Total de visualizações

!!

!!

Mais seguros, 9 carros têm zero morte em acidentes nos EUA

SUVs surpreendem e dominam lista dos mais seguros.
Carros pequenos têm maiores taxas de vítimas fatais. 
SUVs dominam entre carros com zero morte nos EUA (Fotos: Divulgação)
Com o avanço de tecnologias de assistência e segurança, pela primeira vez na história, 9 modelos ostentam taxa zero de morte de condutores em acidentes durante 3 anos nos Estados Unidos, de acordo com pesquisa divulgada pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização sem fins lucrativos mantida por seguradoras americanas.
MORTE ZERO (em 3 anos)
Audi A4 4WD
Honda Odyssey
Kia Sorento 2WD
Lexus RX 350 4WD
Mercedes-Benz GL 4WD
Subaru Legacy 4WD
Toyota Highlander Hybrid
Toyota Sequoia
Volvo XC90
O instituto levantou os números de vítimas fatais por modelos entre 2009 e 2012. Para fazer parte da lista, foi necessário ter pelo menos 100 mil unidades licenciadas no país durante o período ou um mínimo de 20 mortes registradas.

Entre os veículos mais seguros, além de serem maioria os de luxo, o domínio dos utilitários esportivos, ou SUVs, foi surpreendente. Os modelos base são ano 2011.

Kia Sorento 2WD, Lexus RX 350, Mercedes-Benz Classe GL, Toyota Highlander Hybrid, Toyota Sequoia e Volvo XC90 não apresentaram nenhuma morte de motoristas nos 3 anos pesquisados.

De acordo com o IIHS, há uma década os SUVs tinham as maiores taxas de risco porque tinham grandes chances de capotamento, mas a adoção do controle eletrônico de estabilidade cortou o índice de vítimas fatais em cerca de 75%.

Atualmente, a categoria de utilitários esportivos é a mais segura para os motoristas nos EUA. "Com algumas exceções, os índices de morte tendem a cair à medida em que o carro fica maior", afirmou a entidade.

Entre os 19 mais bem cotados, apenas 5 não são SUVs, conforme o estudo. Os outros 3 modelos com zero morte são os sedãs Audi A4 e Subaru Legacy, além da minivan Honda Odyssey.

Piores
Os carros subcompactos e compactos são os que oferecem mais risco aos condutores. A maior taxa ficou com o Kia Rio, que não é comercializado no Brasil. O modelo registrou 149 vítimas fatais para cada 1 milhão de unidades registradas.
Kia Rio é o pior, segundo estudo (Foto: Divulgação) 
Kia Rio é o pior, segundo estudo (Foto: Divulgação)
Em segundo lugar aparece o modelo 2011 do sedã Nissan Versa (130), cuja nova geração começa a ser feita no Brasil, seguido pelo Hyundai Accent (120).

Entre os 19 piores resultados, apenas 6 não são considerados compactos ou subcompactos, lembrando que a classificação americana é diferente.

Por lá, Honda Civic e Ford Focus são pequenos, embora sejam "médios" no Brasil. Ambos os modelos figuram na lista de altas taxas de mortes, com 76 e 70 por milhão de unidades, respectivamente.

Apenas um esportivo por natureza aparece entre os menos seguros. É o Chevrolet Camaro cupê, que ficou com o 6º pior índice de vítimas fatais (80 por milhão de unidades).
Avanços

Segundo o IIHS, o aumento da segurança nos automóveis passa principalmente por legislações, que obrigam as montadoras a elevar o nível do seus produtos.

Por exemplo, a Suécia tem um plano de "morte zero" em vigor desde 1997. No Brasil, airbags e freios ABS passaram a ser obrigatórios em 2014.

Os consumidores ganham cada vez mais importância, desde que os testes de colisão começaram a ser divulgados. O instituto realiza o levantamento períodico por modelos desde 1989.

"O fim das mortes no trânsito ainda está algumas décadas distante, e chegar lá exigirá mudanças nas estradas e políticas públicas, além das melhorias nos automóveis", afirmou em nota David Zuby, vice-presidente executivo da IIHS.


Fonte: G1