As Eleições de 2016 foram as primeiras, que contaram ativamente com as
Mídias Sociais. Foram usadas e exploradas diuturnamente, o Facebook, o
WhatsApp e o Instagram. Nesses espaços inseridos na Rede Mundial de
Computadores, a Internet, os candidatos e militantes, postavam suas
mensagens de incentivo, informações diversas, convites e quase sempre
tinha a companhia de comentários injuriosos ou insultos aos adversários e
candidatos disputantes.
Será se não teve grupo que apostou errado e
deixou de lado, o meio de comunicação mais eficaz em todo mundo, o
Rádio? É através dele que os locutores apresentam e analisam as
noticias. Formando assim nos seus ouvintes, um conceito sobre este ou
aquele tema. A Internet é veloz, mas é fria. Não expressa e nem esmiúça
os detalhes do acontecimento. Quem apostou todas as fichas nas Mídias
Sociais, não foi capaz de prever, que a falta do analista deixava a
informação sem o principal em uma disputa política, o convencimento,
através dos argumentos.
A discussão vai continuar por mais um período. O Rádio vai enfraquecer
com a exploração das Mídias Sociais, na divulgação e relacionamento? A
resposta é óbvio, somente o rádio estar na terra, no ar e no mar. No
carro, aonde tem e não tem internet.
Aonde tem e não tem energia
elétrica. O rádio é vetor e disseminador dos acontecimentos. O rádio usa
e abusa da internet; e somente este meio de comunicação é capaz de
fazer o ouvinte vislumbrar a paisagem através do som.
Viva o rádio, que como uma célula, se renova a cada dia!
Hélio Lopes Ipu - Rádio Regional de Ipu
O que são as Mídias Sociais?
As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas projetados
para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da
criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles
possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a
praticamente zero o custo de produção e distribuição ao long tail - antes esta atividade se restringia a grandes grupos econômicos.
Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação
social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta
interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas
várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que
este é parte de sua história e entendimento de mundo. (Wikipedia)
O que é o Rádio?
Rádio é um recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação bidirecional por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.
Uma estação de radiocomunicações é o sistema utilizado para executar
contatos à distância entre duas estações. É composta basicamente por um
transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicações, uma linha de
transmissão e a antena propriamente dita. A este sistema dá-se o nome "sistema irradiante".
O sinal de rádio (acima) em ondas de AM e FM.
A radiodifusão
é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais,
sem sua transcepção. Geralmente não há recursos disponíveis nas estações
que operam em modulação em amplitude (AM): apenas o importante rádio digital, um importante ganho para esse tipo de estação. Recursos tais como som estéreo e Radio Data System (RDS) ainda são exclusividade das estações que operam em modulação em frequência (FM). (Wikipedia)