Na sessão de abertura do 2º período legislativo da Câmara Municipal de Ipu da sexta-feira passada 01/08, os vereadores foram concisos em seus discursos, em razão de ser uma sessão solene. Os debates acirrados, as indiretas ou diretas, o tom sarcástico de alguns edis, ficarão para as próximas reuniões.
Apesar do propósito do primeiro encontro dos vereadores neste 2º período, de uma sessão amena, com a finalidade apenas protocolar de abertura dos trabalhos, alguns edis não se contiveram e fizeram declarações polêmicas, justificativas perante ao eleitorado e externaram cobranças. Neste hall esteve o vereador Eduardo Ximenes o "Eduardo do Zé Maurício".
Eduardo nos últimos dias, esteve no centro de uma polêmica. A escolha dos seus candidatos a deputado estadual e deputado federal. O edil que foi decisivo na última eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Ipu, foi determinante para a condução de Zeca Rufino irmão do prefeito Sérgio Rufino para a presidência do legislativo municipal. Tomou uma decisão curiosa, que sofreu muitos questionamentos suscitando todas as explicações possíveis do mesmo.
O vereador Eduardo Ximenes, teve uma foto publicada ao lado do ex-prefeito Sávio Pontes, dos deputados estadual e federal Sérgio Rufino e Domingos Neto. E realmente a imagem falou mais que mil palavras; Eduardo confirmou o seu apoio a esses dois candidatos, que são os deputados do grupo de oposição da cidade de Ipu.
Eduardo arguiu da seguinte maneira na sessão de abertura da Câmara Municipal de Ipu: "Minha decisão, foi um pedido do meu amigo particular Roberto Cláudio, o prefeito foi muito firme, continuarei votando nos projetos que venham para o bem do povo. Não dependo de política para viver, sou um vereador independente". E ponto!
Opinião: Me chamou à atenção três colocações na fala do vereador Eduardo Ximenes; primeiro: Votar, justamente nos candidatos do grupo de oposição, como foi um pedido do Roberto Cláudio, o dito amigo particular não poderia ter orientado o vereador a apoiar outros candidatos que não fossem os da oposição, já que Eduardo faz parte inclusive da Mesa diretora da Câmara dos Vereadores de Ipu? Segundo: Que firmeza foi essa dita pelo edil do senhor prefeito? Será que houve um chamado na "chincha" ao vereador? E por último dizer que é um vereador independente. Independente, entendo que não está nem na oposição e nem na situação. E como assim foi declarado; Eduardo não está mais com o grupo do prefeito, mesmo não admitindo ter voltado para o grupo de oposição.
Ouça as declarações do vereador Eduardo Ximenes e tire as suas conclusões: