Total de visualizações

!!

!!

Sopé da Serra do Ipu está ardendo em chamas, Guarda Civil Municipal e voluntários tentam conter o fogo

 

O sopé da Serra do Ipu está ardendo em chamas. Os focos de incêndios foram percebidos durante este sábado (21/10). A Guarda Civil Municipal juntamente com voluntários conseguiram apagar vários focos, dos lados do terreno do Santuário de Nossa Senhora do Rosário; bairro Nova Aldeota.

Infelizmente existem outros focos de queimadas, e devido os locais de difícil acesso e haver muita vegetação seca de fácil combustão, o fogo se espalhou rápido.

Neste período é muito comum ocorrer queimadas no sopé da Serra da Ibiapaba, em praticamente toda a sua extensão, causando uma terrível devastação da flora e também da fauna. Os prejuízos são incalculáveis para a natureza; poluindo a atmosfera e sujando de fuligens as residências mais próximas do nosso Pé-de-Serra.  Algumas casas também são invadidas pela fumaça, gerando problemas respiratórios em seus moradores.

 
Fotos: GCM Saide Farias
Além do papel de cidadania que está sendo exercido pelos guardas civis municipais de Ipu, a legislação prevê também a atuação da Guarda Municipal nesses casos. Lei 13.022 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), prevê no artigo 5° das competências, a proteção do "patrimônio  ambiental".

Entretanto convém a realização de uma capacitação da guarda municipal, para poder agir nessas situações. E além do mais a compra de equipamentos, e outros materiais.

Lei (Estatuto Geral das Guardas Municipais)