Total de visualizações

!!

!!

Show Junino do Instituto Kairós exalta origem e transformação da Quadrilha Junina

 

A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na região Nordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. 

Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.

No sertão do Nordeste encontrou um colorido especial, associando-se à música, aos fogos de artifícios e à comida da Região. Como as coreografias eram indicadas em francês, o povo repetindo certas palavras ou frases levou também à folclorização das marcações aportuguesadas do francês, o que deu origem ao matutês, mistura do linguajar matuto com o francês, que caracteriza a maioria dos passos da quadrilha junina. 

Neste sentido festejaremos QUADRILHA E TRADIÇÃO, UM FESTIVAL NO NOSSO SÃO JOÃO - tema abordando a origem e diversidade deste folguedo típico do mês junino que nossa cultura retrata através das gerações.

Nossa comunidade escolar convida a todos os amigos se fazerem presentes e festejarem nosso Show Junino, com divertidas e criativas atrações. Nossas crianças e jovens vivenciarão nos folguedos entre danças e cantos a magia junina. Barracas das brincadeiras, comidas e doces, caritó e o temível xilindró animam o contexto. Destacamos a famosa Xique-Xique na abertura e, encerrando, a Quadrilha Asa Branca de Hidrolândia.

 

Texto e fotos: Núbia Maria diretora administrativa do Instituto Kairós