Total de visualizações

!!

!!

Aluna de escola pública da zona rural de Tianguá(CE) passa em 1º lugar em medicina


Diana era candidata do (Sisu) pelo sistema de cotas para escolas públicas.
 
 
A rotina incluía ensino médio, curso técnico, estágio, cursinho pré-vestibular e, por vezes, até ter que dormir na casa de amigos quando a aula acabava tarde e o ônibus partia antes. Ainda assim, a estudante Diana Maria da Silva, 17 anos, de Tianguá, a 335 km de Fortaleza, conseguiu aprovação em medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus de Sobral.

Filha de professora e de pedreiro e vigia noturno, Diana era candidata do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 pelo sistema de cotas e conseguiu o primeiro lugar das vagas reservadas para estudantes escolas públicas. “Foi maravilhoso. Fiquei muito ansiosa nos dias que antecederam o resultado. A felicidade foi enorme”, descreve.

Até a aprovação, porém, foi preciso conciliar o ensino médio na escola Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho com curso técnico em contabilidade em escola de tempo integral. Durante o terceiro ano, em dois dias por semana, as aulas eram substituídas por um estágio devido ao curso técnico. Além disso, fazia cursinho pré-vestibular no turno da noite.

O principal obstáculo, lembra, foi encaixar o cronograma de estudos na rotina. “Às vezes ficava difícil separar um tempo para alguma disciplina que tinha dificuldade ou para fazer revisões”, diz.

O fato de morar longe da escola e do cursinho também era um empecilho. “Para ir e vir da escola utilizava um ônibus disponibilizado para a prefeitura. Mas para ir ao cursinho era mais difícil, pois apesar de haver um ônibus à noite muitas vezes o cursinho acabava tarde e eu perdia o transporte tendo que me hospedar na casa de amigos.”

A jovem conta que a escolha por medicina tem relação com a paixão por ciência. “Minha mãe é professora de biologia e sempre me incentivou na área. Medicina sempre esteve em minha mente, mas só no ensino médio tomei minha decisão e decidi me dedicar ao vestibular e buscar a tão sonhada aprovação”.

"Mesmo com todos os empecilhos sempre busquei aproveitar meu tempo naquelas matérias nas quais tinha mais dificuldade" 
Caminho da aprovação
Para Diana, o "segredo" para os bons resultados não é tão mistério assim: "organização e dedicação". "Mesmo com todos os empecilhos sempre busquei aproveitar meu tempo naquelas matérias nas quais tinha mais dificuldade, melhorando meus pontos fracos."

Além disso, Diana cita o apoio da família, professores, e do grupo de estudos que ela montou com os amigos, momento de incentivo e troca de dicas e livros. "Hoje todos estão aprovados em universidades federais", destaca.

Além de estudar, o tempo livre era dedicado, principalmente, para ler, "minha paixão desde criança", e sair com os amigos. "Sempre busquei reservar pelo menos um momento do fim de semana para fazer essas coisas, mesmo com a semana puxada".

A quem também almeja um bom resultado no Enem, a futura médica opina que não é necessário estudar durante várias horas por dia. "O importante é se conhecer e saber quais os pontos fracos e fortes e em que é necessário dedicar mais atenção, e saber aproveitar o tempo. 
 
O Enem é uma prova de conhecimento, mas que exige também muito do raciocínio crítico do aluno e de preparo psicológico, por isso é necessário estar sempre atualizado e ler bastante", orienta.
 
 
 
 
Fonte: G1 CE