Total de visualizações

!!

!!

Espanhóis pedem renúncia de prefeito por comentário sobre estupro

Mais de 500 pessoas protestaram em frente à Prefeitura de Valladolid, no noroeste da Espanha, depois que o prefeito, León de la Riva, fez um comentário sobre estupro em uma entrevista no rádio.

Os manifestantes formaram uma corrente de sutiãs e pediram a renúncia de La Riva, que tem um histórico de fazer comentários sexistas.

O prefeito havia dito que tinha receio de ficar sozinho com uma mulher e depois ela acusá-lo de ter tentado estuprá-la.

"Imagine se você entra num elevador, e tem uma garota que dá em cima de você. Ela entra no elevador, tira o sutiã e a saia e depois sai gritando que você tentou estuprá-la", ele disse.

Seu comentário causou revolta e logo estava entre os assuntos mais comentados no Twitter espanhol com a hashtag # EscracheDeSujetadores (protesto do sutiã, numa tradução livre).

O termo foi criado por Ada Colau, uma conhecida ativista social de Barcelona, que não havia pensado em desencadear um protesto quando a usou pela primeira vez.

"Foi uma boa forma de resumir a indignação de mulheres e homens decentes deste país, mas também uma forma de mostrar a machistas como o prefeito que eles não tirarão nossa dignidade nem nosso senso de humor", disse Colau à BBC.

A funkeira Valesca Popozuda também participou da campanha Não Mereço Ser Estuprada, que propõe que internautas tirem a roupa e se fotografem segurando um cartaz contra a violência sexual. 
 
Valesca publicou uma foto no Instagram na noite de domingo (30), na qual aparece nua segurando um bastão de beisebol. Abaixo da imagem, lê-se a frase "De saia longa ou pelada #não mereço ser estuprada". O protesto online é uma reação a uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que revelou que a maioria dos brasileiros acha que mulheres com roupas expondo o corpo merecem ser atacadas Leia mais Reprodução/Twitter

Polêmicas

A entrevista do prefeito espanhol ocorreu em meio a uma série de polêmicas envolvendo o crime de estupro na Espanha, que também geraram uma forte reação na internet.

Na semana passada, um juiz espanhol desconsiderou um caso de estupro envolvendo cinco jovens na cidade de em Málaga, no sul do país, o que gerou protestos nas ruas e na internet, junto com a hashtag # NoEstásSola (você não está sozinha, numa tradução livre).

A reação não se deu apenas pelo caso em si, mas por comentários feitos por autoridades espanholas.

O prefeito de Málaga pediu aos moradores para não alardarem o caso, porque mais de 1 mil casos de estupro são registrados todos os anos na Espanha e que, por isso, Málaga não deveria ganhar fama como um lugar perigoso.

Algumas semanas antes, o governo espanhol divulgou um guia para reduzir o número de estupros no país.

O guia recomenda que as cortinas de casa sejam mantidas fechadas e que os primeiros nomes dos moradores sejam removidos das caixas de correio.

Muitos ficaram chocados com a abordagem e disseram que as recomendações atribuíam a responsabilidade do estupro às vítimas, em vez de se concentrar nos criminosos.
Vítima de estupro da cidade de Delaware, em Ohio (EUA), exibe papel com a seguinte mensagem: "Sorria. Mostre-me que você está feliz. Estou fazendo isso por você". Ela participa do projeto Unbreakable (inquebrável, em português), tumblr da fotógrafa norte-americana Grace Brown que reúne fotos de pessoas abusadas sexualmente segurando cartazes com frases ditas por seus agressores Leia mais Grace Brown/projectunbreakable.tumblr.com
 
 
Fonte: Uol Notícias