Total de visualizações

!!

!!

Artistas de rua oriundos da Argentina e Colômbia buscam o sustento através dos malabares nos semáforos de Ipu


Nesta última quarta-feira 1º de maio a nossa reportagem entrevistou dois artistas de rua, oriundos da Argentina e Colômbia, que diariamente buscam a sobrevivência nos semáforos do município de Ipu-CE.

O argentino Gonçalo e o colombiano Francisco; o "Coco" vieram parar no Brasil, chegando ao Ceará se instalaram na Serra da Ibiabapa na cidade de São Benedito, e trocaram o clima frio do referido município para o clima quente do Ipu e o calor humano dos seus cidadãos, tidos como povo hospitaleiro; acolhedor.

Gonçalo já trabalhou em circo, já o seu irmão de rua Francisco aprendeu o ofício de malabares ainda criança com outros artistas de rua. Aproveitando o tema "Dia do Trabalhador" perguntei a ambos, se não preferiam ter um emprego fixo numa empresa, algo convencional, uma casa, a resposta foi imediata; o que fazem é uma opção de vida e que gostam de viver na rua, mesmo diante das incertezas do que conseguirão naquele dia faturar e os perigos de morar no relento, tornando-os vulneráveis.

Ouça na sonora abaixo a entrevista na íntegra. A abordagem foi feita nos semáforos do cruzamento das ruas Antônio Martins e Coronel Félix: