Total de visualizações

!!

!!

Com semana especial, Instituto Kairós trabalha o “Conteúdo Família” na Educação Infantil



Os arranjos familiares com diversas configurações sempre existiram. Uma mãe cria seu filho sozinha, uma criança é de responsabilidade de avós ou tios, pais se separam e casam novamente, constituindo uma nova família, e todos os filhos moram juntos sob o mesmo teto. Esse “novo contexto” acarreta adaptações e mudanças na apresentação do conceito família para as crianças e jovens.

O Instituto Kairós, através da sua Educação Infantil, promoveu, especificamente para as crianças de 2 anos da série Infantil II, uma semana especial com a apresentação do “Conteúdo Família”. “Ele (o conteúdo) vem disposto no nosso material didático e é um conteúdo muito abrangente, nele podemos trabalhar desde os tipos de moradias das famílias até as cores”, afirmou a professora titular da turma, Profa. Inês ou como é conhecida “Tia Inês”. Ela relata ainda que a diversidade é algo presente no conteúdo e ressalta a identificação das crianças com cada tipo de família: “É muito significativo poder trabalhar os diversos tipos de família: a família que é só a mamãe e o filho ou o papai e o filho, outras que é o vovô e a vovó que cuidam. É a diversidade presente no nosso dia a dia. As crianças adoraram e ao mesmo tempo se identificaram com as definições: ‘Tia, eu não tenho irmão’, ‘Tia na minha é casa é só eu, o papai e a mamãe’, ‘Tia eu tenho um cachorrinho, declarou. 

 
Para Lanna Aragão, profissional da área administrativa e financeira da Maternidade e Hospital Dr Francisco Araújo de Ipu e mãe da pequena Laura, o trabalho do “Conteúdo Família” na Educação Infantil proporcionou estímulos e vivência de momentos que alicerçaram os sentimentos da criança com a família. “Pela forma de demonstrar carinho, através de gestos, ações, palavras e frases como a que me falou hoje: ‘Vou fazer uma cartinha para a mamãe’, achei lindo isso, até porque nunca havia falado nada pra ela sobre cartas. Então, a família exerce um importante papel no desenvolvimento e amadurecimento de nossos filhos para que sejam filhos saudáveis. Trabalhar a importância da família com as crianças, na minha opinião, é de grande valia’, declarou. 

Tendo o objetivo de ofertar um Ensino Infantil de qualidade e nível, mas sem perder a essência da criança, o Instituto Kairós concretiza o sucesso da parceria Pais&Escola com a realização dos projetos. “Podemos dizer que um projeto deu certo quando ele se estende pra fora dos muros da escola, quando os pais vieram buscar as crianças e vimos nítido nelas a empolgação de mostrar pra eles a foto da sua família exposta, concretiza nossa principal missão”, declara a Coordenadora da Educação Infantil, Profa. Daniele Cavalcante.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO PROJETO: 


 
 
 
 



 
Vinícius Braga Timbó 
Assessoria de Comunicação e Marketing do Instituto Kairós
(comunicacao@kairosipu.com)