O consumo excessivo de cafeína causou a morte de um adolescente em Ohio,
nos Estados Unidos, em 27 de maio passado, segundo informou o jornal
americano "Chronicle-Telegram".
Logan Stiner, 18, foi encontrado inconsciente por seu irmão na casa
da família. Inicialmente, acreditou-se que ele havia morrido de causas
naturais, mas uma autópsia feita um mês após sua morte confirmou que a
causa foi uma overdose de cafeína.
O adolescente tinha mais de
70 microgramas de cafeína por mililitro de sangue em seu sistema --20
microgramas a mais do que se considera uma dose letal.
Após a
morte de Logan, sua mãe encontrou saquinhos de cafeína em pó na casa.
Ela se lembra de ter ouvido uma vez o adolescente, que praticava luta
livre, comentar que estava consumindo uma substância "pré-treino".
O consumo excessivo do pó de cafeína causou no jovem, que não tinha
problemas cardíacos, uma arritmia cardíaca e um ataque de epilepsia, que
juntos levaram à sua morte.
"Ele era um jovem saudável. As
pessoas não se dão conta de que a cafeína potencialmente pode matar",
disse o médico responsável pela autópsia, Stephen Evans, disse ao
"Chronicle-Telegram".
Evan disse ainda que tem conhecimento de apenas 18 casos de morte por overdose de cafeína nos Estados Unidos.
Para o engenheiro de alimentos americano Steve Kingsley, 66, criador do CaffeinAll, produto feito de cafeína em pó sem gosto,
quando usada de forma correta a substância não apresenta riscos para a
saúde, mas, se consumida em excesso, pode provocar diarreia, aumentar a
ansiedade e causar problemas cardíacos.
Fonte: Uol Notícias