Total de visualizações

!!

!!

Ceará registra caso de raiva humana

O paciente passou a sentir os sintomas depois de ser atacado no pé por um morcego hematófago, enquanto dormia ( Canal Rural )
O Ceará registrou um caso de raiva humana em outubro. O paciente em questão é morador da zona rural do município de Iracema, agricultor, de 37 anos. O paciente deu entrada no Hospital São José, em Fortaleza, no último dia 20, mas sofria dos sintomas compatíveis com a raiva desde o dia 15 de outubro.

Em relatório assinado por representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Ceará, o paciente foi agredido no pé esquerdo por um morcego hematófogo, ou seja, que se alimenta de sangue, enquanto dormia, em 16 de setembro. Ele teria, em seguida, matado e descartado o animal, não tendo procurado qualquer ajuda médica após o acidente.

Diagnóstico
Para certificar-se do diagnóstico da raiva, no dia 21 de outubro foram enviadas ao Instituto Pasteur, em São Paulo, amostras de soro, líquor, folículo piloso e saliva do infectado. Nesta terça-feira (25), o Instituto informou como positivo o resultado laboratorial para a amostra do folículo piloso, compatívelcom a linhagem do vírus que circula em morcegos hematófagos.

Desde que foi encaminhado ao Hospital São José, equipe médica acompanha o paciente, com a administração do soro antirrábico na mesma data de entrada no hospital. Em 24 de outubro, seguindo o Protocolo para Tratamento de Raiva Humana no Brasil, o Ministério da Saúde enviou ao hospital o medicamento Biopterina.

De acordo com a diretora do Hospital São José, dra. Tânia Coelho, o paciente encontra-se na Unidade de Pronto Atendimento (UTI), em estado grave, porém estável. Ela afirma que os níveis de mortalidade em relação a doença são de quase 100%, mas ressalta que há dois casos no Brasil em que o tratamento foi eficaz e reitera que todos os protocolos estão sendo seguidos para tentar salvar a vida do paciente.

A última morte por raiva humana no Ceará foi em 2012, transmitido por um soim, em Barbalha, no Cariri. A vítima foi uma criança de 9 anos, que passou duas semanas internada no Hospital São Vicente de Paulo.



Fonte: Diário do Nordeste