Total de visualizações

!!

!!

Cientistas transformam fezes e urina em combustível para foguete


Nasa encomendou projeto pensando em missões de longo prazo.
Técnica permite que dejetos de astronautas sirvam para abastecer foguete. 
Pesquisador Pratap Pullammanappallil posa em seu laboratório com o biodigestor anaeróbico usado para produzir metano a partir de fezes e urina (Foto: UF/IFAS Communications/Divulgação)
A pedido da Nasa, cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram um método de transformar fezes e urina em combustível de foguete.

A agência espacial americana fez o pedido pensando em missões de longo prazo, nas quais seria difícil transportar de volta para a Terra um volume grande de dejetos humanos. Atualmente, esse tipo de lixo gerado no espaço é armazendado em contêineres que, em seguida, são transportados em veículos espaciais de carga que queimam quando atravessam de volta para a atmosfera terrestre.
Foguete decola carregando satélite meteorológico japonês. (Foto: Kyodo News / Via AP Photo) 
Foguete decola carregando satélite meteorológico
japonês, em outubro: dejetos humanos podem
produzir combustível para foguetes, segundo
pesquisa (Foto: Kyodo News / Via AP Photo)
 
Um projeto da Nasa lançado em 2006 previa a construção de uma instalação habitada na superfície da Lua entre 2019 e 2024. Foi nesse contexto que a agência contatou a Universidade da Flórida para verificar o que poderia ser feito com as fezes e urina dos astronautas que participassem da missão, já que deixá-las em solo lunar não seria uma alternativa.

"Estávamos tentando descobrir quanto metano pode ser produzido a partir de restos de comida, embalagens de comida e dejetos humanos", conta Pratap Pullammanappallil, professor de engenharia agrícola e biológica da Universidade da Flórida.

"A ideia era ver se poderíamos produzir combustível o suficiente para lançar foguetes e não carregar todo o combustível e seu peso a partir da Terra para a viagem de volta. O metano pode ser usado como combustível de foguetes. É possível produzir metano o suficiente para voltar da Lua."

Para testar a possibilidade, os cientistas receberam da Nasa um material que simula dejetos humanos, restos de comida, toalhas, roupas e embalagens, segundo Pullammanappallil.

Eles descobriram que, a partir desse material, poderiam produzir 290 litros de metano por tripulação por dia. O tempo para a geração desse gás foi de uma semana. Para conseguir isso, a equipe de cientistas criou um biodigestor anaeróbico que mata os patógenos dos dejetos humanos e produz uma mistura de metano com dióxido de carbono.

Segundo Pullammanappallil, os resultados podem ser aplicados na Terra também. O combustível feito de fezes pode ser usado para aquecimento, geração de eletricidade ou transporte. As descobertas foram publicadas na revista científica "Advences in Space Research".


Fonte: G1