Total de visualizações

!!

!!

Caminhoneiro morre atropelado pelo próprio caminhão ao salvar crianças no Ceará

O homem tentava evitar que o veículo atropelasse crianças que estavam na via. O acidente ainda deve ser investigado formalmente

Um caminhoneiro morreu atropelado pelo próprio caminhão, na manhã desta quarta-feira (15), no município de Quixadá, no interior do Ceará. O caminhão estava carregado de água, para abastecimento de comércios locais.

 

Caminhoneiro morre atropelado pelo próprio caminhão ao salvar crianças no Ceará
Foto: Reprodução.

 

Conforme informado, o veículo teve um problema no freio e o homem tentava subir na cabine para parar o veículo, com o freio de mão. Ele tentava evitar que o caminhão atropelasse crianças, que estavam na via no momento do acidente.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para o local, mas, quando chegaram, o motorista já estava sem vida.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias da morte. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram presentes no local. A Delegacia de Quixadá está a cargo do caso.

Anteriores

Acidentes envolvendo caminhões vêm se avolumando, no estado do Ceará, ao longo das últimas semanas. No último mês, um caminhão causou destruição no bairro Messejana, em Fortaleza, ao subir na calçada e derrubar o muro de uma açaiteria localizada na rua Gurgel do Amaral. Imagens de câmeras de segurança registraram que o veículo fez manobras perigosas antes do incidente e, ainda, colidiu com um motociclista, que precisou de socorro.

De acordo com testemunhas, o caminhão era conduzido por um homem que aparentava estar visivelmente alterado. Ele estava acompanhado da esposa, que segundo informações policiais, estaria grávida. Antes de atingir a fachada do estabelecimento, o motorista ainda bateu em uma grade em outra rua próxima.

No mesmo mês, já no município de Juazeiro do Norte, região do Cariri, um agricultor de 46 anos morreu ao ser atropelado enquanto dormia embaixo de um caminhão estacionado na Rua Coronel Fausto Guimarães, nas proximidades do Mercado do Pirajá. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que a vítima se deitou sob o veículo. Horas depois, sem perceber a presença do homem, o motorista manobrou o caminhão para sair do local e acabou atingindo o agricultor, que não resistiu aos ferimentos.

No último dia 18, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, um caminhão betoneira tombou em uma vala após sair da pista no Anel Viário, no bairro Toco. A equipe de reportagem da TV Cidade passava pelo local no momento em que se deparou com o acidente. De acordo com o motorista, o veículo foi trancado por um carro que fugiu do local após a manobra perigosa. Apesar do susto, o condutor saiu ileso. Um detalhe chamou atenção: instantes antes do acidente, havia um incêndio na área onde o caminhão tombou.

Que cuidados deve-se ter com o freio ao estacionar um caminhão em via pública?

É fundamental acionar o freio de estacionamento corretamente para evitar que o caminhão se movimente inadvertidamente, especialmente em terrenos inclinados. Além disso, o uso de calços nas rodas é recomendado para aumentar a segurança, impedindo que o veículo deslize. O motorista deve também verificar se o local onde o caminhão será estacionado permite tal ação, observando as normas locais de trânsito, e escolher sempre áreas que não prejudiquem a circulação, respeitando a sinalização e evitando obstrução de vias, faixas de pedestres ou acessos.

A inspeção prévia do sistema de freios e das condições dos pneus é essencial, dado o peso e dimensões dos caminhões, que aumentam o risco em caso de falha no sistema de freios. Em cidades e áreas urbanas, deve-se ter atenção redobrada, considerando a maior circulação de pedestres e veículos. Seguir as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e legislação municipal é imprescindível para evitar multas e garantir a segurança no trânsito.

 

 

*Portal GCMais