Total de visualizações

!!

!!

Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa: ouro, prata e bronze - Alunos Olímpicos Kairós


ALUNOS OLÍMPICOS KAIRÓS
🏅✨ “Hello, champions! Welcome to the language of great achievements!”✨🏅
💬: Olá, campeões! Bem-vindos à língua das grandes conquistas!O talento encontra o sucesso quando a dedicação decide ir além. 

Hoje celebramos nossos brilhantes estudantes que transformaram conhecimento em conquista na Olimpíada Brasileira da Língua Inglesa – OBLI. 🇬🇧📚

🥇 3 medalhas de ouro
🥈 4 medalhas de prata
🥉 2 medalhas de bronze
🌟 2 menções honrosas

Cada medalha representa mais que desempenho acadêmico. Representa disciplina, confiança, esforço e o desejo de alcançar novos horizontes através da educação.

Nossos alunos olímpicos mostram que aprender uma nova língua é abrir portas para o mundo, ampliar sonhos e acreditar no próprio potencial.

Parabéns, campeões!
O Instituto Kairós se orgulha de cada conquista e aplaude os protagonistas que levam nosso nome cada vez mais longe. 🌎

 

Jovem de 22 anos morre em acidente de motocicleta na estrada da Bica do Ipu

 

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na tarde deste sábado (20/06), na estrada que dá acesso à Bica do Ipu.

A vítima foi identificada como Thiago Oliveira Lopes, de 22 anos. De acordo com informações das autoridades, o jovem conduzia uma motocicleta Honda Bros quando perdeu o controle do veículo, colidiu contra a calçada e, em seguida, atingiu um poste às margens da via.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ipu foi acionado para atender a ocorrência. No entanto, ao chegar ao local, a equipe constatou que o motociclista já estava sem vida.

Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Autarquia Municipal de Trânsito estiveram no local realizando os procedimentos iniciais e o isolamento da área, enquanto aguardavam a chegada do rabecão do Núcleo da Perícia Forense de Crateús para os procedimentos cabíveis.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

 

(Ipu Notícias) 

Estupro coletivo é investigado em BH; suspeitos são menores e pais teriam coagido mãe de vítima

Adolescente de 17 anos teria sofrido o crime na noite do dia 12 de junho. 

 

Na imagem, uma foto em primeiro plano focada na palma da mão aberta de uma pessoa estendida em direção à câmera em um gesto de
Legenda: Jovem suspeita que alguém tenha colocado uma substância na bebida que ela estava tomando. Foto: Shutterstock/Wasu Watcharadachaphong.

 

Investigação realizada pela Polícia Civil de Belo Horizonte (MG) apura um caso de estupro coletivo realizado na noite do último dia 12 de junho, em Contagem, Região Metropolitana do município. A vítima, segundo o Boletim de Ocorrência, é uma adolescente de 17 anos.

Conforme o relato da adolescente, ela estava sozinha em casa após a saída dos pais quando recebeu um grupo de pessoas. Havia outros oito adolescentes no lugar: duas amigas, o namorado de uma delas, um amigo do casal e outros quatro amigos da própria vítima.

Todos, segundo o g1, ingeriam bebida alcoólica, e a jovem suspeita que alguém tenha colocado alguma substância no líquido que ela estava tomando. Ela conta ter perdido a consciência e acordado nua, sem recordar dos acontecimentos.

Também disse não manter relacionamento amoroso com os envolvidos, e que conheceu parte deles por meio de um amigo de infância, que também estava na casa, mas não estaria no quarto no momento dos fatos.

Como tudo aconteceu, segundo a adolescente

No depoimento, a vítima detalha que, ao recobrar a consciência, encontrou dois adolescentes mantendo relação sexual sem consentimento. Destacou ainda que um terceiro jovem observava a situação naquele momento. 

Um quarto adolescente, que não estava no quarto quando ela acordou, teria admitido posteriormente, por meio de mensagens, que também teria abusado dela no início, mas que disse ter se arrependido e deixado o local.

A adolescente vítima foi encaminhada ao Hospital de Contagem, onde recebeu atendimento médico após registro do Boletim de Ocorrência.

Pais de suspeitos negociam acordo

Uma das mais recentes atualizações do caso diz respeito ao acordo que os pais dos suspeitos tentaram com a mãe da vítima. 

Enquanto a mulher acompanhava a filha, realizando exames e recebendo medicação no hospital, pais de dois envolvidos nos abusos foram até o local na tentativa de negociação.

 

Na imagem, captura de tela do arquivo
Legenda: Adolescente suspeito teria enviado mensagem à vítima com intenção de coagi-la.
Foto: Arquivo pessoal.

 

"Eles ficaram na porta, dois dos pais dos adolescentes abusadores, nos coagindo, querendo conversar para resolver o problema, como se uma conversa, um pedido de desculpa fosse resolver. As médicas ficaram revoltadas, acionaram o 180 e registraram boletim de ocorrência", relatou a mãe, também de acordo com o g1.

Na última quinta-feira (18), os suspeitos começaram a ser ouvidos pela Polícia Civil. Em nota, o órgão informou que a investigação segue sob sigilo na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Contagem.

Por serem menores de idade, os adolescentes não respondem criminalmente da mesma forma que adultos. Caso o envolvimento seja comprovado, eles poderão responder por ato infracional análogo ao crime de estupro, com aplicação de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

(Diário do Nordeste) 

Servidor público amputa o próprio pé para receber R$ 1,5 milhão em seguro

Homem foi condenado e em maio desse ano e intimado a iniciar o cumprimento da pena na Bahia. 

 

imagem de um homem sem o pé direito sentando em uma cadeira
Legenda: Na época da ocorrência, em 2019, Vanderley disse à polícia ter perdido o membro durante um assalto seguido de sequestro. Foto: Reprodução de imagens do processo judicial.

 

O servidor público Vanderley dos Santos Gomes que atuava na cidade de Amélia Rodrigues, no Recôncavo baiano, e amputou o próprio pé para simular um assalto e tentar receber cerca de R$ 1,5 milhão em indenizações, começou a cumprir, em maio deste ano, as penas alternativas impostas pela Justiça. Ele foi condenado na Bahia por fraudar seguradoras.

O caso que ocorreu em 2019 e, agora voltou à tona após Vanderley perder recursos na Justiça baiana e não ter mais possibilidade de recorrer. Ele foi condenado por estelionato a dois anos de reclusão em regime aberto e a pena que foi convertida em prestação de serviços à comunidade por 720 horas e pagamento de prestação equivalente a cinco salários mínimos, no valor de R$ 7.590.

Na época da ocorrência, em 2019, Vanderley disse à polícia ter perdido o membro durante um assalto seguido de sequestro. No período ele também  havia contratado múltiplas apólices de seguro, cada uma com uma empresa referência no setor.

Como foi a farsa?

Em agosto de 2019, Vanderley, então com 26 anos, afirmou ter sido vítima de um assalto seguido de sequestro na cidade de Cruz das Almas. Segundo a versão apresentada por ele à polícia, dois homens armados o obrigaram a entrar em um carro, roubaram dinheiro, celular e pertences pessoais e o levaram até uma estrada de terra no povoado de Mercês, zona rural de São Gonçalo dos Campos.

Ele relatou que, no local, foi agredido, teve os olhos vendados e o pé direito amputado pelos criminosos antes de ser abandonado. Vanderley foi socorrido pela Polícia Militar e levado inicialmente ao hospital municipal, sendo depois transferido ao Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.

No mesmo dia, policiais localizaram o pé amputado próximo a uma fazenda, junto com uma mochila, sapatos e outros objetos que, supostamente, teriam sido roubados.

Dias após a ocorrência, Vanderley iniciou os pedidos de indenização junto às seguradoras. O valor total das apólices contratadas chegava a aproximadamente R$ 1,5 milhão em caso de invalidez permanente. A atitude gerou alerta nas seguradoras. 

O que a investigação descobriu?

As investigações da Polícia Civil, do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e das seguradoras desmontaram a versão apresentada pelo servidor. A principal suspeita surgiu após a descoberta de que, poucas semanas antes do suposto crime, Vanderley havia contratado quatro seguros de vida e acidentes pessoais.

A primeira apólice foi firmada em 17 de junho de 2019 com a Tokyo Marine, com cobertura de R$ 800 mil. Dois dias depois, contratou outro seguro com a Allianz, no valor de R$ 400 mil.

Em 29 de junho, fez uma terceira apólice com a Zurich Minas Brasil Seguros, também de R$ 800 mil. Por fim, contratou um quarto seguro com a Sompo Seguros, com cobertura de R$ 100 mil.

O volume de apólices em curto intervalo de tempo, somado ao rápido pedido de indenização imediato após a mutilação, despertou suspeitas no sistema de inteligência das seguradoras.

Durante a apuração, perícias, relatórios médicos, documentos e depoimentos apontaram inconsistências na narrativa. Para investigadores e magistrados, a história de um sequestro seguido de amputação sem pedido de resgate ou qualquer outra vantagem aos supostos criminosos era inverossímil.

Condenação na Justiça

A Justiça concluiu que Vanderley planejou a fraude ao contratar os seguros e provocar a própria mutilação para receber as indenizações.

Na primeira instância, a defesa pediu absolvição por insuficiência de provas. No recurso ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), sustentou novamente que não havia comprovação de que ele tivesse planejado a fraude ou causado a própria lesão.

Em 2025, a maioria da Segunda Câmara Criminal manteve a condenação. A relatora original da apelação votou pela absolvição, mas foi vencida pelos demais desembargadores, que consideraram robusto o conjunto probatório.

A defesa ainda tentou levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não teve sucesso. A Justiça baiana entendeu que todos os pontos levantados já haviam sido devidamente analisados durante o processo.

Com o trânsito em julgado, Vanderley foi intimado em maio de 2026 a iniciar o cumprimento da pena.

 

(Diário do Nordeste) 

Dois acidentes em rodovias deixam motoqueiros mortos neste final de semana no CE

As colisões ocorreram nas BRs 116 e 020, no Ceará.

 

capa da noticia
Legenda: Nos dois casos, as vítimas foram os condutores das motocicletas.
Foto: Divulgação/PRF.

 

Dois acidentes em trechos de rodovias federais deixaram duas pessoas mortas neste final de semana no Ceará. Nos dois casos, os condutores das motocicletas morreram no local do acidente. 

Na manhã deste domingo (21), uma motocicleta colidiu frontalmente com um ônibus na BR-116, próximo ao município de Icó. O acidente ocorreu por volta das 5h50.  

O condutor da moto, um homem de 30 anos, morreu no local do acidente. O nome da vítima não foi divulgado. Ele estava sozinho na motocicleta. 

Não foram registrados feridos entre os ocupantes do ônibus. O condutor e o ônibus seguiram no local do acidente enquanto as autoridades policiais isolavam o espaço. 

A via teve que ser interditada de forma parcial. As causas do acidente serão divulgadas após a divulgação do laudo pericial.

Acidente na BR 020

Uma colisão frontal também foi registrada na BR-020, neste sábado (20), na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

O acidente envolveu uma caminhonete e uma motocicleta e ocorreu por volta das 10h40 da manhã.  

Novamente, o motoqueiro, de 29 anos, morreu no local. O condutor do outro veículo, um homem de 78 anos, sofreu lesões leves. 

 

(Diário do Nordeste) 

Personal trainer morre após ser baleado em abordagem policial em Itapipoca, no interior do Ceará

Segundo a Polícia Militar, jovem de 24 anos desobedeceu ordens da abordagem e tentou tomar a arma de um agente durante ocorrência registrada na localidade de Rajada.

 

Personal trainer morre após ser baleado durante abordagem policial em Itapipoca, no Ceará
A morte aconteceu após equipes da 1ª Companhia do 11º Batalhão perceberem uma motocicleta estacionada de forma que dificultava parcialmente a passagem na via. (Foto: Reprodução).

 

Um personal trainer de 24 anos morreu após ser baleado durante uma abordagem da Polícia Militar na localidade de Rajada, em Itapipoca, no interior do Ceará. Segundo a corporação, o jovem usava tornozeleira eletrônica e teria tentado tomar a arma de um dos policiais durante a ocorrência registrada na noite da última quinta-feira (18).

A morte aconteceu após equipes da 1ª Companhia do 11º Batalhão perceberem uma motocicleta estacionada de forma que dificultava parcialmente a passagem na via. A situação levou os agentes a se aproximarem para verificar o que ocorria no local.

Ao lado da motocicleta, os policiais encontraram o homem, identificado pela PM como monitorado por tornozeleira eletrônica. Conforme o relato oficial, os agentes iniciaram o procedimento de abordagem e deram ordens para identificação e cumprimento das medidas de segurança.

Como aconteceu a abordagem policial em Itapipoca

De acordo com a Polícia Militar, o homem não obedeceu às determinações da equipe e avançou em direção à viatura durante a ocorrência. Ainda segundo a corporação, ele chegou a abrir a porta do veículo policial e tentou tomar a arma de um dos agentes que participavam da ação.

A PM informou que os disparos ocorreram diante do que classificou como uma ameaça iminente à integridade física da equipe. Após os tiros, os policiais realizaram buscas nos pertences do homem e encontraram uma bolsa contendo uma faca e objetos pessoais.

A corporação também afirmou que a localidade apresentava dificuldade de comunicação por ausência de sinal de telefonia móvel e rádio operacional, o que teria dificultado o acionamento imediato de apoio externo. Os próprios policiais socorreram o jovem para uma unidade hospitalar da região. Apesar do atendimento, ele não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital.

O que a Polícia Militar disse sobre os disparos

Em nota, a Polícia Militar declarou que os disparos foram efetuados para conter a agressão e impedir que a arma do policial fosse tomada durante a abordagem.

Casos envolvendo mortes decorrentes de intervenção policial costumam passar por investigação para análise das circunstâncias da ocorrência, incluindo dinâmica da ação, proporcionalidade do uso da força e avaliação pericial. A ocorrência foi apresentada à autoridade policial responsável, que deve conduzir os procedimentos cabíveis sobre o caso.

Jovem usava tornozeleira eletrônica

Segundo levantamentos realizados pela Subagência de Inteligência (SAI) do batalhão, o homem era natural de Brasília e vinha circulando recentemente por diferentes municípios do Ceará. As informações obtidas pela polícia apontam que ele teria como possível destino final o município de Tururu, também no interior do estado.

A Polícia Militar informou ainda que o jovem possuía antecedentes criminais por violência doméstica contra a mulher. Não foram divulgados detalhes sobre o processo judicial relacionado ao uso da tornozeleira eletrônica. O equipamento é utilizado pela Justiça em situações específicas, como monitoramento cautelar, prisão domiciliar ou acompanhamento de investigados e condenados.

Caso será investigado após morte durante intervenção policial

A morte deve ser investigada pelas autoridades competentes para esclarecer todos os detalhes da ocorrência registrada na localidade de Rajada. A apuração inclui coleta de depoimentos, análises periciais e reconstrução da dinâmica da abordagem policial. 

 

(GCMais) 

Homem sobrevive a perseguição e tentativa de homicídio no centro de Tianguá

 
 
Na madrugada deste sábado (20), um homem identificado como Dioquenis Rodrigues dos Santos sofreu uma tentativa de homicídio no município de Tianguá. A vítima foi perseguida por diversas ruas da cidade antes de ser socorrida.

Segundo informações da Polícia Militar do Ceará (PMCE), o episódio teve início após a vítima deixar uma casa noturna localizada nas proximidades da delegacia da região. Na ocasião, Dioquenis foi abordado por indivíduos armados, que efetuaram disparos de arma de fogo em sua direção.

Na tentativa de escapar do ataque, o homem correu por várias vias públicas, sendo perseguido pelos suspeitos até as imediações da agência da Caixa Econômica Federal (CEF).

Durante o trajeto, os agressores interromperam os disparos e passaram a atacá-lo com uma faca. A vítima sofreu múltiplas perfurações pelo corpo.

Mesmo ferido, Dioquenis conseguiu socorro e foi encaminhado ao Hospital Madalena Nunes. De acordo com os relatórios médicos preliminares, o quadro de saúde da vítima é considerado estável.

A Polícia Militar informou que realizou diligências logo após o crime e mantém as buscas na região para identificar e capturar os autores da ação. O caso foi repassado à Polícia Civil do Ceará (PCCE), que ficará responsável pelas investigações.

Fonte: Cn7

Tamboril/CE: BPRaio prende dupla acusada de tráfico de drogas durante a madrugada no bairro Monte Azul

 

 

O fato ocorreu na madrugada deste domingo dia 21/06/2026, na Rua Jesuíta Adeodato, Bairro Monte Azul - Tamboril, quando PMs do BPRAIO realizaram duas prisões por tráfico de drogas.

Os Raianos vinham recebendo diversas denúncias acerca da prática de venda de drogas na referida residência, tendo os PMs ido chegar a denuncia quando a composição policial visualizou uma motocicleta estacionada em frente ao imóvel, bem como uma pessoa se dirigindo até a porta da residência. Que, ao perceber a aproximação da viatura, a referida pessoa demonstrou nervosismo e retornou em direção à motocicleta, momento em que foi realizada a abordagem.

Que, durante a abordagem, a composição percebeu que pessoas no interior do imóvel correram em direção ao quarto. Que, ao se aproximarem da porta da residência, os policiais sentiram um forte odor característico de entorpecente, semelhante à maconha.

Foi verbalizado para que todos os ocupantes da residência saíssem para a parte externa do imóvel, sendo identificados como Jonathan e  Claudio, bem como suas companheiras.

Que, diante da fundada suspeita da prática de tráfico de drogas naquele local, a composição realizou buscas na residência, vindo a localizar uma considerável quantidade de substância entorpecente, aparentemente maconha, já fracionada e pronta para comercialização, além de diversos sacos plásticos utilizados para acondicionamento e uma balança de precisão.

Diante da situação de flagrante delito, as partes envolvidas, juntamente com todo o material apreendido, foram conduzidas à Delegacia Plantonista para a realização dos procedimentos legais cabíveis, onde na delegacia os dois homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, e suas companheiras foram ouvidas e liberadas.

Os presos foram identificados como sendo:

1°: FRANCISCO JOHNATAN FERREIRA DE SOUSA, filho de Rafaela Santos Ferreira, nascido aos 16/06/2007, residente na Rua Jesuíta Adeodato, Bairro Monte Azul - Tamboril.

2°: JOSE CLÁUDIO PEREIRA DE SOUSA JACAUNA, filho de Roselena Pereira de Sousa, Nascida aos 18/01/2003, residente na Rua Luiz Camelo Paiva, Vila São Pedro - Tamboril.

Material apreendido:

- 49G maconha (102 Papelotes)

- 2G Crack (12 Papelotes)

- R$ 189,00.

- 01 Balança de precisão.

- 06 aparelhos celulares.

- 01 Gilete.

- Vários sacolés.

 

(Ipaporanga Notícias) 

Ararendá/CE: Pedreiro é preso por engano através de ordem judicial do estado do Acre, e caso comove a população

 

 

A prisão injusta é uma das maiores violações de direitos humanos e, infelizmente, casos de erro do Estado e do sistema de justiça criminal são recorrentes no Brasil. As situações mais comuns envolvem reconhecimentos fotográficos falhos em delegacias, homonímia (confusão de nomes) e falsas memórias induzidas durante as investigações.

O caso mais recente aconteceu no município de Ararendá/CE, quando um cidadão foi preso injustamente através de um mandado de prisão por estupro.

A prisão aconteceu na manhã desta quinta feira (18/06/2026) na localidade de Lagoa dos Bois, quando PMs prenderam: Francisco Martins de Sousa (conhecido por Piauí), nascido aos 21/03/1978, residente na localidade de Lagoa dos Bois, zona rural de Ararendá.

Seu Piauí foi preso em sua própria residência com alegações que contra o mesmo existia um mandado de prisão pelo crime de estudo, oriundo da comarca do município de Cruzeiro do Sul/Acre.

Seu Piauí foi encaminhado para a delegacia de polícia civil de Crateús e apresentado à autoridade policial, e no turno da tarde o mesmo passou por uma audiência de custódia e logo em seguida foi recambiado para o presídio na cidade de Tianguá/CE.

ATUAÇÃO DO ADVOGADO:  Logo ao ser constituído para representar o senhor Piauí, o advogado Dr Athila Bezerra logo procurou se habilitar no processo (que corria em segredo de justiça), porém antes o advogado conversou com o cidadão Piauí, o qual afirmou nunca ter andado no Estado do Acre, muito menos cometido algum tipo de crime.

Comovido com o caso e usando de seu senso de justiça, o advogado Dr Athila Bezerra logo passou a analisar o caso em questão e através de seu escritório o advogado conseguiu descobrir que o senhor Piauí nunca havia cometido crime nenhum, e que o mesmo havia sido preso injustamente (por engano), uma vez que o verdadeiro mandado de prisão seria para um homem identificado por Francisco Martins Souza (vulgo Zé Nery), e que o erro teria sido uma confusão de nomes, pois o sobrenome Sousa do senhor Piauí, se escreve com "S", enquanto o sobrenome Souza do verdadeiro culpado, se escreve com "Z".

LIBERDADE:  Ainda nesta sexta feira (19/06) o advogado conseguiu comprovar  que seu cliente havia sido preso por engano, Dr Athila Bezerra entrou com o pedido de liberdade junto a justiça do Acre, e já no final da tarde a justiça Acreana expediu o alvará de soltura concedendo a liberdade ao senhor Piauí.

 

(Ipaporanga Notícias) 

Varjota/CE: Polícia Militar apreende mais de um quilo e meio de drogas durante perseguição

Momento da apreensão.

 

A Polícia Militar do Ceará, por meio do 7º BPM, realizou uma expressiva apreensão de drogas na noite deste sábado (20/06/2026), na localidade de Angelim, zona rural de Varjota.

Durante patrulhamento no Bairro Pedreira, policiais visualizaram dois indivíduos em uma motocicleta sem placa. Ao perceberem a presença da viatura, os suspeitos fugiram, sendo que o garupeiro efetuou disparos contra a equipe policial, que reagiu à injusta agressão. Equipes da Força Tática e do Destacamento de Varjota prestaram apoio à ocorrência.

Durante a fuga, os suspeitos abandonaram uma mochila vermelha contendo 780g de maconha, 322 trouxinhas de maconha (119g), 1.208 trouxinhas de cocaína (212g), além de quatro balanças de precisão. Os indivíduos conseguiram fugir por uma vereda de difícil acesso.

Todo o material foi apresentado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral.

Denúncias sobre atividades criminosas podem ser realizadas pelos telefones 190 e 181, com garantia de sigilo ao denunciante.

 

Material apreendido.

 

(Ipaporanga Notícias) 

Prefeitura de Ipu realiza distribuição de mudas durante o Junho Ambiental 2026

 

A Prefeitura Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou, nesta quinta-feira (18/06), uma ação de distribuição de mudas de árvores nativas na Praça Delmiro Gouveia, no Centro da cidade.

A iniciativa integra a campanha “Junho Ambiental de Ipu 2026”, que neste ano apresenta o tema “Ceará Mais Verde e Sustentável”. A programação teve início no dia 01/06 e busca ampliar a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente.

 

 

Durante o mês de junho, estão sendo desenvolvidas atividades como blitz educativas, panfletagem, ações de coleta, exposições, palestras e trilhas.

A secretária adjunta do Meio Ambiente de Ipu, Tatianna Angelo, acompanhou a distribuição das mudas e conversou com a imprensa presente no local sobre a realização da campanha.

A programação do Junho Ambiental segue com ações voltadas à educação ambiental e ao incentivo de práticas sustentáveis no município. Com informações do Ipu Notícias

 

Lindbergh Martins recebe lideranças ipuenses para diálogo sobre desenvolvimento de Ipu

 

O superintendente de Agricultura e Pecuária no Ceará, Lindbergh Martins, recebeu nesta segunda-feira (15/06), as lideranças ipuenses Diego Carlos (PT) e o vereador Elisafran Mororó (MDB) para um momento de diálogo e alinhamento.

O encontro teve como foco o fortalecimento da união e do compromisso com o desenvolvimento do município de Ipu. A conversa reforçou a importância da parceria entre lideranças e da construção de novos caminhos voltados para o crescimento local.

A reunião também destacou a necessidade de manter o diálogo aberto entre representantes  políticos e institucionais, buscando ações que possam contribuir com o avanço de Ipu, especialmente em pautas ligadas ao desenvolvimento do município.


 

 

(Ipu Notícias)

Direto da Delegacia Municipal de Ipu os desdobramentos da prisão de um maníaco sexual


Nossa reportagem entrevistou nesta terça-feira (16/06), direto da Delegacia Municipal de Ipu, o oficial investigador de Ipu; Luiz Felipe, a despeito da prisão de um indivíduo de 41 anos, acusado de estupro de vulnerável de pelo menos três vítimas.

Conforme apurado o acusado já vinha cometendo os crimes há alguns anos, contudo parte da comunidade onde ocorriam os atos de perversão sexual, se omitia em denunciar, presumi-se então que o número de vítimas pode ser maior do que se imagina. 

Após a prisão do indivíduo, o mesmo foi recambiado para a Delegacia Regional de Tianguá, onde foi trancafiado em uma cela, para ficar a disposição da justiça e o prosseguimento do inquérito policial. 

Ouça na sonora abaixo a entrevista completa com o oficial investigador de Ipu; Luiz Felipe; policial civil:  

 


 

Caminhão do Cidadão oferece emissão gratuita de documentos nesta quarta e quinta-feira em Ipu


O Caminhão do Cidadão está em Ipu nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18/06, oferecendo gratuitamente serviços de emissão de documentos à população.

A unidade móvel, vinculada à Secretaria da Proteção Social (SPS), está instalada na Praça da Igrejinha, no Centro, ao lado da Secretaria da Pesca. O atendimento acontece das 8h às 16h.

Entre os serviços disponibilizados estão a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, atestado de antecedentes criminais e outros documentos essenciais para o exercício da cidadania.

 

Serviço

Datas: 17 e 18/06, quarta e quinta-feira
Local: Praça da Igrejinha, Centro, ao lado da Secretaria da Pesca
Horário: das 8h às 16h
Atendimento: gratuito

 

(Ipu Notícias) 

Lindbergh Martins é nomeado superintendente de Agricultura e Pecuária no Ceará

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária nomeou Lindbergh Martins para o Cargo Comissionado Executivo de Superintendente da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará.

A nomeação consta na Portaria de Pessoal SE/MAPA nº 718, de 08/06, assinada pelo secretário-executivo substituto do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Lindbergh Martins ocupará o cargo de Superintendente, código CCE 1.13, vinculado à Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, da Subsecretaria de Governança das Superintendências, da Secretaria-Executiva.

O ato menciona o Processo SEI nº 21000.041365/2026-10 e tem como base normas federais relacionadas à estrutura e aos cargos comissionados do Ministério.