Ceará investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol, informa Sesa

Ministério da Saúde enviou cerca de 100 doses do antídoto para intoxicação por metanol.

O Estado do Ceará investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol, conforme comunicado da Secretaria da Saúde (Sesa) nesta segunda-feira, 6 de outubro. O mais recente registro ocorreu em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, elevando o número de ocorrências em apuração. A Sesa confirmou que dois casos já foram descartados após exames laboratoriais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) apresentarem resultados negativos.

 

Ceará investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol, informa Sesa
Foto: UFPR / Divulgação.

 

O primeiro caso havia sido notificado no último sábado, 4, e foi descartado após os testes laboratoriais não confirmarem a presença de metanol. Outro caso, envolvendo um paciente de Caucaia, também foi investigado e teve resultado negativo. As autoridades reforçam que a análise laboratorial é essencial para confirmar ou afastar a suspeita de intoxicação por essa substância altamente tóxica.

Casos em investigação

Entre os casos ainda em investigação, destaca-se um ocorrido em São Gonçalo do Amarante, onde foi registrada a primeira suspeita de óbito por intoxicação por metanol no Ceará. Um homem de 55 anos foi encontrado morto em casa e, devido ao histórico de alcoolismo, amostras estão sendo analisadas para verificar a presença da substância. O resultado dos exames ainda não foi divulgado.

Outro caso sob investigação ocorreu em Quixeramobim, no interior do Estado, a 212 km de Fortaleza. Trata-se da segunda notificação no município, o que acende o alerta das autoridades de saúde quanto à possibilidade de um padrão de distribuição de bebidas adulteradas, especialmente em cidades do interior.

Todos os casos suspeitos estão sendo monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde da Sesa e dos municípios, em articulação com as unidades hospitalares. A Secretaria afirma que tem intensificado as ações de monitoramento e alerta, orientando que profissionais de saúde fiquem atentos aos sinais clínicos compatíveis com intoxicação por metanol. A identificação da substância e da possível origem da contaminação estão a cargo da Pefoce.

Chegada dos antídotos

Em resposta ao surto de suspeitas, o Ministério da Saúde enviou ao Ceará, na madrugada desta segunda-feira, cerca de 100 doses do antídoto para intoxicação por metanol. O medicamento, à base de etanol farmacêutico, age bloqueando a metabolização do metanol no organismo, sendo administrado por via intravenosa e em doses ajustadas conforme a gravidade do caso.

A Sesa também informou que encaminhou uma nota técnica do Ministério da Saúde às superintendências regionais de saúde, reforçando a importância da notificação imediata de casos suspeitos. A pasta destacou que a detecção precoce e o início rápido do tratamento são cruciais para evitar complicações graves, incluindo cegueira e óbito.

De acordo com a Sesa, um caso é considerado suspeito de intoxicação por metanol quando o paciente apresenta sintomas como embriaguez persistente após o consumo de bebida alcoólica, desconforto gástrico (náuseas, vômitos ou dor abdominal), dor de cabeça intensa, confusão mental e alterações visuais. A população é orientada a evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa e procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas.

 

 

*GCMais