Total de visualizações

!!

!!

Parado há um ano, bonde de Ubajara tem projeto de revitalização

Obra deve ser concluída em seis meses após escolha da empresa. Secretaria anúncia investimento de R$ 10 milhões para ação.

Após mais de um ano parado, o bondinho de Ubajara, na região da Ibiapaba do Ceará, ganha um projeto de reforma. Ele foi apresentado nesta quarta-feira (22) ao Conselho Gestor do Parque Nacional de Ubajara.

A reunião - em que foi divulgado o início do processo de licitação - era a última etapa para obter a autorização para a obra do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque.
 
Bondinho completou 40 anos em 2015 (Foto: Reprodução/ TV Verdes Mares)
De acordo com Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), após o fim da licitação, a empresa selecionada terá um prazo de seis meses para finalizar a reforma. Ainda conforme a secretaria, serão investidos R$ 10 milhões na obra.

Reforma

O projeto prevê a renovação das cabines, recuperação da estrutura metálica da estação superior, modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos, recuperação da coberta da estação inferior, construção de banheiros nas estações superior e inferior, reforma da estrutura de apoio existente na estação superior, urbanização da estação superior com construção de mirante com rampas de acesso e escadaria. O bondinho completou 40 anos em 2015 e nunca havia recebido uma modernização.
Projeto de reforma prevê espaço mais moderno e tecnológico (Foto: Divulgação/ Setur)
Segundo a Setur, o equipamento foi fechado em maio de 2015 por questão de segurança dos visitantes. A secretaria alega que relatórios mostraram que a espessura dos cabos que faziam a condução da cabine do bondinho estava abaixo do nível mínimo de segurança.

 
 
Fonte: G1 Ceará