Total de visualizações

!!

!!

Tianguá-CE: polícia Civil e Vigilância Sanitária combatem abate clandestino de frangos e prendem três acusados


Policiais Civis  da Delegacia Regional de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, sob o comando do competente Delegado Dr Miguel Sales, em conjunto com a vigilância sanitária do referido município, realizaram no início da manhã desta quinta feira 19/12/2019, as prisões de três homens acusados de estarem abatendo frangos ilegalmente.

O abate clandestino funcionava no Bairro do Cemitério, em um local totalmente inadequado para o abate das aves, que em seguida eram comercializadas no comércio local.

Os Indiciados foram Lucival de Sousa Carneiro, Carlos Batista de Sousa, e Antônio Carlos Menezes Santos, os quais foram presos por infração ao artigo 268 do código penal (Dec.Lei 2848) ART.7, IX, crimes contra a ordem tributária (Lei 8137), haja visto terem sido surpreendidos logo após terem sido flagrados realizando abate clandestino de frangos, em condições impróprias para o consumo, para comercialização destinada a consumo humano, no Bairro do Cemitério  na cidade de Tianguá.

Segundo a polícia Cívil, os acusados não tinham autorização da vigilância sanitária para aquela atividade; Que o abate de frangos era realizado em um lote situado  em área residencial, e já havia reclamação, nesta repartição, de um morador próximo, por conta do meu cheiro e muitas moscas decorrentes daquela atividade; Que além de terem encontrado vários frangos já abatidos, também encontraram ali outros muitos frangos vivos que eram abatidos diariamente; Que realmente o mau cheiro constatado no local é muito grande, e também puderam comprovar o grande número de moscas; motivo o qual levou os três acusados a receberem voz de prisão.

No Local os policiais ainda apreenderam de versos objetos, como Várias caixas  plástica, facas, balanças, reboques e vários frangos vivos e abatidos.

ENTREVISTA:. Em entrevista ao Blog Ipaporanga Notícias e a Rádio Rio Acaraú FM de Tamboril, o Delegado Dr Miguel Sales, disse:. Nesse local eram abatidos frangos diariamente, sendo que os frangos chegavam vivos, onde eram abatidos em um ambiente totalmente inadequado, sem nenhuma condição, e na ocasião os acusados foram presos, e a vigilância sanitária foi acionada.

É triste até a gente imaginar que a população ainda é ofertada com animais abatidos em um local totalmente sem condições.

Os três homens foram Autuados em flagrante, estão presos no xadrez da delegacia de Tianguá, e o flagante já foi comunicado ao poder judiciário, e a gente agora aguarda a decisão da justiça.

Vale ressaltar que os frangos abatidos que foram Apreendidos foram todos incinerados, pois não tinha condição de consumo humano, mais e bom frizar que tudo foi acompanhado de um médico veterinário.

O dono do tereno alegou que a muito tempo vinha fazendo o abate de frangos, que não tinha licença da vigilância sanitária, e na concepção deles aquela atividade era normal, mais infelizmente algumas atividades relacionadas a abate de animais elas exigem a adequação, as normas legais, justamente pra evitar a transmissão de doenças para o ser humano.

A gente tem informações que além deste abate clandestino, existem outros aqui em Tianguá e inclusive na região, e nós estamos juntamente com a vigilância sanitária no combate a esses abates clandestino, procurando com isso resguardar a integridade, a saúde da população.

O Delegado finalizou a entrevista deixando o seguinte recado:  Quem tiver seus abatedouros, que procurem legalizar, porque a polícia civil e a vigilância sanitária estão atenta no combate ao abate clandestino, e quem for flagrado cometendo esse tipo de crime, será preso e processado perante a Lei.

Abate clandestino.
Local do abate.
Local do abate.
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Ipaporanga Notícias