Total de visualizações

!!

!!

Campos de Concentração no Ceará: Documentário será lançado em Ipu



Nesta sexta-feira (15/06) acontece em Ipu o Lançamento do Documentário sobre os Campos de Concentração no Ceará na seca de 32, a partir dás 19h00 na Casa Osvaldo Araújo. Após o Lançamento haverá debate com o público presente e durante o dia haverá captação de imagens para um futuro documentário sobre o Campo de Concentração de Ipu.

Sobre o Evento e o Documentário: Os maiores campos de concentração da Seca de 32 no Ceará foram: Buriti (no Crato) Cariús (em Cariús) Patu (em Senador Pompeu). Construíram mais outros 04 campos de concentração: Quixeramobim, 02 em Fortaleza e 01 Campo de Concentração em Ipu, Norte do Ceará). O documentário demonstra como eram e como funcionaram os 03 grandes campos de concentração, que ao mesmo tempo funcionaram com mais de 100 mil concentrados. 

Abandonados à própria sorte, à morte... Mas se calcula que mais de 1 milhão de concentrados passaram pelos campos entre abril de 1932 e abril de 1933. Conforme discurso do próprio Presidente Getúlio Vargas. Após o documentário haverá debate com o público presente. 

O CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE IPU É UM DOS MENOS CONHECIDOS. DELE FORAM TIRADOS CONCENTRADOS PARA GUERRA QUE O ESTADO NOVO TRAVAVA COM SÃO PAULO. MUITOS NUNCA TINHAM SEQUER OPERADO UMA ARMA. ALÉM DO FATO DESSE CAMPO TER FUNCIONADO PRIMEIRO NA CIDADE DE SOBRAL. 

No Ipu maiores informações ligar para Professor Raimundo Cidade 088 9 9934 6970 – Em Fortaleza: Valdecy Alves 085 9 9600 6016.

Confira na sonora abaixo entrevista com o doutorando em História Professor Raimundo Alves, sobre o Documentário de autoria do advogado e jornalista Valdecy Alves: