![]() |
Prisões. |
A Polícia Civil do Ceará, através do DPI/Norte sob o comando do Delegado Dr Marcos Aurélio Elias de França, Delegacia da polícia civil de Crateús sob o comando do Delegado Dr Filipe Freitas, Delegacia de polícia civil de Boa Viagem, e Delegacia de polícia civil de Canindé, deflagraram na manhã desta sexta feira 23/05/2025, a segunda fase da "Operação Gran Finale" no município de Monsenhor Tabosa, culminando nas prisões de três mulheres e dois homens, bem como na apreensão de uma arma de fogo (pistola).
Tudo teve início após um crime de execução a bala ocorrido no último dia (21/05) na localidade de Canindezinho - Boa Viagem, quando foi morto: Alessandro Lopes de Lima, 42 anos, o qual era irmão de um policial penal.
No dia do crime, a vítima tinha acabado de chegar em seu Bar, quando foi surpreendido por uma dupla armada que cometeu o crime, que acabou ganhando muita repercussão na região.
A polícia civil passou a investigar o caso e rapidamente conseguiu dar uma resposta à população, conseguindo prender os suspeitos da execução, que foram localizados e presos na cidade de Monsenhor Tabosa.
Entre os presos está o Taboense: Edevaldo dos Santos Nascimento, conhecido por "MATUTO", 21 anos, residente no Bairro Jucás - Monsenhor Tabosa. Matuto é apontado pela polícia como sendo o autor dos disparos que ceifou a vida do irmão do policial penal na cidade de Boa Viagem.
Em poder do suspeito, a polícia apreendeu uma pistola, arma que segundo a polícia, teria sido usada no crime, bem como aprendeu ainda a roupa que o suspeito estava usando no dia do crime.
Na mesma operação policial, foi preso um homem conhecido por "CS", procedente da cidade de Boa Viagem, o qual teria sido o responsável por levar o acusado "Matuto" para executar o irmão do policial penal. Ainda foram presas três mulheres, duas delas identificadas por Gisele e Bianca, as quais estavam escondidas em Monsenhor Tabosa.
As cinco pessoas presas foram encaminhadas para a delegacia de polícia civil de Boa Viagem, onde foram autuadas em flagrante por homicídio qualificado (ART 121 do Código Penal), Organização Criminosa (ART 2° da Lei N° 12.850/2013), e posse de arma de fogo de uso restrito (ART 16 da Lei N° 10.826/2003).
Segundo a polícia civil, os capturados em Monsenhor Tabosa integram um coletivo criminoso de origem carioca, que explode o tráfico de drogas no Sertão Central e que estaria em disputa com com outros coletivos criminosos, dela advindo vários homicídios na Região.
AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA: Na tarde deste sábado 24/05/2025, as cinco pessoas presas foram levadas até a cidade de Crateús onde participaram de uma audiência de custódia, onde na ocasião o juiz converteu as prisões de ambos, em prisões preventivas ficando todos presos (a) a disposição da justiça.
Arma apreendida.
Roupa usada no crime.
*Ipaporanga Notícias