Criminosos danificam estrutura de provedores de internet em São Gonçalo do Amarante, no Ceará

Os ataques acontecem quase um ano depois de uma sequência de ações criminosas mirando diferentes empresas provedoras de internet na Região Metropolitana

Estruturas de provedores de internet em postes no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, foram atacadas por criminosos durante a madrugada desta terça-feira (6). A ação criminosa compromete o acesso a internet no distrito do Pecém.

 

Criminosos danificam estrutura de provedores de internet em São Gonçalo do Amarante, no Ceará
Foto: Divulgação / PCCE

 

O alvo dos criminosos teria sido a fiação nos postes, conectando as empresas e os clientes – com isso, diversas empresas ficam com acesso limitado ou interrompido na região.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investiga a ocorrência. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) também foi acionada e reforçou o policiamento ostensivo na região. O caso é acompanhado pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS). As diligências estão em andamento e novas informações serão repassadas, segundo a SSPDS, “em momento oportuno, para não prejudicar os trabalhos policiais”.

Os ataques acontecem quase um ano depois de uma sequência de ações criminosas mirando diferentes empresas provedoras de internet na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), comandadas por facções criminosas. A intenção dos criminosos, à época, era tomar espaço dos provedores de internet e passar a atuar no mercado de internet, como possível modo de expansão financeira dos grupos criminosos.

A SSPDS, na nota, destaca ainda que, ao tomar conhecimento sobre essas ocorrências, em março do ano passado, foi desenvolvido um protocolo de atuação para esse tipo de crime, em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE). Pontua ainda que isso resultou, ao longo de 2025, em 85 capturas de pessoas suspeitas de relação com esses crimes.

Entre os alvos das ações policiais estavam donos de provedores de internet clandestinos – suspeitos de fazer ameaças e ataques. As estratégias foram amparadas por informações levantadas por meio da inteligência, do Disque-Denúncia 181 da SSPDS e por indicadores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à SSPDS.

As ofensivas dos criminosos, no ano passado, atingiu diversos bairros de Fortaleza, Caucaia e outras cidades da região. Na capital cearense, ocorreram crimes do tipo nos bairros Autran Nunes, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Farias Brito, José Walter (Cidade Jardim I e II), Lagoa Redonda, Paupina (Residencial dos Escritores), Pirambu, Quintino Cunha, São João do Tauape (Lagamar), Sapiranga e Siqueira (Comunidade do Urubu), entre outros. Em Caucaia, as ocorrências foram registradas nos bairros Conjunto Metropolitano, Padre Júlio Maria (Condomínio Pabussu), Capuan, Araturi, Itambé, Sítios Novos e Parque Soledade.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Confira na íntegra a nota das forças de segurança sobre o ocorrido:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informa que as ações integradas das Forças de Segurança do Estado contra suspeitos de danos contra empresas provedoras de internet já resultaram nas capturas de 85 pessoas desde março de 2025. As prisões ocorreram por força de mandados de prisão e em flagrante.

A SSPDS-CE ressalta que os trabalhos integrados fazem parte de um protocolo que tem o objetivo de identificar, investigar e prender suspeitos de cometerem crimes contra provedores de internet e, além de combater o serviço ilegal de provedores e empresas clandestina que tentam monopolizar a distribuição de internet. As ações também consistem em saturações preventivas, fiscalização e abordagem de pessoas suspeitas, além de inspeções e revistas em celas e suspeitos, a partir de informações de inteligências em unidades prisionais.

É importante destacar que as estratégias utilizadas são amparadas por informações levantadas por meio da inteligência, do Disque-Denúncia 181 da SSPDS e por indicadores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à SSPDS.

Sobre a ocorrência registrada nessa terça-feira (5), no distrito de Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante – Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará reforça que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) reforçou o policiamento ostensivo na região. O caso é investigado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS). As diligências estão em andamento, e novas informações serão repassadas em momento oportuno para não prejudicar os trabalhos policiais.

 

 

(Portal GCmais)