Total de visualizações

!!

!!

"Coronavírus, é quase impossível evitar que ele chegue à cidade de Ipu"! Afirma especialista em saúde


A nossa reportagem entrevistou nesta sexta-feira (28/02) um especialista em saúde, profissional que gerencia as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município de Ipu; enfermeiro Asarias Araújo. 

Dr. Asarias falou da preocupação mundial com o coronavírus, apresentou o Plano de Contingência do Município, os sintomas da doença, dicas de prevenção. Álcool gel deverá ser um produto indispensável como companheiro do dia a dia, enfim destacou informações importantes sobre o Covid-19, e ainda deixou a disposição um link que nos atualiza em tempo real da quantidade de casos.

  
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.



"Coronavírus, é quase impossível evitar que ele chegue à cidade de Ipu"! Afirma Dr. Asarias, que explica que o motivo é a globalização, e o município de Ipu é turístico, onde recebe visitas de todas as partes. Ouça a entrevista na íntegra na sonora abaixo: