Total de visualizações

!!

!!

Casal é preso por arrastar cão da raça pitbull amarrado a moto no interior do Ceará

Polícia Civil flagra crime após imagens mostrarem animal sendo arrastado por motocicleta

Um casal foi preso em flagrante por maus-tratos a animais nessa terça-feira (10), em Camocim, no Interior do Ceará, após imagens mostrarem um cachorro sendo arrastado por uma motocicleta. A ação foi realizada por investigadores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), na Área Integrada de Segurança Pública 28 (AIS 28), depois que o caso chegou ao conhecimento das autoridades.

 

Casal é preso por arrastar cão da raça pitbull amarrado a moto no interior do Ceará
Foto: Reprodução.


De acordo com a Polícia Civil, vídeos gravados por populares ajudaram na identificação dos suspeitos. Nas imagens, o animal aparece sendo puxado enquanto o casal trafega em uma moto. Após diligências, os policiais localizaram o homem, de 44 anos, e a mulher, de 30 anos, e deram voz de prisão.

Eles foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante com base na Lei de Crimes Ambientais, conforme as regras atualizadas pela chamada Lei Sansão. O casal foi colocado à disposição da Justiça.

Casal é preso por arrastar cão amarrado a moto no Ceará

O cachorro foi resgatado e levado a uma clínica veterinária para atendimento especializado. Segundo a PCCE, o animal foi encaminhado para adoção responsável e já está sob os cuidados de novos tutores.

A Lei nº 9.605/1998 tipifica como crime praticar ato de abuso ou maus-tratos contra animais, com pena inicial de detenção de três meses a um ano e multa. No entanto, desde 2020, a Lei nº 14.064, conhecida como Lei Sansão, ampliou a punição quando o crime envolve cães e gatos.

Nesses casos, a pena passou a ser de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda do animal.

Denúncias

A população pode denunciar casos de maus-tratos a animais por meio do Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Também é possível enviar informações pelo WhatsApp (85) 3101-0181 ou pelo site do serviço e-denúncia. O sigilo é garantido.

O caso em Camocim ocorre um dia após outro registro de maus-tratos no Ceará, quando um pitbull foi resgatado em Juazeiro do Norte, no bairro Santa Tereza. Na ocasião, o animal foi encontrado acorrentado, desnutrido e sem acesso a água ou alimento. A tutora foi alvo de Boletim de Ocorrência, e o cão segue em tratamento veterinário.

 

(Portal GCMais)