Total de visualizações

!!

!!

Escritora de Ipu homenageia município com poesia na Academia Virtual de Letras Brasil-Portugal

 

Em tempos em que a tecnologia predomina no cotidiano das pessoas que estão mais conectadas aos seus celulares e tablets do que nos livros, a escritora e poeta de Ipu, Ellen Zeziana, tem feito um caminho diferente. Ela teve a sua poesia selecionada pela Academia Virtual de Letras Brasil-Portugal, em que homenageou o município de Ipu com ‘Carnaval Ipuense’.

A Academia reúne mais de 12 mil membros dos dois países e uma vez por mês são realizados saraus e os participantes recebem um certificado de participação e reconhecimento da AVLBP  pela excelência da poesia. O sarau desse mês teve como tema ‘Carnaval da minha cidade’.

“Me senti lisonjeada quando recebi o certificado, pois estava, de certa forma, representando minha cidade [Ipu] no meio poético e isso é muito gratificante. Estou muito feliz por levar minhas poesias até o leitor, ler os comentários, às análises que eles fazem sobre o que escrevo. Estou aprendendo com eles e me sinto feliz com isso”, disse a escritora.

CARNAVAL IPUENSE
É Carnaval.
Todos se preparam
É uma correria só
Enfeitam suas malas
E, no abre alas
O bloco da mala
Com seu borogodó.
E a festa começa
Cheia de emoção
Todos, com sua mala
Enfeitada...
Com o que sente
O coração.
O bloco passa
Levando alegria
Com inúmeras expressões
Nessa feliz alegoria.
E, tudo junto e misturado
Nada pode faltar
O frevo, o funk
O baião         
O sertanejo, o axé
E, o povão.
Certificado da AVLBP à Ellen Zeziana

Trajetória

A escritora conta que no começo se sentia insegura, com receio que as pessoas não gostassem de suas produções. Isso começou a mudar quando abriu uma nova página no facebook  e publicou as suas primeiras poesias infantis, dentre elas: Infância, Lápis e Papel, Boneca de Pano e Brincadeiras de Criança.

Em 29 de julho de 2016, criou outra página chamada “Sentimentos em Poesias”, com a poesia ‘Brisa’, a primeira publicada. Segundo a escritora, as pessoas passaram a ler as suas poesias e curtir à página. “Isso foi me motivando e dando inspiração para escrever”.

Em 2017, quando realizava uma pesquisa para um trabalho de faculdade, Ellen viu um anúncio de um concurso de poesias, o Concurso Nacional de Novos Poetas (CNNP 2017). Os ganhadores daquele concurso fariam parte do livro Antologia Poética 2017. “Resolvi participar e para minha surpresa venci o concurso com a poesia “Pensamentos”, conta a poeta.

Com o aumento dos seguidores em sua página, que conta com mais de 900 pessoas do Brasil e também do exterior, surgiram os convites para participar de grupos de poesias. Ellen Zeziana também participa do grupo “Jardim dos Sentimentos”, com algumas de suas poesias publicadas também.

A escritora lançará o seu primeiro livro de poesias infantis em outubro. E faz planos para lançar um outro destinado ao público adulto, “mas Deus é quem prepara tudo”, conclui Ellen, ao citar o seu segundo provável livro.




Fonte: Correio Ibiapaba