Total de visualizações

!!

!!

Delegado regional de Tianguá prega aviso aos produtores da região serrana de Ipu; vai deflagrar operação para coibir os desvios e represamentos da água do Ipuçaba

 

Em entrevista a nossa reportagem nesta sexta-feira (20/10) o delegado regional de Tianguá, respondendo pela Delegacia de Polícia Civil de Ipu, pregou aviso aos produtores da região serrana de Ipu, sobretudo os mais próximos das margens do Riacho Ipuçaba. Dr. Miguel avisa que estará deflagrando uma operação a qualquer momento para coibir a prática de desvios e represamento da água do referido Riacho.

Dr. Miguel que já foi delegado titular do município de Ipu, e na ocasião realizou uma ação rigorosa neste mesmo sentido, na época causou muita polêmica, onde apreendeu motores-bombas, prendeu produtores serranos, fazendo com que a Bica voltasse a jorrar água, mesmo as ações tendo o embasamentos, o amparo da  Lei Ambiental, as opiniões de diversos cidadãos de Ipu ficaram divididas.

Dr. Miguel Sales Filho afirma que teve a oportunidade de visualizar, e percebeu a existência de muita água nas fontes, mas que devido aos desvios, às barragens a água não chega na Bica do Ipu, causando o desaparecimento de boa parte do Riacho Ipuçaba. Citou o exemplo de um produtor da cidade de Croatá, que construiu uma edificação praticamente dentro de um riacho, foi preso e o juiz arbitrou fiança no valor de 30 salários mínimos. "Constatada a prática de desvios de água, ou represamento no curso das águas do Riacho Ipuçaba, as fianças serão também arbitradas em patamares elevados. O mesmo rigor será adotado também em Ipu"! Alertou o delegado regional.   

Confira na sonora abaixo a entrevista na íntegra: