Total de visualizações

!!

!!

Elmano destaca operações policiais contra facções: "Vamos pra cima!"

Declaração é feita em meio a uma onda de violência em que Fortaleza e demais regiões do Estado estão vivenciando. Em dois dias, a Capital registrou, pelo menos, 12 assassinatos


"Vamos pra cima!", escreveu Elmano após afirmar que operações policiais estão sendo intensificadas
"Vamos pra cima!", escreveu Elmano após afirmar que operações policiais estão sendo intensificadas / Crédito: FÁBIO LIMA.

 

Em publicação nas redes sociais nesta sexta-feira, 29, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que operações policiais estão sendo intensificadas e que mais prisões de criminosos deverão ser feitas. “Vamos pra cima!”, escreveu Elmano.

A declaração é feita em meio a uma onda de violência em que Fortaleza e demais regiões do Estado estão vivenciando. Nas últimas semanas, uma série de assassinatos e tiroteios foi registrada nos bairros Vicente Pinzón e Papicu. A maioria dos crimes está relacionada a conflitos entre facções criminosas.

Nesta semana, em dois dias, a Capital registrou pelo menos 12 homicídios nos bairros Conjunto Palmeiras, Novo Mondubim, Jangurussu (2), Jardim Guanabara, Cambeba, Papicu (2), Cidade 2000, Sapiranga, Vila Manoel Sátiro e Vila Velha.

Na publicação, o governador declarou que se reuniu com as Forças de Segurança do Estado. O encontro contou com o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez, e o secretário da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), Mauro Albuquerque.

Sá chegou a declarar ao O POVO, na quarta-feira, 27, que a topografia das áreas dos bairros Vicente Pinzón e Papicu seria uma das dificuldades enfrentadas pelas forças policiais do Ceará na atuação contra as facções nos locais.

“Há lugares que às vezes a Polícia está patrulhando um beco e tem alguns em outros becos. E como eles são da região, conhecem muito bem”, disse o secretário.

Uma operação policial está prevista para ser realizada, nesta sexta-feira, 29, às 18 horas, para buscar combater a atuação de organizações criminosas e evitar Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).

A saída dos policiais da Operação Integração Saturação Total será acompanhada pelo governador Elmano de Freitas ao lado do secretário de Segurança, Roberto Sá. O início da ofensiva será realizada na praça da Paz Dom Hélder Câmara, na Avenida Dioguinho, 3700, na Praia do Futuro. (Colaborou Lucas Barbosa)

Conflito entre facções gera onda de violência

Nas últimas semanas, os bairros Papicu e Vicente Pinzón enfrentam uma crescente onda de violência, resultado de uma disputa entre as facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Comando Vermelho (CV), como O POVO vem mostrando.

No Papicu, a comunidade dos Índios foi mais uma região onde era registrada atuação da GDE e os criminosos decidiram "rasgar a camisa" da facção para ingressar no CV. No domingo, 24, mais um homem foi assassinado na comunidade dos Índios.

Desde então, a comunidade e o entorno vivem sob tensão do conflito. Na região, pelo menos três escolas municipais tiveram aulas suspensas. Os representantes escolares pedem medidas de segurança.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que um plano de segurança deve ser implantado para garantir a segurança de professores e alunos da região.

De forma emergencial, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) disse que reforçou o patrulhamento com viaturas nas proximidades das escolas, com o objetivo de garantir a continuidade das atividades escolares.

 

 

*O Povo