| Adriano Melo, família e Cláudia Leitão |
A ex-secretária de cultura do estado do Ceará e ex-assessora do Ministério da Cultura Cláudia Leitão, participou com muito brilhantismo da abertura do VI Simpósio Ipu.
Cláudia Leitão foi uma das palestrantes do evento, ladeada por ninguém mais, ninguém menos que o ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Ubiratan Aguiar. Na bancada como moderadores, o renomado empresário de verve artística musical Guto Pontes e o deputado estadual Sérgio Aguiar.
Cláudia Leitão e Ubiratan Aguiar deram um show de conhecimento educacional e cultural. O público presente no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Tarcísio Aragão, ficou compenetrado na dissertação dos ilustres convidados.
Terminado o evento a nossa reportagem chegou junto da grande estrela da noite, a senhora Cláudia Leitão. Falou do passamento do ícone da cultura do Brasil Ariano Suassuna, com quem teve um contato muito próximo, quando defendeu uma tese sobre cultura e passou 5 valiosos meses na casa do fenomenal Ariano Suassuna.
Cláudia falou um pouco do período produtivo em que esteve à frente da Secretaria de Cultura do Ceará, período inclusive que será contado em um livro de sua autoria e apresentado por Gilberto Gil. O livro tem o título de um projeto seu desenvolvido na sua gestão como secretária, que é o Cultura em Movimento.
Quando direcionei a entrevista para o município de Ipu, coloquei para a sua apreciação o projeto do vereador Adriano Melo, que tem como objetivo valorizar sobremaneira a cultura em todos os seus aspectos. Projeto que versa sobre o calendário de eventos culturais e esportivos, que nunca foi colocado para a votação pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipu. Cláudia exaltou a iniciativa do parlamentar municipal, disse até que se tratava de um projeto que poderia ser adotado em nível nacional, pela a importância e grandeza da matéria.
Confira no áudio abaixo entrevista em sua totalidade com essa grande personalidade da cultura brasileira: