Brasil x Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo, será a maior partida da história do estádio quarentão
O Castelão recebe hoje, às 17 horas, sua partida mais importante em 40 anos de história. Serão 60 mil pessoas dentro dele e mais alguns bilhões em todo o mundo de olho no duelo entre Brasil e Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo.
O protagonismo do Castelão em receber grandes jogos é um fenômeno recente, como mostra a história do estádio inaugurado em no dia 11 de novembro de 1973. Embora grandes embates em âmbito local envolvendo Ceará, Fortaleza e Ferroviário, além de esporádicos momentos em termos nacionais tenham ocorrido neste período, o estádio acostumou-se a ficar à margem de grandes jogos. Até mesmo as vindas da Seleção Brasileira se resumiam a amistosos pouco atrativos. Foram sete no total. Mas isso foi até 2013.O 'upgrade' do Castelão ocorreu após a confirmação de Fortaleza como cidade sede da Copa do Mundo no Brasil, em 31 de maio de 2009. Com o estádio sendo o primeiro a ser entregue segundo o cronograma da Fifa, e assim, contemplado com um bom número de jogos - três na Copa das Confederações, e seis na Copa do Mundo. Antes do jogo decisivo de hoje tiveram lugar Brasil 2x0 México, Espanha 3x0 Nigéria, e Itália 0x0 Espanha, em 2013, e Uruguai 1x3 Costa Rica, Brasil 0x0 México, Alemanha 2x2 Gana, Costa do Marfim 1x2 Grécia, todas pela 1ª Fase do Mundial, além de Holanda 2x1 México, pelas oitavas.
Destes jogos, quatro podem ser considerados históricos. O primeiro,
como não poderia deixar de ser, foi a vitória do Brasil ante o México
por 2 a 0, no dia 19 de junho de 2013, pela Copa das Confederações.
Ainda naquela competição, pelas semifinais, Fortaleza presenciou outro jogo histórico, um clássico europeu, no dia 27 de junho. Espanha e Itália fizeram uma partida épica, pelo esforço e garra das duas seleções nos 120 minutos de jogo, vencida nos pênaltis pelos espanhóis.
Outro jogo marcante foi a partida entre Uruguai e Costa Rica, no dia 14 de junho deste ano. A surpreendente vitória dos 'Ticos' por 3 a 1, pelo Grupo D, foi a primeira partida de Copa do Mundo sediada em Fortaleza.
O último duelo considerado marcante para o estádio foi a primeira partida da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo em Fortaleza. Brasil e México voltaram a se enfrentar na cidade após o duelo na Copa das Confederações, com a torcida brasileira repetido a cantoria no hino. Mas o placar sem gols frustrou boa parte dos presentes, muito devido às defesas do goleiro mexicano Ochoa, para alegria da parte vermelha, verde e branco da arena, que fez uma bonita festa no estádio.
Clubes
Mas antes dos embates internacionais mudarem a história do estádio, é claro que partidas memoráveis já ocorreram muito antes aqui. As maiores conquistas locais dos três clubes cearenses não podem ser esquecidas, como os tetras de Ceará (o primeiro dos quatro, em 1978) e Fortaleza (em 2010), e o bicampeonato do Ferroviário em 1988. Além destes feitos locais, o Castelão sediou três finais importantes.
Uma decisão de Copa do Brasil, em 1994, entre Ceará e Grêmio; de Copa dos Campeões em 2002, vencida pelo Paysandu contra o Cruzeiro; e mais recentemente, uma finalíssima da Copa do Nordeste, este ano, entre Ceará e Sport, na qual os pernambucanos comemoraram o título. A partida do regional, disputada em abril, detém o recorde de público do estádio após sua reforma, com 61.240 pagantes.
Fonte: Diário do Nordeste
