Total de visualizações

!!

!!

Música composta por ipuense juiz de direito é aposta da Justiça Eleitoral para campanha do voto consciente (vídeo)

 

Com a proximidade das eleições 2018, vale sempre lembrar do quão importante é que todo o processo até às urnas seja sério, justo e democrático, onde cada um pode e deve fazer a sua parte. 

Nesse contexto, umtrabalho educativo em forma de música tem repercutido no Estado ao longo das últimas votações, levando ao eleitor uma mensagem de conscientização. De autoria do juiz de Direito Dr.Eduardo Gibson Martins, a música "Voto Limpo e Consciente" tem em sua letra versos simples e de fácil entendimento, destacando as consequências negativas do voto ilegal. 

A letra foi composta durante dois anos, ao longo dos deslocamentos entre Fortaleza e Santa Quitéria, onde o autor atuava como juiz Eleitoral. Segundo explica ele, a ideia da música surgiu após uma experiência negativa no município, quando uma sentença de cassação do registro de uma candidatura em decorrência da compra de votos foi o estopim para um revolta de grupos políticos a favor do reú, com ameaça de invasão e quebra quebra do Fórum local. "Assim tive a ideia de reagir de alguma forma e fui construindo a música aos poucos", conta.  Para deixar a canção pronta, foi aberto na cidade um desafio para quem se interessasse em musicalizar os versos.  

A banda local "Saradões do Forró", da ONG “Amigos do Futuro”, se interessou, mas acabou aprovando e mantendo a mesma melodia. Depois disso, a música foi gravada num estúdio em Sobral. 

Impacto Para Dr. Eduardo Gibson, trabalhar com música é ter um grande poder de conscientização, facilitado pelo espírito alegre e festivo do povo brasileiro, que recebe esse tipo de produto com mais facilidade. "Ela é um instrumento forte que conscientiza com mais velocidade e profundidade. 

Quando eu falo que o voto consciente é um sinal de inteligência eu mexo um pouco com o eleitor, causando uma reflexão maior", destaca.Após a repercussão em Santa Quitéria, a música teve alcance estadual, em versão adaptada e lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) em sua campanha oficial nas eleições de 2012. Uma terceira versão da música foi gravada e a expectativa, agora, é que ela seja lançada nacionalmente através do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em horários reservados a campanhas educativas da Justiça Eleitoral.






Fonte: Diario do Nordeste