Total de visualizações

!!

!!

Dois presos são decapitados em rebelião no oeste do PR, diz Depen

Ação começou na manhã de domingo (24), na Penitenciária de Cascavel.
Vários presos estão feridos e dois agentes penitenciários são feitos reféns.
Do G1 PR, em Cascavel

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) informou que dois presos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no oeste do Paraná, foram decapitados durante a rebelião que começou por volta das 6h30 deste domingo (24). Ainda conforme o Depen, vários presos estão feridos e dois agentes penitenciários são feitos reféns. Alguns detentos invadiram o telhado e jogaram outros presos do alto da penitenciária. Eles se feriram. O Depen e a polícia negociam o fim da rebelião, mas não havia previsão de término até a publicação desta reportagem.
 
Presos reclamam da estrutura, alimentação e higiene da
unidade (Foto: Reprodução RPC TV)
De acordo com o advogado dos agentes penitenciários, Jairo Ferreira, os presos reclamam da estrutura, alimentação e higiene da penitenciária.
Conforme o Depen, um dos mortos é o ex-policial civil suspeito de encabeçar um esquema de furto e desvio de peças de veículos apreendidos que ficavam no pátio 15ª Subdivisão Policial, descoberto no dia 2 de julho. O Corpo de Bombeiros também confirmou que atendeu uma vítima com ferimentos graves. O homem, de 23 anos, foi levado para o Hospital Universitário.
O diretor do Depen, Cezinando Paredes, está na penitenciária para negociar com os detentos. A secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, chegou a Cascavel para tentar uma negociação com os presos, conforme o Depen. Equipes da Polícia Militar estão no local.
Segundo o Depen, os rebelados pedem relaxamento nas visitas, mais diálogo com a direção da unidade e refeições melhores. A água e a luz foram cortadas na penitenciária desde o começo da tarde.
Rebelião
Presos subiram no telhado da penitenciária com os reféns (Foto: Reprodução RPC TV)Presos subiram no telhado da penitenciária com os reféns
(Foto: Reprodução RPC TV)
Segundo Ferreira, a rebelião teve início no momento em que um agente foi entregar o café da manhã aos detentos. O trinco da grade estava serrado, o que permitiu aos presos puxarem o agente para dentro e darem início à rebelião. Ainda segundo o advogado, apenas dez agentes estavam de plantão no presídio, que é ocupado por mais de mil presos.
Os detentos invadiram o telhado da penitenciária, queimaram colchões e hastearam bandeira de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios no país. Eles agrediram outros presos com objetos pontiagudos e jogaram detentos do alto do telhado, que se feriram.
Conforme Ferreira, cerca de 80% da unidade está destruída.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 16h familiares dos presos fecharam as duas pistas da BR-277, no Km 579, próximo ao trevo de acesso à penitenciária. A rodovia ficou interditada por cerca de 40 minutos e a fila de veículos chegou a três quilômetros nos dois sentidos, conforme a PRF.
Conforme o Depen, 77 presos foram transferidos para a Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), que fica próxima a PEC. São detentos que estavam sendo ameaçados pelos rebelados.
Fonte: G1