Total de visualizações

!!

!!

Ceará registra menos mortes violentas no feriado

Em relação a 2013
Foram contabilizadas 22 mortes entre os dias 24 e 25 de dezembro em todo o Estado; em 2013, o número foi de 33 em igual período
Foto: Naval Sarmento
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou menos mortes ocasionadas por Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará durante o feriado do Natal deste ano em comparação com igual data do ano passado.

Em 2014, foram contabilizadas 22 vítimas em todo o Estado nos dias 24 e 25 de dezembro, segundo dados ainda preliminares e sujeitos a alteração divulgados ontem no site da SSPDS. No ano de 2013, os dois dias de feriado haviam somado 33 mortes violentas. A diminuição foi, portanto, de 11 mortes a menos ou 33,3% de redução.

Em 19 dos crimes registrados este ano, as vítimas foram assassinadas com o uso de armas de fogo. Uma pessoa foi morta com golpes de arma branca e em dois crimes o objeto utilizado não foi informado ou identificado.

Maioria homens
Chama a atenção também a disparidade entre os gêneros das vítimas. Em 21 dos casos, homens foram assassinados.

Apenas uma mulher foi morta no período, a italiana Gaia Barbara Molinari, de 29 anos, assassinada em Jijoca de Jericoacoara, no último dia 25.

Também em 21 das ocorrências, forma registrados homicídios dolosos (quando há intenção de matar). Em um dos casos o crime foi tipificado como latrocínio (roubo seguido de morte), ocorrido em Aracoiaba, a 73 quilômetros de Fortaleza.

AIS
A cidade que teve maior número de mortes contabilizadas foi a Capital. Seis pessoas foram assassinadas em Fortaleza durante o período, com três dos crimes sendo registrados somente na Área Integrada de Segurança (AIS) 4, que compreende bairros como Messejana, Aerolândia, Jangurussu, Dias Macêdo, Lagoa Redonda, Paupina, Engenheiro Luciano Cavalcante, dentre outros.

A cidade de Santa Quitéria, localizada a 222 quilômetros de Fortaleza, e que pertence à AIS 14, registrou também três mortes durante o Natal, ficando empatada com a Capital. A AIS 16 (Iguatu, Saboeiro) também somou três mortes por CVLI durante o Natal.

Já as AISs 7 (Caucaia), 8 (Pacatuba, Maracanaú), 10 (Beberibe, Russas), 13 (Canindé, Aracoiaba), e a AIS 5, na Capital, que compreende bairros como Parangaba, José Walter, Conjunto Esperança, Vila União, dentre outros, registraram, cada uma, duas vítimas nos dias 24 e 25.

As Áreas Integradas de Segurança 9 (Horizonte) e 17 (Jericoacoara) contabilizaram, cada, uma morte no período natalino.

Os dados fornecidos pela SSPDS vão até o sábado, dia 27. Nos dois dias seguintes ao Natal, outras 27 pessoas foram assassinadas no Estado. Somando os quatro dias, portanto, foram registradas 49 mortes no Ceará.

Projeção
O mês de dezembro de 2014 já soma 331 vítimas de CVLI, conforme a contabilidade de Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. O décimo segundo mês do ano de 2013 somou 365 mortes. A média do último mês do ano de 2014 está em pouco mais de 12 mortes a cada 24 horas, até dia 27.

Se seguir nesta média até o dia 31, o Estado interromperá uma sequência de quatro meses em que a quantidade de vítimas de CVLI caiu. Em novembro, o número caiu 1,8%. Já em outubro, a redução foi de 12,18% nas mortes em relação ao ano passado. No mês de setembro, a diminuição foi de 22,32%. Já em agosto, o registrou de CVLIs apresentou número 16,76% menor.



Fonte: Diário do Nordeste