Total de visualizações

!!

!!

Chuva de granizo atinge Ipueiras

Nesta terça-feira (30)
Precipitação durou cerca de três minutos, de acordo com testemunhas 

 
As pedras tinham em média 3 centímetros de diâmetro, conforme relato de moradores
VC Repórter / Whastapp
Um fato inusitado surpreendeu os moradores de Ipueiras (município a 304 km de Fortaleza) na tarde desta terça-feira (30). Uma chuva de granizo atingiu a cidade e assustou muita gente. A estudante Samara Ferreira de Morais flagrou o episódio e, através da ferramente VC Repórter, pelo aplicativo WhatsApp, enviou um vídeo com o ocorrido.

“Esta foi a primeira vez que tive notícias de chuva de granizo aqui na cidade. Ela deve ter demorado mais ou menos uns 3 minutos. As pedras eram bem grandes, tinham cerca de 3 centímetros”, conta a estudante.

Ainda segundo Samara, não foi registrado nenhum estrago em decorrência da precipitação. “Até agora não fiquei sabendo de nada, só vi um carro um pouco amassado. Fora isso, mais nada”. A estudante também relata que a chuva fez bastante barulho.

Por meio de nota, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que há formação de nuvens de chuva desde a madrugada desta terça-feira (30) em várias regiões do Estado, como centro-sul, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte e na região Jaguaribana.

Essas nuvens se formam em virtude da presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste (NE) brasileiro. Pelo posicionamento desse sistema (típico da pré-estação chuvosa), existe previsão de chuva nessas regiões do Ceará e, em algumas localidades as precipitações podem ser mais intensas.

A Funceme também afirma que fenômeno da chuva de granizo, já ocorreu outras vezes no Estado. Acontece quando as nuvens de chuva se desenvolvem muito verticalmente e, quanto mais alto ela for, menor é a temperatura dentro desta nuvem, ocasionando o congelamento das gotículas e a formação das bolas de gelo.

 Confira o vídeo:








Fonte: Diário do Nordeste