A nossa reportagem conversou nesta segunda-feira (07/12) com a enfermeira da Casa de Saúde São Sebastião; Dra. Amanda Martins, sobre os casos de microcefalia notificados pela referida instituição de saúde.
A relação que nos foi apresentada e todos os atestes feitos, são motivo de grande preocupação. De agosto a novembro de 2015, foram notificados 12 casos de microcefalia nos municípios da região atendidos pela Casa de Saúde São Sebastião, bebês com PC ( Perímetro cefálico) ou seja o tamanho da calota craniana de 33cm pra baixo o que até então tem preconizado o Ministério da Saúde, se configura uma microcefalia, conforme nos informado pela enfermeira Dra. Amanda Martins, que procurou se especializar em face do surto de microcefalia pelo qual está passando o país.
A relação que foi entregue para os devidos fins, à Secretária Municipal de Saúde, tendo como fio condutor o setor de Vigilância Epidemiológica, aponta que de agosto a novembro foram notificados na Casa de Saúde São Sebastião; Hidrolândia 3 casos, Guaraciaba do Norte 2 casos, Ipu 2 casos, Croatá 2 casos, Pires Ferreira 1 caso, Carnaubal 1 caso e Nova Russas 1 caso.
Confira na sonora abaixo a entrevista completa com a enfermeira da Casa de Saúde São Sebastião, As causas, as recomendações, todos os detalhes sobre essa anomalia que também chegou no Ipu. Dra Amanda declarou também que os casos de Ipu podem aumentar, dependendo dos que foram atendidos nas outras unidades hospitalares do município: