Total de visualizações

!!

!!

Em Ipu, cavalo Jack, seu dono e uma história de sobrevivência

 

A nossa reportagem fez nesta quarta-feira (25/01), no centro da cidade de Ipu-CE, região Noroeste do estado; um registro curioso do cavalo Jack, seu dono e a uma história de sobrevivência.

O cavalo Jack puxa uma carroça, que transporta água para vender, com o comércio dessa água seu dono sustenta a família há 27 anos, e também proporciona a educação dos três filhos e a alimentação do Jack que também é "gente", aliás quase da família. Ao longo desses 27 anos Zé Antonio residente no bairro dos Canudos já foi dono de outros equinos, garante que nunca maltratou os animais, inclusive a quantidade de tambores colocados na carroça puxada pelo Jack é mínima, para que o mesmo não sofra desgaste físico,
enfado e cansaço.

O conjunto, Jack, a carroça e o senhor Zé Antonio, é o símbolo da seca que assolou a nossa região por 5 anos. Vemos que além das carroças com tração animal que vendem água, temos em Ipu muitos carros e até motocicletas ganhando dinheiro com o líquido precioso. É a luta pela sobrevivência e a resignação do nordestino com as dificuldades que batem à sua porta constantemente.

Acompanhe na sonora abaixo entrevista com o cidadão Zé Antonio, pai de família, que nas palavras denotam seu agradecimento a parceria salutar; animal e homem: