Cortes em universidades federais foram anunciados pelo ministro Abraham Weintraub (Foto: Divulgação)
Sabatinado por deputados na Câmara Federal, o ministro Abraham Weintraub (Educação) revelou nesta terça-feira, 15, ter origens na Zona Norte do Ceará. “Minha família veio de Sobral, no Ceará, Ipu, Santa Quitéria”, disse, após ser questionado por fazer comparações com modelos de educação de países estrangeiros.

“Falo não é porque são estrangeiros não. Apesar de esse nome que eu tenho, que parece uma estação de rádio, minha família está no Brasil desde sempre. Eu sou descendente de índios. Meu nome completo não é Abraham Weintraub, eu tenho Vasconcelos no meio”, disse, antes de citar os municípios cearenses.

Curiosamente, as origens citadas por Weintraub são muito parecidas com a de outro ministro da Educação, Cid Gomes (PDT). Natural de Sobral, Cid foi nomeado no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT) e ficou pouco mais de dois meses no cargo.

Weintraub foi convocado para comparecer à Câmara nesta terça-feira para prestar esclarecimentos sobre cortes no ensino superior. No discurso de apresentação, o ministro defendeu rever metas da educação e a participação da iniciativa privada na expansão da área no Brasil.




Fonte: Jornal O Povo