Total de visualizações

!!

!!

GDE planejava atacar bancos e matar policiais

Francisco Cleirton Lima dos Santos, José da Silva Garcia, Taison da Cunha Lopes e Everson Rodrigues da Silva Negrão foram presos em posse do material
Quatro membros da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), presos na madrugada da última sexta-feira (27), no município de Morada Nova (a cerca de 167Km de Fortaleza), planejavam ataques a bancos e assassinatos de policiais, segundo a Polícia Civil. Conforme uma fonte da Instituição, que preferiu não se identificar, a Polícia já vinha investigando a quadrilha e chegou até os criminosos após uma informação recebida, na noite da última quinta-feira (26).

Por volta de 4h de sexta (27), os policiais foram até a residência onde o bando estava, no bairro Alto Tiradentes, e encontrou um arsenal no local. Foram capturadas Francisco Cleirton Lima dos Santos, 22; José da Silva Garcia, 26; Taison da Cunha Lopes, 20; e Everson Rodrigues da Silva Negrão, 22.

Com a organização criminosa foram apreendidos uma espingarda calibre 12; quatro revólveres calibre 38; duas pistolas, uma calibre ponto 40 e outra calibre 380; dois coletes balísticos; cerca de 150 munições e um veículo Fiat, modelo Palio, de cor branca, que havia sido roubado no último dia 26, de um advogado de Morada Nova, para ser utilizado pelo bando em outras ações criminosas.

Atuação
Conforme o policial civil ouvido pela reportagem, a quadrilha detida estava fortemente armada para atacar bancos, realizar roubos e cometer homicídios, inclusive de policiais, em Morada Nova e municípios vizinhos. A GDE está em guerra com a facção Comando Vermelho (CV), pelo domínio do tráfico de drogas, naquele Município, o que tem resultado em vários homicídios, segundo a fonte.

Somente neste mês de outubro, cinco assassinatos já foram registrados na Cidade de Morada Nova, conforme as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Líder
Ainda segundo o policial entrevistado, o líder da quadrilha presa seria Taison Lopes, que é filho de um criminoso antigo da região, envolvido com sequestros e ataques a bancos. Francisco Cleirton, o 'Caninana', seria o principal pistoleiro do grupo. Enquanto Everson Negrão, natural de Barcarena, no Pará, já tem passagens na Polícia por roubo e tráfico de drogas.



Fonte: Diário do Nordeste