Total de visualizações

!!

!!

Ceará: Secretaria da Saúde amplia campanha de vacinação até 1º de agosto

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) prorrogou a campanha de vacinação no Ceará até o dia 1º de agosto. Isto porque, dos 158 municípios participantes da campanha, 107 ainda não atingiram a meta de imunização. Conforme a Sesa, os outros 51 cumpriram a meta de imunização de 95% da população-alvo, que são crianças que têm entre seis meses e menos de cinco anos.

A campanha de vacinação, que deveria ter sido encerrada sexta-feira (25), atingiu, segundo a Sesa, cobertura de 72,89% da população-alvo de 310.838 crianças, com 226.567 doses da vacina tríplice viral aplicadas. No Estado, a partir de 25 de dezembro do ano passado, foram confirmados 233 casos de sarampo e 63 estão em investigação.

A Sesa orienta os municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação a adotar como estratégia a busca ativa de crianças não vacinadas em creches e escolas e alerta para a necessidade de alimentar o sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para atualização das coberturas alcançadas.

De acordo com a pasta, os municípios também devem intensificar as ações de imunização contra o sarampo na vacinação de rotina da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, conforme definido no Calendário Nacional de Vacinação.

TRÍPLICE VIRAL

A Sesa destacou ainda que o Ministério da Saúde recomenda uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade. Dos 10 aos 19 anos, devem ser aplicadas duas doses de vacina com o componente sarampo, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Entre os 20 e os 49 anos, a indicação é de uma dose da vacina.

Os 26 municípios que realizaram campanha de vacinação contra o sarampo no primeiro semestre do ano, conforme a Secretaria, imunizaram 283.222 de crianças menores de cinco anos, com aplicação de 292.244 doses.

Fonte: O estado Ceará