| Radialista Hélio Lopes e o ambientalista Petinha Lira |
05 de junho de 2014, no dia mundial do meio ambiente, o maior ambientalista do Ipu, Petinha Lira, concedeu entrevista especial ao radialista Hélio Lopes no programa Fatos em Debate da Rádio Regional AM 1520 de Ipu.
O assunto foi totalmente direcionado ao município de Ipu, que tem rica vegetação, sua flora e fauna são expansivas, mas que também não escaparam da sanha criminosa do ser humano, matas nativas e animais comuns em nossa região já desapareceram, fazem parte do triste quadro da extinção.
Quando se fala de meio ambiente de Ipu, se não citar, talvez o nosso principal símbolo natural, o Riacho Ipuçaba é como não falar no assunto. E o Riacho Ipuçaba de acordo com prognósticos levantados pelo ambientalista, Petinha, no ritmo que vai deixará de existir, pois suas fontes estão sendo bastante exploradas. Para o consumo humano, na escavação de poços profundos, na irrigação, na comercialização da água, e não há uma política ambiental séria, para preservação das nascentes, o resultado é se exaurirem.
As devastações ainda podem ser revertidas, mas depende de uma conscientização do homem, coisa que tá difícil de acontecer. Entretanto, o Ipu tem exemplos de verdadeiros cidadãos. Dr Cidade e Dr Samuel Becker, são proprietários de grandes extensões de terrenos, e nos seus terrenos, existem animais e matas preservados.
Petinha Lira, trouxe à tona, a inoperância dos órgãos do meio ambiente em Ipu, Semace, Conpam e a própria Secretária Municipal de Meio ambiente, que teoricamente existe, porém na prática, não se sabe nem onde é o endereço.
Confira entrevista completa com o maior ambientalista de Ipu, no programa Fatos em Debate da Rádio Regional AM 1520 de Ipu, no dia mundial do meio ambiente: