/2014, onde ele executou um aluno dentro da escola "Da Noélia" com várias facãozadas, no bairro Sinhá Sabóia (Ver matéria).

 
 
 
Fonte: Sobral 24 horas
Fotos: whatsapp

Pai confessa que abusava da filha: "Ela tirou a roupa e eu filmei"

A adolescente de 14 anos foi encaminhada para atendimento psicológico e o pai foi preso
 
 
Severino Ramos do Nascimento, de 43 anos, foi preso depois de confessar que abusava sexualmente da própria filha de 14 anos. A polícia informou que a adolescente era abusada desde os oito anos de idade, período anterior à morte da mãe da vítima. O R7 noticiou o caso que foi descoberto em São João de Meriti, Baixada Fluminense, no início desta semana.
Segundo a publicação, o suspeito é natural da Paraíba e trabalhava em obras do metrô. Severino foi preso quando tentava explicar os abusos à polícia. A confissão do pai foi registrada pela polícia e Rede Record teve acesso aos conteúdos. O homem contou que gravava a filha dormindo sem roupas. “Acabei cometendo esse grande erro. Estou arrependido”, disse.

De acordo com a reportagem, Severino planejava sair do Rio de Janeiro. Ele já havia pedido demissão do emprego, quando foi denunciado pela irmã da vítima, também filha dele. Ela contou ainda que o pai também tentou abusar dela. A vítima de 14 anos foi encaminhada para atendimento psicológico.

 
 
 
Fonte: NMM

Bandidos roubaram 33 "cabeças" de gado no distrito de Jaibaras

O roubo aconteceu no dia  22/10/2015 (quinta-feira), na localidade denominada "Olha D'água" - Jaibaras. As informações apontam que duas pessoas foram vistas tangendo os animais. Qualquer informação ligar para o 190, ou 9.9266.4521 falar com Érica.
 
 
 
 
 
Com informações de Ivo Aragão
Via Sobral 24 Horas

Dupla invade casa e executa homem a facadas na praia do Preá, município de Cruz

 
Policiais da pacata localidade de Preá, praia muito conhecida do município de Cruz, registraram um homicídio por volta das 19h00 de quarta-feira, 28, em que foi vítima um homem conhecido como Carlos Teixeira de Freitas, mais conhecido como “Carlim”, 32 anos, natural de Acaraú.
 
Conforme informações nos repassadas pela polícia, a vítima responde (ou respondeu) por tráfico de drogas. Há alguns anos, um irmão seu também foi executado de forma semelhante.
 
Segundo relatos de familiares, dois elementos invadiram a casa da vítima e fizeram os moradores de reféns, inclusive a própria vítima, amarraram todos e os trancaram dentro de um banheiro. Os indivíduos passaram a procurar e perguntar por uma quantia de 50 mil reais, contudo não encontraram. Momentos depois, os elementos foram em direção de Carlim e o mataram a golpes de faca, justamente para não fazer barulho e levantar suspeita na vizinhança.
 
Policiais militares do BPTur sob o comando do Subtenente Amaury, auxiliado pelo Sgt Albano e o Sd Carvalho, estiveram no local, iniciaram as buscas pelos bandidos, contudo até o fechamento dessa matéria eles não haviam sido localizados.
 

 
 
 
Fonte: Camocim Polícia 24h

Grupo de empresários é investigado por ataque a carro forte

 
O diretor do DIP, delegado Francisco Carlos Crisóstomo de Araújo, disse que existe um acompanhamento das quadrilhas que atuam nos roubos a carro-forte e a banco por parte do titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho. “A quadrilha ‘número um’ é a dos Pipocas. 
 
Eles estavam no presídio da Cigana, em Caucaia, mas foram transferidos para Quixadá. E eles comandam os crimes de dentro do presídio. Compram imóveis em nome de laranjas, atuam como empresários, têm postos de combustíveis, distribuidoras de água e possuem apoio político”, relatou o diretor do DIP.
 
O departamento de Inteligência apurou que a quadrilha é comandada por dez pessoas, mas é composta por mais de 50 homens. Conforme o diretor, um ex-soldado das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), de São Paulo, é um desses investigados. Ele é acusado de ter matado um capitão da Rota, fugir para o Ceará e integrar a quadrilha. 
 
Alguns integrantes estiveram presos no antigo Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), e acabaram criando uma parceria com o Primeiro Comando da Capital (PCC), também de São Paulo.

A munição encontrada no ataque ao carro-forte, de calibre .50, também foi utilizada em outros ataques a carro-forte. A arma é usada pelas forças armadas e tem o poder de abater uma aeronave. “No assalto de Ibaretama e em outros que foram feitos pelos Pipocas, foi utilizada a metralhadora ponto 50”, comentou Crisóstomo.
 
Parte da Quadrilha dos Pipocas foi presa com armas de guerra pelo Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Choque, no dia 14 de janeiro deste ano, após trocar tiros com a Polícia Militar.

 
 
 
Fonte: O povo

Aluno é apreendido após esfaquear homem dentro de escola no Crato

Adolescente disse que quis se vingar de uma provocação feita pelo homem.Vítima está internada em estado grave no Hospital Regional do Cariri. 

O caso aconteceu na Escola de Ensino Funamental Dom Quintino, no Bairro Pinto Madeira (Foto: Biana Alencar/ TV Verdes Mares Cariri)

Um adolescente de 16 anos foi apreendido após esfaquear um homem dentro de uma escola na tarde desta quinta-feira (29) no Crato, a 504 quilômetros de Fortaleza. Segundo a polícia, a vítima, que é filho de uma funcionária da instituição, levou 7 golpes de faca e um deles atingiu o pescoço.

Em depoimento, o aluno disse que quis se vingar de uma provocação feita pelo homem. O caso aconteceu por volta de 15h30 na Escola de Ensino Funamental Dom Quintino, no Bairro Pinto Madeira.

Ainda de acordo com a polícia, o adolescente estava com oito gramas de maconha escondidas nas meias. Ele foi levado para a Delegacia Regional do Crato e deve ser encaminhado para um centro educacional da região. O homem ferido foi levado para o Hospital Regional do Cariri e segue internado em estado grave.



Fonte: G1 Ceará

Polícia intensifica caça ao Cição, acusado de vários estupros na região Norte


Após o seu último crime de estupro, praticado contra uma adolescente no início de outubro em Groaíras, a Polícia tem intensificado as buscas nos municípios de Groaíras, Cariré e Santa Quitéria, contra o indivíduo Cícero Lima Paiva, 37, conhecido como Cição.

Cição, que está foragido há vários anos, possui vários mandados de prisão em aberto e a ameaça da sua presença nas ruas destas cidades tem causado um toque de recolher nos moradores, principalmente em mulheres, que tem sido as principais vítimas do criminoso, que age com crueldade e frieza.

Nos últimos dias, boatos tem rondado em torno da aparição de Cícero em diversos locais, como o distrito quiteriense de Macaraú, fato esse descartado em entrevista concedida pelo sargento B. Sousa (Linha Dura), da Força Tática de Varjota.

Confira a entrevista:
 



Fonte: A Voz de Santa Quitéria / Vídeo: Macaraú Notícias

Polícia Rodoviária intensifica fiscalização para o feriado com Operação Finados 2015

Cerca de 320 policiais irão trabalhar nesse período em turnos ininterruptos de revezamento, com aproximadamente 40 viaturas
PRF autua veículos "pau de arara" com romeiros
A partir da próxima sexta-feira, 30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará a Operação Finados 2015, promovendo reforço no policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários de maior incidência de mortes e acidentes com feridos.
Cerca de 320 policiais irão trabalhar nesse período em turnos ininterruptos de revezamento, com aproximadamente 40 viaturas.
Entre as ações preventivas serão priorizadas aquelas relacionadas ao excesso de velocidade, à embriaguez ao volante, às ultrapassagens indevidas e ao não uso da cadeira para transporte de crianças, além das ocorrências envolvendo motocicletas ou ciclomotores.
Finados
De acordo com a PRF, as fiscalizações serão intensificadas na segunda-feira, 2, das 7 horas às 19 horas, na BR-020, nas proximidades dos cemitérios Jardim Metropolitano e Parque da Saudade. A Polícia garante que haverá fiscalização rigorosa para coibir condutas de riscos aos usuários das rodovias, com policiais em motocicletas e viaturas posicionados estrategicamente.
Romaria Segura
A PRF também iniciou fiscalizações do transporte irregular de passageiros e romeiros em veículos de carga, conhecidos como “paus de arara”, durante o período da Romaria de Finados, em Juazeiro do Norte. O trabalho começou na terça-feira, 27 e segue até o próximo dia 3 de novembro.
Nesta quarta-feira, 28, três veículos já foram autuados, com cerca de 80 romeiros.
A ação ocorre por recomendação do Ministério Público, de forma integrada com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
 
Fonte: Redação O POVO Online

Polícia realiza caçada humana no Sertão Central para prender quadrilha que atacou carro-forte e deixou policiais feridos

 
As polícias Civil e Militar permanecem em diligências no limite dos Municípios de Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, na tentativa de localizar a quadrilha que, no fim da manhã de hoje (28), atacou um carro-forte na rodovia estadual CE-60, rendeu os vigilantes, incendiou o blindado e trocou tiros com policiais civis, deixando um delegado e dois inspetores feridos. As últimas informações dão conta de que o bando estaria encurralado em uma fazenda.

Neste momento, a operação policial acontece na localidade denominada Algodões, ainda em Quixeramobim, onde o bando estaria cercado por patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Policia de Choque. Os policiais contam com o apoio de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Participam também da operação unidades da Polícia Militar de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Canindé, Madalena e Choró.

Muita bala

Fotografias tiradas no local do confronto entre os criminosos e a Polícia mostram a viatura da Delegacia Regional de Quixeramobim atingida por muitos tiros de fuzil, à exemplo do que aconteceu com o carro-forte da Corpvs durante o ataque na rodovia CE-060, na localidade de Placas, no distrito de Uruquê.

Um dos veículos usados pela quadrilha tem placa de Salvador (BA). Trata-se de um veículo Kia modelo Sportage EX, 2008. Segundo apurou a Polícia, o veículo está em nome de uma mulher (identidade preservada) e não tem queixa de roubo.

Chamou a atenção da Polícia o armamento empregado pelos criminosos. Fuzis e metralhadoras de uso militar, das Forças Armadas, de grosso calibre e, portanto, alto poder de fogo. 

Feridos

Depois de atacar o carro-forte, os bandidos fugiram e foram perseguido por policiais da Delegacia Regional de Quixeramobim. Houve um tiroteio na zona rural, deixando baleados o delegado-regional do Município, Salviano de Pádua, e os inspetores Renato Cosmo e Emerson Costa, que foram trazidos para Fortaleza, onde estão hospitalizados. 

 
 
 
Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Jovem morre após ser baleado na rua 7 de Setembro no bairro da Mina

Um estudante foi assassinado na noite desta segunda-feira (26/10), na Rua 7 de Setembro, no bairro da Mina, em Ipu (CE). De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem foi baleado por um motociclista que chegou atirando contra a vítima, que estavam na calçada, próximo a sua residência.



Ainda de acordo com a PM a vítima morreu após dar entrada no Hospital de Sobral (CE), após ser encaminhado do Hospital Municipal de Ipu, onde deu entrada sendo socorrido por moradores.

O crime é considerado um mistério, pois nada da vítima foi levado e sendo foi levantado pela Polícia nem se quer discussão ocorreu. A família informou para a Polícia que a vítima não tinha inimigos e não não havia envolvimento com coisas ilícitas.

O motociclista simplesmente chegou efetuou um disparo e fugiu em seguida. As Polícias Militares e Civil efetuaram diligências, colheram informações e levaram o celular da vítima que se encontrava com o mesmo no momento do crime para periciar.

O caso será investigado pela Polícia Civil. A vítima Francisco Nubson do Nascimento Sousa, 21 anos, foi estudante da Escola Profissionalizante Antônio Tarcísio Aragão em 2012 .




Fonte: Ipu Notícias

Desentendimento entre cunhados termina em lesão por arma de fogo na zona rural de Ipu


Um desentendimento entre cunhados na localidade Quixeré, zona rural de Ipu, resultou numa grave lesão por arma de fogo. Uma espingarda do tipo socadeira foi usada na desinteligência ocorrida entre os parentes não consanguíneos.

Vítima: Francisco Fernando Pereira de Sousa. Acusado: Francisco Hermano Ferreira Torres Mororó, vulgo "Tim Ferreira", ambos residem em Quixeré. A vítima foi transferida para a cidade de Sobral. O fato ocorreu neste domingo (25/10) por volta dás 18h30', a Polícia Militar de Ipu foi acionado por volta dás 19h e apreendeu na residência do acusado 1 coronha de espingarda de fabricação artesanal, 9 bolinhas de chumbo de galão de pescar, 1 socador de munição de cartucho.

A Polícia Militar ainda apreendeu duas motocicletas, 1 moto Honda CG, de cor azul, placa HVN 3207, Guaraciaba do Norte e 1 moto de cor vermelha NXR, bastante adulterada e sem identificação de placa. O acusado se evadiu levando a arma do crime. 

Jornalista ipuense residente na França presta homenagem ao Professor Melo


Atendendo uma solicitação da jornalista ipuense Francisca Ornilce Marques Chapon que hoje reside na França, divulgamos esta carta aberta "Ao Professor" uma homenagem da jornalista ao escritor, Professor Francisco de Assis Martins (Prof. Melo) 

Ao Professor!!!

Ele foi sem dúvidas o mais controvertido, temido, amado, odiado, respeitado, dos professores da sua geração. Seu famoso «XPTO», que nos aterrizou por muitos anos, ainda ecoa na memória de todos nós, seus ex-alunos, como uma das mais terríveis ameaça, que pudesse nos acontecer. Seus seminários causavam tanto temor que muitos não conseguiam superar tal choque! Seus álbuns científicos, nos ocupavam por semanas e as vezes até meses... Esse era o nosso professor de ciências, o Chico Melo. Um homem respeitado por muitos e temidos por todos nós. Orgulhoso do seu «saber» e de salvar vidas com seu sangue! Hoje do alto da sua sabedoria, marcado pelas rugas do tempo, o velho professor ainda continua a educar; se modernizou e através da internet, surfando nas ondas da modernidade, ele nos emociona com suas poesias, seus livros, suas lembranças, suas fotos que nos fazem voltar no tempo, reviver antigas emoções, relembrar sonhos de um passado risonho, pleno de alegria e vida. Suas fotos que nos mostram rostos familiares no explendor da juventude, suas fotos que tecem e retecem elos de amizade perdidos na correria da rotina de nossas vidas, suas fotos que são o testemunho do seu amor a esta cidade. Você professor, faz um trabalho majestoso e nos lega uma fortuna imperecível, o patrimônio da nossa história cultural. Obrigado professor por ser ipuense e semear rosas, onde outros só plantam espinhos! Obrigada por nos contar via internet, «pedaços» da história da nossa cidade. Por nos contar velhos «casos», desvendar antigos mistérios e nos confiar segredos do crescimento de uma cidade, seus amores, suas dores, seus «casamentos e divórcios», dos filhos que se emancipam e dão seus primeiros passos sozinhos, misturando laços de consanguinidade, como a vizinha Pires Ferreira, que se afirma no cenário, como um jovem homem independente de apenas 28 anos de vida, enquanto cidade! Parabéns professor pelo seu trabalho, amor e dedicação, você merece o título de 

«Guardião da Memória Cultural de Ipu».




Fonte: Ipu Notícias

Festa do Reencontro: Profª. Natália Viana será homenageada pela AFAI



A Associação dos Filhos e Amigos de Ipu (AFAI), realiza anualmente no terceiro sábado de janeiro, a Festa do Reencontro.


No evento, o tema sempre fomenta algo relacionado com o desenvolvimento do nosso município, promove baile com as mais variadas atrações e premia vivos pelos feitos e também os que já passaram para o oriente eterno, em reconhecimento pelo muito que fizeram. A escolha é feita através do voto dos seus filiados.

Desta feita foram eleitas as seguintes personalidades: Em vida Profª. Natália Viana e Evander Lopes. In memoriam Fair e Corrinha Lima.
Boa festa! 



Fonte: Rádio Regional de Ipu

Suspeito de estuprar garotas de programa em BH é preso

Segundo polícia, ele abordava mulheres na orla da Lagoa da Pampulha.
Homem de 32 anos foi detido em Ribeirão das Neves após perseguição. 
 
Suspeito de estuprar garotas de programa na Lagoa
da Pampulha é preso (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Um homem de 32 anos foi preso nesta quarta-feira (28) suspeito de estuprar garotas de programa na orla da Lagoa da Pampulha, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Civil, ele foi detido em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana após uma perseguição. As investigações apontam que quatro vítimas reconheceram o suspeito.

Ainda de acordo com a polícia, o homem confessou o crime e disse que abordava as mulheres como cliente. Depois ele abusava sexualmente e roubava objetos de valores das vítimas.

O delegado Matheus Cobucci Salles, responsável pelas investigações, acredita que pelo menos 15 mulheres tenham sido vítimas do suspeito. As investigações apontam que os crimes ocorreram nos últimos seis meses.



Fonte: G1

Agricultor sofre tentativa de homicídio na zona rural de Hidrolândia

 
Na noite do último domingo (25), por volta de 23h00min, a Polícia Militar foi informada que na zona rural do município de Hidrolândia, mais precisamente no distrito de Conceição, a pessoa de Manoel Alves de Sousa, 58 anos, havia sido alvejado por arma de fogo tipo socadeira pelo acusado de nome Antonio Ronaldo Alves de Barros, 24 anos, sendo que tanto a vítima como o acusado residem na mesma localidade. 
 
Os policiais militares realizaram diligências e conseguiram prender o acusado bem como a arma utilizada no crime. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal onde não corre risco de morte. 

O acusado foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria e foi autuado no artigo 121, C/C art. 14, II do CPB e encontra-se recolhido na Cadeia Pública de Hidrolândia.



Fonte: Hidrolândia 24 Horas

Grupo ataca carro-forte e faz seguranças reféns; delegado e policiais civis baleados

O delegado foi baleado de raspão no ombro e no braço, e outros três policias civis foram atingidos no pescoço, ombro e abdômen. Dois helicópteros da Ciopaer foram acionados para dar apoio à perseguição dos criminosos e levar os policiais feridos ao IJF
 
Quantia levada não foi informada
Um grupo de homens fortemente armados assaltou e explodiu um carro-forte blindado após render dois seguranças do veículo, no início da tarde desta quarta-feira, 28, na localidade Lagoa de São Miguel (distrito de Uruquê), no limite entre os municípios de Quixadá e Quixeramobim, 206, 1 km de Fortaleza.

A Polícia chegou no local dez minutos após o ataque, e o delegado Salviano de Pádua, além de três inspetores, foram baleados no confronto, de acordo com a Polícia Militar (PM) de Quizeramobim. A viatura foi atingida por cerca de 37 disparos.

Segundo Humberto Monteiro, da PM, o confronto ocorreu por volta das 12 horas, e os criminosos fugiram em três carros. Informações de policiais apontam que os veículos utilizados na fuga foram abandonados e um dos participantes do ataque está provavelmente morto. Os seguranças não tiveram ferimentos, e depois da explosão o carro-forte incendiou.

O delegado Pádua - titular da Polícia Civil de Quixeramobim - e os policiais civis, dois deles identificados como Emerson Pereira e Renato Cosmo, foram encaminhados ao Intituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. 

Pádua foi baleado de raspão no ombro e no braço, mas passa bem, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os três outros policiais civis foram baleados no pescoço, braço e no abdômen. Emerson foi ferido por estilhaços e, assim como Renato, está no IJF. 

Ambos chegaram, no decorrer da tarde, em helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O delegado e o outro policial civil devem chegar ao hospital em ambulâncias.
"A quantia levada ainda não foi revelada. Os criminosos estavam fortemente armados, por isso foi preciso reforçar o policiamento", detalha Humberto. 

Foram acionados os policiais militares dos destacamentos de Boa Viagem, Senador Pompeu, Banabuiú, Choró, Ibaratema, Madalena, além de Quixadá. Os suspeitos fugiram em três veículos, um EcoSport prata, uma Hillux pata e uma L200branca, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. 


Testemunha
Um motorista (nome preservado) de 28 anos, que passava pelo local durante a fuga dos criminosos, disse que um outro homem também foi feito refém. “Eu vi a confusão, e quando o carro deles se aproximava eu corri. Mandaram um motorista de uma Pajero branca sair e meteram ele no carro”, explica.

A testemunha disse que os criminosos chegaram a efetuar disparos contra um povoado próximo, a 20 km de Quixeramobim. “Um vigilante estava em cima do capô e o outro no para-brisa”, descreveu sobre o momento antes da chegada de uma viatura da Polícia.

Assaltos a carros-forte
A última explosão de carro-forte no Ceará ocorreu no dia 28 de agosto, em Pedra Branca, 261 km da capial cearense. Na ocasião, os bandidos chegaram em dois automóveis s (um Tucson preto e um I30), e renderam os vigilantes do blindado. 

Os funcionários não saíram feridos, pois desembarcaram do carro-forte antes da explosão do veículo. A quadrilha fugiu em direção a Quixeramobim, mas abandonou o Tucson em Minerolândia, incendiando o veículo. 

Veja vídeo da chegada do primeiro policial civil ao IJF:


Chegada do segundo policial civil ao IJF:

 

(Colaborou Jéssika Sisnando) 



Fonte: Jornal O Povo

Governo Federal reconhece situação de emergência em 150 municípios do Ceará, Ipu faz parte da lista

Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, como Maranguape, Caucaia, Pacajus, Redenção e São Gonçalo do Amarante estão na lista das cidades em condição crítica

O agravamento dos efeitos negativos da seca no Ceará justifica o reconhecimento do Governo Federal ( Foto: Fabiane de Paula )
O Governo Federal reconheceu, nesta quarta-feira (28), a situação de emergência em 150 municípios do Ceará afetados pela seca. A portaria nº 220 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, reconhece a condição crítica das cidades cearenses que já havia sido homologada pelo governador Camilo Santana, na última sexta-feira (26), através da publicação no Diário Oficial do Estado.  

Conforme a justificativa do governo estadual, a situação de emergência em municípios como Acopiara, Aracati, Araripe, Canindé, Beberibe, Camocim, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Sobral é justificada pelo “agravamento dos efeitos negativos decorrentes do desastre seca, que vem acometendo o estado desde o ano de 2012”.  

Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, como Maranguape, Caucaia, Pacajus, Redenção e São Gonçalo do Amarante também estão em situação de emergência. De acordo com o Decreto Estadual 31.808, de 22 de outubro de 2015, a inclusão das cidades nesta condição leva em conta os prejuízos públicos e privados contabilizados pelas gestões municipais e registrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres do Governo Federal. 

O reconhecimento do estado emergência garante o acesso destas cidades a recursos e ações do Governo Federal. Dentre as ações estão a execução da Operação Carro Pipa, a instalação de poços, o pagamento do Bolsa Estiagem e a montagem de adutoras de engate rápido. A portaria de tem validade de 180 dias

A lista completa dos municípios cearenses em situação de emergência pode ser conferida no Diário Oficial da União



Fonte: Diário do Nordeste

'Foi uma decisão difícil', diz homem que matou irmão tetraplégico a tiros

Roberto Rodrigues de Oliveira foi absolvido pelo júri de Rio Claro (SP).
Homicídio planejado aconteceu em 2011 após simulação de um assalto.
 
Fabio RodriguesDo G1 São Carlos e Araraquara

Geraldo Rodrigues de Oliveira foi morto a tiros pelo irmão em Rio Claro (Foto: Reprodução EPTV)Geraldo Rodrigues de Oliveira (foto) era cadeirante e pediu a irmão para matá-lo (Foto: Reprodução EPTV)

“Foi uma decisão difícil. O julgamento deu certo, mas a dor continua”. É assim que Roberto Rodrigues de Oliveira diz se sentir após ser absolvido na terça-feira (27) em Rio Claro (SP) por matar o irmão tetraplégico a tiros em 2011. A vítima pediu para morrer em uma simulação de assalto por estar inconformada com a situação pela qual passava e Roberto aceitou o pedido.

Nesta quarta-feira (28), Ele conversou rapidamente com o G1 por telefone, mas não quis dar detalhes sobre o caso. “Não quero falar mais sobre isso, é algo que quero deixar para trás porque ainda mexe muito com o meu emocional”, afirmou.

Roberto disse que foi perdoado pela família, mas sofre com o que teve que fazer. “Falar sobre isso é o mesmo que presenciar a cena, é relembrar tudo. Quero continuar minha vida, seguir em frente, poder criar minha filha e tentar deixar isso para trás. Infelizmente não vai ser fácil”, declarou ele, que é casado e pai de uma menina de 5 meses.

Hoje com 26 anos, Roberto disse que é católico e que acredita no perdão de Deus. “Eu acho que ele me perdoou, sim”.

O caso
O homicídio aconteceu em outubro de 2011 no bairro Jardim Novo 1. Geraldo Rodrigues de Oliveira, na época com 28 anos, foi morto a tiros dentro de casa. Durante as investigações, a polícia descobriu que ele pediu a Roberto que planejasse um meio de matá-lo, simulando um assalto. Um sobrinho adolescente que morava com a vítima seria a única testemunha.

Após o crime, o sobrinho relatou em depoimento que Roberto invadiu a casa encapuzado e atirou contra Geraldo, que foi atingido no ombro e no pescoço. Ele ainda roubou R$ 800 para que a polícia acreditasse em assalto. Em meio às investigações, o jovem mudou a versão e relatou que tudo tinha sido combinado entre eles.
Roberto foi detido três dias após o crime, mas logo foi solto e desde então respondia em liberdade por homicídio doloso, quando há a intenção de matar. Na terça-feira, o júri popular decidiu pela absolvição.
Advogado disse acreditar na absolvição do réu (Foto: Samuel Pancher/O Jornal)Advogado de Roberto disse que acreditava na
absolvição do rapaz (Foto: Bruno Martins/O Jornal)
Sequência de tragédias
O advogado de defesa, Edmundo Canavezzi, avaliou o caso como uma sequência de tragédias. Geraldo era casado e tinha um filho paraplégico, situação que ele não aceitava. Quando a criança tinha 8 anos, o pai sofreu um grave acidente que o deixou tetraplégico, em 2009. No mesmo ano, outro irmão dele morreu em um acidente.

“Ele não se conformava e entendia que ele era quem deveria ter morrido, então começou a pensar seriamente em se matar”, contou o advogado.
Geraldo pediu para a mulher sair de casa e quando ela se foi com o filho ele passou a ser cuidado por Roberto.  A partir daí a vítima passou a exigir que o irmão o matasse. Roberto, por sua vez, não suportava ver o irmão naquela situação. Ele tinha problemas físicos graves, sentia dor ao passar a sonda para poder urinar e também estava deprimido, prisioneiro do próprio corpo.
“Geraldo, Roberto e o sobrinho planejaram a morte. É uma situação bastante intensa em que você tem fundamentalmente um individuo muito pressionado e coagido pelas circunstâncias, que não tinha outra alternativa senão cumprir como designo do irmão”, disse o advogado.
Após o crime, a polícia pediu a prisão temporária de Roberto. Pouco tempo depois ele foi solto para responder pelo crime em liberdade. Antes de o início do julgamento, o advogado de defesa disse que já esperava pela sentença favorável.
“Roberto foi perdoado pela família e esse peso ele vai carregar pelo resto da vida. Os jurados acolheram a minha tese de que não se poderia esperar dele outra atitude senão àquela a qual ele adotou”, disse o defensor.

Geraldo foi morto pelo irmão em casa após falto assalto (Foto: Reprodução EPTV)Geraldo foi morto pelo irmão em casa após simulação de assalto em Rio Claro (Foto: Reprodução EPTV)  Fonte: G1

Guaraciaba do Norte: Município tem o maior número de escolas nota 10 da Ibiapaba, Ipu fracassa de novo

Pelo segundo ano consecutivo, a Educação de Guaraciaba do Norte é a melhor da serra da Ibiapaba, no exame do Spaece
Guaraciaba do Norte está entre as cidades com escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização e do 5º ano do ensino fundamental, que receberam nesta quarta-feira, dia 28, às 9 horas, no Centro de Eventos, o Prêmio Escola Nota Dez. O prêmio foi entregue pelo Governador Camilo Santana; o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante e o Secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda. 
A iniciativa tem como base as informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014. Foram avaliadas 212.860 crianças do 2º e 5º ano de mais de 4 mil unidades escolares públicas.
A premiação é destinada as 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolares públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5). 
O prêmio tem como finalidade reconhecer o esforço das escolas públicas para elevar a aprendizagem das crianças. Os dados do Spaece são utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.
Guaraciaba do Norte recebe a premiação pelo 5º ano consecutivo, além de dois anos seguidos ser o destaque de cidade com mais escolas nota 10 da região da Ibiapaba, com 09 escolas. 
 
Fonte: Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação de Guaraciaba do Norte