Folhapress
Maria do Rosário (PT-RS) fez discurso na tribuna com críticas à ditadura. Deputado reagiu e ofendeu ex-ministra
Em discurso no plenário da Câmara, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse nesta terça-feira (9) que só não "estupraria" a deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra de Direitos Humanos, porque ela "não merecia".
Conhecido por suas posições polêmicas Bolsonaro atacou a ministra ao rebater um discurso feito por Maria do Rosário minutos antes no plenário da Câmara, no qual a ex-ministra defendeu a Comissão da Verdade e as investigações dos crimes da ditadura militar.
O discurso ocorreu durante sessão plenária do Conselho de Ética da Câmara. Bolsonaro disse que não estuprava a deputada petista Maria do Rosário, porque ela não merecia. "Não saia, não, Maria do Rosário, fique aí. Fique aí, Maria do Rosário. Há poucos dias você me chamou de estuprador no Salão Verde e eu falei que eu não estuprava você porque você não merece. Fique aqui para ouvir", afirmou Bolsonaro.
Confira o vídeo:
Pelo facebook o Partido dos Trabalhadores (PT-RS) lançou uma nota em repúdio ao deputado. "O
PT/RS repudia veementemente a atitude criminosa do deputado Jair
Bolsonaro (PP) que atacou a deputada petista Maria do Rosário em sessão
plenária do Conselho de Ética da Câmara Federal. O deputado, com
histórico homofóbico, racista e preconceituoso, deve sofrer as sanções
cabíveis para tal atitude repugnante, sob pena do Congresso ficar
desmoralizado perante o povo brasileiro"
Em seu discurso, Maria do Rosário criticou as manifestações pelo país
que defendem o retorno da ditadura militar, o que irritou Bolsonaro. A
petista também fez uma defesa da democracia e das Forças Armadas que não
são "avessas ao Estado democrático de direito".
Em resposta, Bolsonaro afirmou que o Dia Internacional dos Direitos Humanos é o "dia internacional da vagabundagem", uma vez que se aplica apenas a "bandidos, estupradores, marginais, sequestradores e corruptos".
A deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS) reagiu aos ataques de Bolsonaro contra Maria do Rosário em sua conta no Twitter. A deputada disse que o PCdoB vai ingressar com representação contra o parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.
Fonte: Diário do Nordeste
