Total de visualizações

!!

!!

Vídeos: Estação Ferroviária; patrimônio arquitetônico e cultural de Ipu, a cada dia se deteriorando

 

Uma das mais belas estações ferroviárias do estado do ceará, de acordo com os historiadores, a Estação Ferroviária de Ipu, embora tenha passado por uma restauração desejada por todos, infelizmente está muito mal conservada, sem os cuidados devidos. 

A nossa reportagem esteve nesta terça-feira (03/03) na Estação Ferroviária que leva o nome do ilustre ipuense; músico; poeta  Zezé Cecílio do Vale. Nos deparamos com um equipamento que está entregue literalmente as traças, ao cupim, a ação impiedosa do tempo. Muitas infiltrações, goteiras, paredes caindo o reboco, piso dos banheiros arrancados, muita sujeira em alguns dos compartimentos. E nos espaços que abrigam as bibliotecas e computadores, devido as infiltrações e muitas goteiras, o risco é iminente da perda de livros e dos computadores. Na parte externa, nos arredores, antes e depois, sobretudo durante o carnaval utilizaram, lamentavelmente de banheiros.

A histórica Estação Ferroviária de Ipu necessita urgentemente de uma reforma, de um olhar cuidadosa, zeloso, da gestão pública municipal. Antes o risco foi perdermos o equipamento para o interesse comercial, e agora podemos perder para a depredação, a ação do tempo e a falta de conservação. Em novembro do ano passado o vereador Hilton Belém ingressou com requerimento na Câmara Municipal de Ipu no sentido de uma reforma urgente, de lá pra cá nada foi feito. 

 
 
 

Assista os vídeos abaixo produzidos por nossa reportagem: