Ex-jogador com carreira internacional é preso por envolvimento em tentativa de latrocínio contra empresário no Ceará

Natural da Paraíba, ele teve passagem por clubes do Brasil e do exterior antes de se tornar alvo das investigações

O ex-jogador de futebol profissional preso nesta terça-feira (20) por suspeita de participação em uma tentativa de latrocínio contra um empresário da cidade de Iguatu, no interior do Ceará, foi identificado como Joceano da Silva Santos, conhecido como “Jô Baiano”, de 35 anos. Natural da Paraíba, ele teve passagem por clubes do Brasil e do exterior antes de se tornar alvo das investigações.

 

Ex-jogador com carreira internacional é preso por envolvimento em tentativa de latrocínio contra empresário no Ceará
Foto: Reprodução.
 

O crime ocorreu no dia 15 de dezembro de 2025, quando a vítima teve o veículo cercado por criminosos, que tentavam roubar um malote com uma grande quantia em dinheiro. Apesar da emboscada, o empresário conseguiu fugir. Jô Baiano foi capturado em Campina Grande, sua cidade natal, com apoio da Polícia Civil da Paraíba. Com a prisão dele, chega a seis o número de detidos no caso. Entre os suspeitos está um estudante de medicina, de 22 anos, conhecido como “Playboy”, preso na Bahia e apontado como mentor da ação criminosa.

Carreira no futebol

Antes de ser investigado por envolvimento no crime, Jô Baiano construiu uma carreira no futebol como meia-atacante. Ele atuou em clubes de diversos estados brasileiros, como Cruzeiro (DF), Bandeirantes (DF), Campinense (PB), Vitória (PE), São José (PR) e Galícia Esporte Clube (BA).

O ex-atleta também teve experiências no futebol internacional, defendendo o Juventud Retalteca, da Guatemala, e os clubes Karbalaa Football Club e Al-Zawra’a Sports Club, ambos do Iraque.

Segundo as investigações da Polícia Civil do Ceará, Jô Baiano teria articulado o crime em conjunto com o estudante de medicina conhecido como “Playboy”. A dupla teria levantado a rotina da vítima, estudado o melhor ponto de abordagem e definido as rotas de fuga.

Ainda conforme a apuração, os dois são apontados como mentores intelectuais da tentativa de roubo, enquanto os demais integrantes da quadrilha ficaram responsáveis pela execução da ação, que acabou frustrada pela fuga do empresário.

Dinâmica do crime

No dia do ataque, o empresário seguia em um carro com outras três pessoas, transportando o malote de dinheiro, quando o veículo foi cercado pelos criminosos na Rua 15 de Novembro, no Centro de Iguatu. A ação foi registrada por uma câmera de segurança.

Ao perceber que seria rendido, o motorista jogou o carro na contramão, subiu uma calçada e quase atropelou um idoso. Durante a fuga, os assaltantes efetuaram disparos, que atingiram o farol traseiro e uma das portas do automóvel. Apesar disso, nenhum dos ocupantes ficou ferido.

Prisões e apreensões

Horas após o crime, a Polícia Militar prendeu três homens e uma mulher em flagrante. Dois dos suspeitos foram localizados em um ônibus de viagem, quando tentavam fugir para Fortaleza. O veículo foi abordado pelos agentes na região de Acopiara.

Entre os detidos no ônibus estavam um homem de 24 anos, apontado como autor dos disparos contra o carro da vítima e com antecedentes por tráfico de drogas, receptação e furto qualificado, além de outro suspeito, de 20 anos, que já responde por lesão corporal dolosa.

Em seguida, os policiais capturaram mais dois envolvidos: um homem de 36 anos e uma mulher de 30 anos, que já possui antecedentes por tráfico de drogas.

Com o grupo, foram apreendidos um revólver, uma pistola, munições, quatro aparelhos celulares, uma quantia em dinheiro em moeda nacional e estrangeira, além do carro utilizado na ação criminosa.

 

 

(Portal GCMais)