Total de visualizações

!!

!!

Famoso palestrante Leandro Karnal é presença certa no Simpósio Ipu 8 anos, detalhes com o Curador Marcos Sampaio

 

Neste momento, uma geração de universitários da região da Ibiapaba e da região Noroeste, aguarda o início do SIMPÓSIO IPU 8 ANOS, em razão de terem aprendido em simpósio que para gerar bem estar aos ibiapabanos, o grau de sincronia de ideias, projetos e ideais é imprescindível para produzir uma transformação social, tanto quanto habilidades educacionais, gerenciais e técnicas. 

O simpósio cultiva este princípio mentor porque compreende que para transformar a realidade de modo a resultar num bem estar social é preciso preparar uma rede interligada de universitários por laços de experiências de convivências intensas num espaço de reflexões, uma vez que os entrosamentos de pontos de vista em contato solidificam um novo campo de visão que dá passagem para toda a sociedade melhor caminhar em direção ao seu desenvolvimento dando prosseguimento à tarefa de construir um espaço para gestar novas dinâmicas de conhecimento e sua própria organização, tendo como finalidade replanejá-lo para torná-lo mola propulsora de novas sociabilidades e imaginários sociais; é com este intuito que os agentes da região do território da Ibiapaba põem-se em movimento pela oitava vez para formular o SIMPÓSIO IPU com a temática "POLITIZAÇÃO DO HOMEM". 

A temática visa aprofundar os diálogos, percepções e conceitos que se mantiveram perenes desde os simpósios anteriores: “Memória, identidade e cidade” (2009); “Cearensidades: Memórias e identidades” (2010); “Pensar o pensar cearense numa visão ibiapabana” (2011), “Novos Olhares das Pluralidades: Desenvolvimento e Cultura” (2012), Mídia e Cultura: Desfragmentação do Poder? (2013), “Cultura Popular: Contemporaneidade Brasilidade e suas Subjetividades” (2014), "Metamorfoseando Saberes: Linguagens, Ambiência e Suas Conexões" (2015). Assim, os temas discutidos em outras ocasiões do SIMPÓSIO IPU servem como um mecanismo para preparar, apurar e refinar as subjetividades presentes na Ibiapaba, já que quaisquer decisões tomadas por parte dos agentes num território conectam-se diretamente com as suas subjetividades, sendo a cultura a sua maior fonte.

Texto: Marcos Sampaio

Leandro Karnal está confirmado no Simpósio Ipu 8 anos!


Leandro Karnal (São Leopoldo, 1º de fevereiro de 1963) é um historiador brasileiro, atualmente professor da Universidade Estadual de Campinas na área de História da América. Foi também curador de diversas exposições, como A Escrita da Memória, em São Paulo, tendo colaborado ainda na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor pela Universidade de São Paulo, Karnal tem publicações sobre o ensino de História, bem como sobre História da América e História das Religiões.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dr. Thomaz de Araújo Corrêa
confirmado no Simpósio Ipu 8 Anos!

 
Dr. Thomaz de Araújo Corrêa, período estudantil no Colégio Cearense, formação acadêmica na Faculdade de Medicina na Universidade Federal da Bahia, AILCA posse 2006, 65 anos de dedicação ao exercício da Medicina, título de Doutor Honoris Causa 2011.
 
Confira na sonora abaixo todos os detalhes da programação do 8º Simpósio Ipu, com o seu curador que concedeu entrevista ao radialista Hélio Lopes no programa Fatos em Debate de quarta-feira (18/05) da Rádio Regional de Ipu AM 1520:  




Inscrições pelo site www.simposioipu.com.br
Acompanhe os nossos conteúdos pela fanpage www.facebook.com/simposioipuoficial/